2
Portanto, meu filho, fortalece-te na graça que está em Cristo Jesus. As coisas que você ouviu de mim entre muitas testemunhas, cometa as mesmas coisas a homens fiéis que poderão ensinar também aos outros. Portanto, você deve suportar as dificuldades como um bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve nos assuntos da vida, para agradar a quem o matriculou como soldado. Além disso, se alguém competir no atletismo, ele não será coroado a menos que tenha competido segundo as regras. O agricultor que trabalha deve ser o primeiro a obter uma parte das colheitas. Considere o que eu digo, e que o Senhor lhe dê entendimento em todas as coisas.
Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, da descendência* de David, de acordo com minha Boa Nova, na qual sofro dificuldades a ponto de ser acorrentado como um criminoso. Mas a palavra de Deus não está acorrentada. 10 Portanto, eu suporto todas as coisas por causa dos escolhidos, para que também eles possam obter a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. 11 Este ditado é digno de confiança:
“Pois se morrêssemos com ele,
também viveremos com ele.
12 Se perdurarmos,
também reinaremos com ele.
Se nós o negarmos,
ele também nos negará.
13 Se formos infiéis,
ele permanece fiel;
pois ele não pode negar a si mesmo”.
14 Lembre-os destas coisas, acusando-os aos olhos do Senhor de não discutirem palavras sem lucro, para a subversão daqueles que ouvem.
15 Give diligência para se apresentar aprovado por Deus, um trabalhador que não precisa se envergonhar, manipulando corretamente a Palavra da Verdade. 16 Mas afaste-se da tagarelice vazia, pois ela irá mais longe na impiedade, 17 e essas palavras consumirão como gangrena, das quais são Hymenaeus e Filetus: 18 homens que erraram a respeito da verdade, dizendo que a ressurreição já passou, e derrubando a fé de alguns. 19 No entanto, o firme fundamento de Deus se mantém, tendo este selo: “O Senhor conhece aqueles que são seus”, e, “Que cada um que nomeia o nome do Senhor se afaste da injustiça”.
20 Agora em uma casa grande não há apenas recipientes de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro. Alguns são para honra e outros para desonra. 21 Se alguém, portanto, se purificar destes, será um vaso para honra, santificado e adequado para o uso do mestre, preparado para cada bom trabalho.
22 Fugir das luxúrias da juventude; mas buscar justiça, fé, amor e paz com aqueles que invocam o Senhor de um coração puro. 23 Mas recusar questionamentos insensatos e ignorantes, sabendo que geram contendas. 24 O servo do Senhor não deve brigar, mas ser gentil com todos, capaz de ensinar, paciente, 25 na gentileza de corrigir aqueles que se opõem a ele. Talvez Deus possa dar-lhes arrependimento, levando-os a um pleno conhecimento da verdade, 26  e eles podem se recuperar da armadilha do diabo, tendo sido levados cativos por ele para fazer sua vontade.
* 2:8 ou, semente 2:19 Números 16:5 2:19 TR lê “Cristo” ao invés de “o Senhor”.