2
Portanto, você não tem desculpa, ó homem, quem quer que você seja que julgue. Pois no que julga o outro, você se condena. Pois, para você que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o julgamento de Deus é segundo a verdade contra aqueles que praticam tais coisas. Você acha, ó homem que julga aqueles que praticam tais coisas, e faz o mesmo, que você escapará do julgamento de Deus? Ou você despreza a riqueza de sua bondade, indulgência e paciência, não sabendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Mas de acordo com sua dureza e seu coração impenitente, você está guardando para si a ira no dia da ira, da revelação e do justo julgamento de Deus, que “pagará a todos de acordo com suas obras:” para aqueles que, pela perseverança em fazer bem, buscam glória, honra e incorruptibilidade, vida eterna; mas para aqueles que são egoístas e não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça, será ira, indignação, oppression, e angústia sobre toda alma do homem que faz o mal, primeiro para o judeu, e também para o grego.
10 Mas glória, honra e paz vão para todo homem que faz o bem, primeiro para o judeu, e também para o grego. 11 Pois não há parcialidade com Deus. 12 Pois todos os que pecaram sem a lei também perecerão sem a lei. Todos os que pecaram sob a lei serão julgados pela lei. 13 Pois não são os ouvintes da lei que são justos diante de Deus, mas os cumpridores da lei serão justificados 14 (pois quando os gentios que não têm a lei fazem por natureza as coisas da lei, estes, não tendo a lei, são uma lei para si mesmos, 15 em que mostram a obra da lei escrita em seus corações, sua consciência testemunhando com eles, e seus pensamentos entre si acusando-os ou desculpando-os) 16 no dia em que Deus julgará os segredos dos homens, de acordo com minha Boa Nova, por Jesus Cristo.
17 De fato você carrega o nome de um judeu, descansa sobre a lei, glória em Deus, 18 conhece sua vontade, e aprova as coisas que são excelentes, sendo instruído fora da lei, 19 e está confiante de que você mesmo é um guia dos cegos, uma luz para aqueles que estão nas trevas, 20 um corretor dos tolos, um professor de bebês, tendo na lei a forma do conhecimento e da verdade. 21 Você, portanto, que ensina o outro, não ensina a si mesmo? Você que prega que um homem não deve roubar, você rouba? 22  Vocês que dizem que um homem não deve cometer adultério, vocês cometem adultério? Vós que abominais os ídolos, roubais os templos? 23  Vós que vos gloriais na lei, desonrais a Deus desobedecendo à lei? 24 Pois “o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por sua causa”, assim como está escrito. 25 Pois a circuncisão de fato lucra, se você é um fazedor da lei, mas se você é um transgressor da lei, sua circuncisão se tornou incircuncisão. 26 Portanto, se os incircuncisos mantiverem as ordenanças da lei, sua incircuncisão não será considerada como circuncisão? 27 Won't those who are physically uncircumcised, but fulfil the law, judge you, who with the letter and circumcision are a transgressor of the law? 28 Pois ele não é um judeu que é um por fora, nem a circuncisão que é por fora na carne; 29  mas é um judeu que é um por dentro, e a circuncisão é a do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não é dos homens, mas de Deus.
2:6 Salmo 62:12; Provérbios 24:12 2:24 Isaías 52:5; Ezequiel 36:22