4
O que diremos então que Abraão, nosso antepassado, encontrou de acordo com a carne? Pois se Abraão foi justificado pelas obras, ele tem algo de que se vangloriar, mas não para com Deus. Para que diz a Escritura? “Abraão acreditou em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”. Agora, para aquele que trabalha, a recompensa não é contada como graça, mas como algo devido. Mas para aquele que não trabalha, mas acredita naquele que justifica o ímpio, sua fé é contabilizada como justiça. Mesmo quando Davi também pronuncia a bênção sobre o homem a quem Deus conta com a justiça à parte das obras:
“Abençoados são aqueles cujas iniquidades são perdoadas,
cujos pecados são cobertos.
Bendito é o homem que o Senhor de modo algum acusará de pecado”.
Esta bênção é então pronunciada apenas sobre os circuncidados, ou também sobre os não circuncidados? Pois dizemos que a fé foi atribuída a Abraão pela retidão. 10 Como, então, foi contada? Quando ele estava na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. 11 Ele recebeu o sinal da circuncisão, um selo da retidão da fé que ele tinha enquanto estava na incircuncisão, para que ele pudesse ser o pai de todos aqueles que acreditam, embora possam estar na incircuncisão, que a retidão também poderia ser contabilizada a eles. 12 Ele é o pai da circuncisão para aqueles que não só são da circuncisão, mas que também caminham nos passos dessa fé de nosso pai Abraão, que ele teve na incircuncisão.
13 Pois a promessa a Abraão e a sua descendência de que ele seria herdeiro do mundo não foi feita através da lei, mas através da justiça da fé. 14 Pois se aqueles que são da lei são herdeiros, a fé é anulada, e a promessa é feita sem efeito. 15 Pois a lei produz a ira; pois onde não há lei, também não há desobediência.
16 Por esta causa é de fé, que seja de acordo com a graça, para que a promessa seja certa para todos os descendentes, não só para aquilo que é da lei, mas também para aquilo que é da fé de Abraão, que é o pai de todos nós. 17 Como está escrito: “Fiz de você um pai de muitas nações”. Isto é na presença daquele em quem ele acreditava: Deus, que dá vida aos mortos, e chama as coisas que não são, como se fossem. 18 Contra a esperança, Abraão na esperança acreditava, até o fim, que ele poderia se tornar pai de muitas nações, de acordo com o que foi dito: “Assim será a sua descendência”. 19 Sem estar enfraquecido na fé, ele não considerava seu próprio corpo, já desgastado, (tendo cerca de cem anos de idade), e a morte do ventre de Sara. 20 Ainda assim, olhando para a promessa de Deus, ele não vacilou pela descrença, mas se fortaleceu pela fé, dando glória a Deus, 21 e estando plenamente seguro de que o que ele havia prometido, ele também era capaz de realizar. 22 Portanto, também foi “creditado a ele pela retidão”. 23 Agora não estava escrito que lhe foi atribuído somente por causa dele, 24 mas também por causa de nós, a quem será atribuído, que cremos naquele que ressuscitou Jesus nosso Senhor dos mortos, 25  que foi entregue por nossas ofensas, e que foi ressuscitado por nossa justificação.
4:3 Gênesis 15:6 4:8 Salmo 32:1-2 4:17 Gênesis 17:5 4:18 Gênesis 15:5 4:22 Gênesis 15:6