14
Hiram rei de Tiro enviou mensageiros a David com cedros, pedreiros e carpinteiros, para construir-lhe uma casa. David percebeu que Yahweh o havia estabelecido rei sobre Israel, pois seu reino era altamente exaltado, por causa de seu povo Israel.
David levou mais esposas em Jerusalém, e David se tornou o pai de mais filhos e filhas. Estes são os nomes dos filhos que ele teve em Jerusalém: Shammua, Shobab, Nathan, Salomão, Ibhar, Elishua, Elpelet, Nogah, Nepheg, Japhia, Elishama, Beeliada, e Eliphelet.
Quando os filisteus ouviram que Davi foi ungido rei sobre todo Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; e Davi ouviu falar disso, e saiu contra eles. Agora os filisteus tinham vindo e feito uma incursão no vale de Rephaim. 10 Davi perguntou a Deus, dizendo: “Devo eu ir contra os filisteus? Você vai entregá-los em minhas mãos?”
Yahweh disse-lhe: “Sobe; porque eu os entregarei em tuas mãos”.
11 Então eles chegaram até Baal Perazim, e David os derrotou lá. David disse: Deus quebrou meus inimigos pela minha mão, como se as águas estourassem. Portanto, eles chamaram o nome daquele lugar de Baal Perazim. * 12 Eles deixaram seus deuses lá; e David deu uma ordem, e eles foram queimados com fogo.
13 Os filisteus fizeram outra incursão no vale. 14 David perguntou novamente a Deus; e Deus lhe disse: “Você não subirá atrás deles”. Afaste-se deles, e venha sobre eles em frente às amoreiras. 15 Quando você ouvir o som de marcha no topo das amoras, então saia para a batalha; pois Deus saiu diante de você para atacar o exército dos filisteus”.
16 David fez como Deus lhe ordenou; e eles atacaram o exército dos filisteus de Gibeon até mesmo para Gezer. 17 A fama de Davi foi para todas as terras; e Yahweh trouxe o medo dele para todas as nações.
* 14:11 “Baal Perazim” significa “O Senhor que irrompe”.