22
Ele me mostrou um *rio de água da vida, claro como cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro, no meio de sua rua. Deste lado do rio e naquela estava a árvore da vida, produzindo doze tipos de frutos, dando seus frutos a cada mês. As folhas da árvore eram para a cura das nações. Não haverá mais maldição. O trono de Deus e do Cordeiro estará nele, e seus servos o servirão. Eles verão seu rosto, e seu nome estará na testa deles. Não haverá noite, e não precisarão de luz de lâmpada ou luz solar, pois o Senhor Deus os iluminará. Eles reinarão para sempre e sempre.
Ele me disse: “Estas palavras são fiéis e verdadeiras”. O Senhor Deus dos espíritos dos profetas enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve”.
“Eis que venho em breve! Bendito aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.
Agora eu, John, sou aquele que ouvi e vi estas coisas. Quando ouvi e vi, caí para adorar diante dos pés do anjo que me mostrou estas coisas. Ele me disse: “Você não deve fazer isso! Eu sou um companheiro de ligação com você e com seus irmãos, os profetas, e com aqueles que guardam as palavras deste livro. Adorai a Deus”. 10 Ele me disse: “Não sele as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo”. 11  Aquele que age injustamente, deixe-o agir ainda injustamente. Aquele que é imundo, que seja imundo ainda. Aquele que é justo, que faça a justiça ainda. Aquele que é santo, que seja santo ainda”.
12  “Eis que venho em breve! Minha recompensa está comigo, para retribuir a cada homem de acordo com seu trabalho. 13  Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. 14  Bem-aventurados aqueles que cumprem seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar pelos portões da cidade. 15  Fora estão os cães, os feiticeiros, os imorais sexualmente, os assassinos, os idólatras e todos aqueles que amam e praticam a falsidade. 16  Eu, Jesus, enviei meu anjo para testemunhar estas coisas a vocês para as assembléias. Eu sou a raiz e a descendência de David, a Estrela Brilhante e Matutina”.
17 O Espírito e a noiva dizem: “Venha!”. Aquele que ouvir, que diga: “Venha!”. Aquele que tem sede, que venha. Aquele que deseja, deixe-o tomar livremente a água da vida.
18 Testifico a todos que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém as acrescentar, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro. 19 Se alguém tirar as palavras do livro desta profecia, Deus tirará sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro. 20 Aquele que testemunha estas coisas diz: “Sim, eu vou em breve”.
Amém! Sim, venha, Senhor Jesus!
21  A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com todos os santos. Amém.
 
* 22:1 TR acrescenta “puro”. 22:14 NU lê “lavar suas vestes” em vez de “cumprir seus mandamentos”. 22:19 TR lê “Livro” ao invés de “árvore”.