3
Então Salomão começou a construir a casa de Javé em Jerusalém no Monte Moriah, onde Javé apareceu a Davi, seu pai, que ele preparou no lugar que Davi havia designado, na eira de Ornan, o jebuseu. Ele começou a construir no segundo dia do segundo mês, no quarto ano de seu reinado. Now estas são as fundações que Salomão lançou para a construção da casa de Deus: o comprimento em cúbitos *após a primeira medida era de sessenta cúbitos, e a largura de vinte cúbitos. A varanda que estava na frente, seu comprimento, através da largura da casa, era de vinte côvados, e a altura de cento e vinte côvados; e ele a revestiu por dentro com ouro puro. Ele fez o quarto maior com um teto de madeira de cipreste, que revestiu com ouro fino, e o ornamentou com palmeiras e correntes. Ele decorou a casa com pedras preciosas para a beleza. O ouro era ouro de Parvaim. Ele também revestiu a casa, as vigas, as soleiras, suas paredes e suas portas com ouro, e gravou querubins nas paredes.
Ele fez o lugar mais sagrado. Seu comprimento, de acordo com a largura da casa, era de vinte côvados, e sua largura de vinte côvados; e ele o revestiu com ouro fino, totalizando seiscentos talentos. O peso dos pregos era de cinqüenta siclos de ouro. Ele cobriu os cômodos superiores com ouro.
10 No lugar mais sagrado ele fez dois querubins esculpindo, e eles os revestiram com ouro. 11 As asas dos querubins tinham vinte côvados de comprimento: a asa de um tinha cinco côvados, chegando até a parede da casa; e a outra asa tinha cinco côvados, chegando até a asa do outro querubim. 12 A asa do outro querubim tinha cinco côvados, alcançando a parede da casa; e a outra asa tinha cinco côvados, alcançando a asa do outro querubim. 13 As asas destes querubins se estendiam por vinte côvados. Eles ficaram de pé e seus rostos estavam voltados para a casa. 14 Ele fez o véu de azul, roxo, carmesim e linho fino, e o ornamentou com querubins.
15 Também fez diante da casa dois pilares de trinta e cinco cúbitos de altura, e a capital que estava no topo de cada um deles era de cinco cúbitos. 16 Ele fez correntes no santuário interior, e as colocou no topo dos pilares; e fez cem romãs, e as colocou sobre as correntes. 17 Ele montou os pilares diante do templo, um à direita e outro à esquerda; e chamou o nome daquele à direita de Jachin, e o nome daquele à esquerda de Boaz.
* 3:3 Um côvado é o comprimento da ponta do dedo médio até o cotovelo no braço de um homem, ou cerca de 18 polegadas ou 46 centímetros. 3:8 Um talento é cerca de 30 kg ou 66 libras ou 965 onças troy, então 600 talentos são cerca de 18 toneladas métricas 3:9 Um shekel é cerca de 10 gramas ou cerca de 0,32 onças troy, então 50 shekels eram cerca de 0,5 quilos ou cerca de 16 onças troy.