11
Então eu pergunto: Deus rejeitou seu povo? Que nunca seja! Pois eu também sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamin. Deus não rejeitou seu povo, a quem ele antepassou. Ou não sabe o que diz a Escritura sobre Elias? Como ele suplica a Deus contra Israel: “Senhor, eles mataram seus profetas. Eles derrubaram seus altares. Fui deixado sozinho, e eles procuram minha vida”. Mas como Deus lhe responde? “Eu reservei para mim sete mil homens que não dobraram o joelho a Baal”. Mesmo assim, neste momento, também há um remanescente de acordo com a eleição da graça. E se por graça, então não é mais de obras; caso contrário, a graça não é mais graça. Mas se é de obras, não é mais graça; caso contrário, o trabalho não é mais trabalho.
O que então? O que Israel busca, que não obteve, mas os escolhidos o obtiveram, e o resto foi endurecido. According como está escrito, “Deus lhes deu um espírito de estupor, olhos que não devem ver, e ouvidos que não devem ouvir, até os dias de hoje”.
David diz,
“Que a mesa deles seja feita uma armadilha, uma armadilha”,
um empecilho e uma retribuição a eles.
10 Que seus olhos se escureçam, para que não vejam.
Mantenham sempre as costas dobradas”.
11 Pergunto então, eles tropeçaram que poderiam cair? Que nunca! Mas por sua queda, a salvação chegou aos gentios, para provocá-los a ciúmes. 12 Agora, se sua queda é a riqueza do mundo, e sua perda a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!
13 Pois eu falo com vocês que são gentios. Desde então, como sou apóstolo dos gentios, glorifico meu ministério, 14 se de alguma forma eu puder provocar ciúmes àqueles que são minha carne, e salvar alguns deles. 15 Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, qual seria sua aceitação, senão a vida dos mortos?
16 Se o primeiro fruto é santo, o caroço também é. Se a raiz é santa, os galhos também o são. 17 Mas se alguns dos ramos foram quebrados, e você, sendo uma azeitona selvagem, foi enxertado entre eles e se tornou participante com eles da raiz e da riqueza da oliveira, 18 não se vanglorie sobre os ramos. Mas se você se vangloria, lembre-se que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz sustenta você. 19 Você dirá então: “Os galhos foram quebrados, para que eu possa ser enxertado”. 20 True; pela descrença deles, eles foram quebrados, e você se mantém fiel a sua fé. Não seja convencido, mas tenha medo; 21 pois se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. 22 Veja então a bondade e a severidade de Deus. Para aqueles que caíram, severidade; mas para você, bondade, se você continuar em Sua bondade; caso contrário, você também será cortado. 23 Eles também, se não continuarem em sua descrença, serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los novamente. 24 Pois se você foi cortado do que é por natureza uma oliveira selvagem, e foi enxertado ao contrário da natureza em uma boa oliveira, quanto mais estes, que são os ramos naturais, serão enxertados em sua própria oliveira?
25 Pois não desejo que vocês sejam ignorantes, irmãos, deste mistério, para que não sejam sábios em seus próprios conceitos, que um endurecimento parcial tenha acontecido com Israel, até que a plenitude dos gentios tenha chegado, 26 e assim todo Israel será salvo. Mesmo como está escrito,
“Sairá de Zion, o Libertador”,
e ele vai afastar a impiedade de Jacob.
27 Este é meu convênio com eles,
quando eu tirarei seus pecados”.
28 Concerning a Boa Nova, eles são inimigos por sua causa. Mas em relação à eleição, eles são amados por causa dos pais. 29 pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. 30 Pois como no passado vocês foram desobedientes a Deus, mas agora obtiveram misericórdia por sua desobediência, 31 mesmo assim, agora também foram desobedientes, para que pela misericórdia demonstrada a vocês eles também possam obter misericórdia. 32 Pois Deus vinculou todos à desobediência, para que Ele pudesse ter misericórdia de todos.
33 Oh a profundidade das riquezas tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão indecifráveis são seus julgamentos, e seus caminhos para além do rastreamento!
34 “Para quem conheceu a mente do Senhor?
Ou quem tem sido seu conselheiro”?
35 “Or who has first given to him,
e lhe será devolvido novamente?”
36  Para ele e através dele e para ele são todas as coisas. Para ele, seja a glória para sempre! Amém.
11:3 11:3 11:4 11:4 11:8 11:8 11:10 11:10 11:27 Isaías 59:20-21; 27:9; Jeremias 31:33-34 11:34 11:34 11:35 11:35