11
Então todo Israel se reuniu a David em Hebron, dizendo: “Eis que nós somos seus ossos e sua carne. Em tempos passados, mesmo quando Saul era rei, foi você quem conduziu e trouxe para Israel. Javé teu Deus te disse: “Serás pastor do meu povo Israel, e serás príncipe sobre o meu povo Israel”.
Então todos os anciãos de Israel vieram ao rei em Hebron; e Davi fez um pacto com eles em Hebron antes de Yahweh. Eles ungiram Davi rei sobre Israel, de acordo com a palavra de Iavé por Samuel.
David e todo Israel foram a Jerusalém (também chamada Jebus); e os jebusitas, os habitantes da terra, estavam lá. Os habitantes de Jebus disseram a Davi: “Você não entrará aqui”! No entanto, Davi tomou o bastião de Sião. A mesma é a cidade de Davi. David tinha dito: “Quem atacar primeiro os jebuseus será chefe e capitão”. Joab, filho de Zeruia, subiu primeiro, e foi nomeado chefe. Davi vivia na fortaleza; por isso lhe chamavam a cidade de Davi. Ele construiu a cidade ao redor, desde Millo até mesmo ao redor; e Joabe reparou o resto da cidade. David cresceu cada vez mais, pois Yahweh de Exércitos estava com ele.
10 Now estes são os chefes dos homens poderosos que David teve, que se mostraram fortes com ele em seu reino, junto com todo Israel, para fazê-lo rei, de acordo com a palavra de Iavé a respeito de Israel.
11 Este é o número dos homens poderosos que David tinha: Jashobeam, o filho de um hachmonita, o chefe dos trinta; ele levantou sua lança contra trezentos e os matou de uma só vez. 12 Depois dele foi Eleazar, o filho de Dodo, o Ahohite, que era um dos três homens poderosos. 13 Ele estava com David em Pasdammim, e ali os filisteus estavam reunidos para a batalha, onde havia um terreno cheio de cevada; e o povo fugiu de antes dos filisteus. 14 Eles ficaram no meio da trama, defenderam-na e mataram os filisteus; e Yahweh os salvou com uma grande vitória.
15 Três dos trinta chefes desceram à rocha para David, na caverna de Adullam; e o exército dos filisteus estava acampado no vale de Rephaim. 16 David estava então na fortaleza, e a guarnição dos filisteus estava em Belém naquela época. 17 David ansiava, e disse: “Oh, que alguém me desse água para beber do poço de Belém, que está junto ao portão”!
18 Os três romperam o exército dos filisteus e tiraram água do poço de Belém que estava junto ao portão, tomaram-na e trouxeram-na a David; mas David não quis beber nada dela, mas derramou-a para Iavé, 19 e disse: “Meu Deus me livre, que eu faça isso! Devo beber o sangue destes homens que colocaram suas vidas em perigo?” Pois eles arriscaram suas vidas para trazê-lo. Portanto, ele não o beberia. Os três homens poderosos fizeram estas coisas.
20 Abishai, o irmão de Joab, era o chefe dos três; pois ele levantou sua lança contra trezentos e os matou, e tinha um nome entre os três. 21 Dos três, ele era mais honrado que os dois, e foi nomeado seu capitão; no entanto, ele não foi incluído nos três.
22 Benaiah, filho de Jehoiada, filho de um valente homem de Kabzeel, que tinha feito grandes feitos, matou os dois filhos de Ariel de Moab. Ele também desceu e matou um leão no meio de um poço em um dia de neve. 23 Ele matou um egípcio, um homem de grande estatura, de cinco côvados* de altura. Na mão do egípcio estava uma lança como uma trave de tecelão; e desceu até ele com um bastão, arrancou a lança da mão do egípcio, e o matou com sua própria lança. 24 Benaiah, o filho de Jehoiada, fez estas coisas e tinha um nome entre os três homens poderosos. 25 Eis que ele era mais honrado que os trinta, mas não chegou aos três; e David o colocou sobre sua guarda.
26 Os homens poderosos dos exércitos também incluem Asahel o irmão de Joab, Elhanan o filho de Dodo de Belém, 27 Shammoth o Harorita, Helez o Pelonita, 28 Ira o filho de Ikkesh o Tecoíta, Abiezer o Anatotita, 29 Sibbecai o Hushathite, Ilai o Ahohite, 30 Maharai o Netofatita, Heled o filho de Baanah o Netofatita, 31 Ithai o filho de Ribai de Gibeah dos filhos de Benjamim, Benaiah o Piratonita, 32 Hurai dos riachos de Gaash, Abiel o Arbatita, 33 Azmaveth o Baharumita, Eliahba o Shaalbonita, 34 os filhos de Hashem o Gizonita, Jonathan o filho de Shagee o Hararita, 35 Ahiam o filho de Sacar o Hararita, Eliphal o filho de Ur, 36 Hepher o Mecheratita, Ahijah o Pelonita, 37 Hezro o Carmelita, Naarai o filho de Ezbai, 38 Joel o irmão de Nathan, Mibhar o filho de Hagri, 39 Zelek o amonita, Naharai o berotítico (o portador da armadura de Joab o filho de Zeruiah), 40 Ira o itrita, Gareb o itrita, 41 Uriah o hitita, Zabad o filho de Ahlai, 42 Adina o filho de Shiza o reubenita (um chefe dos reubenitas), e trinta com ele, 43 Hanan o filho de Maacah, Joshaphat o Mithnite, 44 Uzzia o Ashterathite, Shama e Jeiel os filhos de Hotham o Aroerite, 45 Jediael o filho de Shimri, e Joha seu irmão, o Tizite, 46 Eliel o Mahavite, e Jeribai, e Joshaviah, os filhos de Elnaam, e Ithmah o Moabite, 47 Eliel, Obed, e Jaasiel o Mezobaite.
* 11:23 Um côvado é o comprimento da ponta do dedo médio até o cotovelo no braço de um homem, ou cerca de 18 polegadas ou 46 centímetros. Portanto, este egípcio tinha cerca de 7 pés e 6 polegadas ou 2,28 metros de altura.