5
Hebreus 5.1-10
TEMA: Ao sofrer, Cristo aprendeu a ser um compassivo sumo sacerdote pela sua obediência a Deus.
1 Todo sumo sacerdote judaico foi escolhido por Deus {Deus escolheu cada sumo sacerdote judaico} dentre os homens comuns. Eles foram nomeados {Ele os nomeou} para que pudessem comparecer diante dele em benefício do povo. Especificamente, Deus os nomeou para que pudessem levar ofertas a ele em benefício do povo e para sacrificar animais a ele em favor das pessoas que pecavam.
2 Os sumos sacerdotes podiam lidar bondosamente com aqueles que tinham pecado na ignorância, pois eles mesmos tendiam facilmente ao pecado.
3 Como consequência, eles eram obrigados a oferecer algo a Deus por seus próprios pecados, como também tinham que oferecer algo a Deus pelo povo de Deus que tinha pecado.
4 Além disso, ninguém honra a si mesmo ao nomear-se sumo sacerdote. Pelo contrário, Deus escolheu cada homem que seria um sumo sacerdote, como escolheu Arão como o primeiro sumo sacerdote.
5 De maneira semelhante, Cristo também não se honrou, nomeando-se sumo sacerdote. Pelo contrário, Deus o nomeou por lhe dizer algo que nunca tinha dito a nenhum outro sacerdote, aquilo que o salmista escreveu nas Escrituras:
Você é meu Filho!
Hoje declaro que sou seu Pai!
6 E ele também disse a Cristo aquilo que o salmista escreveu em outra passagem bíblica:
Você é um sacerdote eternamente, bem como Melquisedeque foi um sacerdote.
7 Quando Cristo vivia na terra [MTY], ele orou [DOU] a Deus e clamou a ele em voz alta e com lágrimas. Especificamente, ele pediu a Deus, que podia ajudá-lo, que não temesse os sofrimentos logo antes de morrer. Como resultado, Deus o ouviu, pois Cristo se submeteu reverentemente àquilo que Deus queria que ele fizesse.
8 Embora sendo Cristo o próprio Filho de Deus, ele aprendeu a obedecer a Deus por sofrer antes de morrer.
9 Tornando-se—integralmente aquilo que Deus pretendia que ele fosse/perfeito—, ele se qualifica plenamente agora para ser nosso sumo sacerdote. Como consequência, é ele que salva eternamente todos aqueles que lhe obedecem.
10 Além disso, Deus o designou como nosso sumo sacerdote da mesma forma que Melquisedeque foi um sumo sacerdote.
Hebreus 5.11-14
TEMA: Vocês não estão ainda em condições de receber a verdade espiritual mais avançada.
11 Embora haja muito para lhes explicar sobre como Cristo é parecido com Melquisedeque, para mim é difícil explicar-lhes isso porque agora lhes é difícil entender as coisas.
12 Vocês se tornaram cristãos há muito tempo. Por isso já devem estar ensinando as verdades espirituais aos outros. Mas vocês precisam ainda de quem lhes ensine novamente as verdades que Deus revelou.
Refiro-me às verdades que ensinamos às pessoas quando começam a crer em Cristo. Vocês precisam daquelas verdades elementares como os bebês precisam do leite materno [MET]. Vocês não estão prontos ainda para receber o ensino avançado, que é como a comida sólida que as pessoas maduras necessitam [MET].
13 Lembrem-se [MET] que aqueles que ainda estão na fase de aprendizagem dessas verdades elementares não se familiarizaram ainda com aquilo que Deus diz a respeito de — se tornar / ser justo/reto—. Eles são bem parecidos com [MET] bebês que precisam de leite!
14 Mas a verdade espiritual mais avançada é destinada às pessoas espiritualmente maduras, bem como [MET] a comida sólida é destinada às pessoas fisicamente maduras. Tais pessoas sabem distinguir entre o bem e o mal, pois já se treinaram a continuar fazendo isso.