13
Romanos 13.1-7
TEMA: Cada crente deve ficar sujeito às autoridades civis, pois qualquer indivíduo que se opuser a elas se opõe àquilo que Deus estabeleceu, e vai instigar contra si mesmo o castigo das autoridades que Deus considerar apropriado. Façam o bem, e elas vão louvar vocês. Contribuam às autoridades aquilo que são obrigados a contribuir-lhes.
1 Todo crente deve estar sujeito às autoridades civis. A única autoridade ou direito governamental que existe vem de Deus. Não há outra autoridade. Além disso, as autoridades que existem foram instituídas por Deus.
2 Portanto, quem se opuser às autoridades está resistindo o que Deus estabeleceu. E mais, aqueles que resistem às autoridades vão trazer para si mesmos o castigo das autoridades que Deus achar apropriado.
3 Deus constituíu os governantes, e não para infundir medo nas pessoas que fazem coisas boas. Invés disso, ele os constituíu para infundir medo nas pessoas que praticam o mal. Portanto, se algum de vocês quiser ficar livre do medo das autoridades, que faça o bem! Se vocês fizerem o que é bom, as autoridades vão elogiá-los ao invés de ameaçá-los!
4 Os oficiais existem para servir a Deus por meio deste tipo de trabalho, para serem de benefício para cada um de vocês. Se algum de vocês fizer o que é ruim, terá justo motivo para medo, pois é real a autoridade que eles possuem, de castigar as pessoas. As autoridades existem para servir a Deus. Ou seja, elas atuam como agentes de Deus quando castigam os malfeitores.
5 Portanto, é preciso que vocês estejam sujeitos às autoridades, não somente por elas os castigarem se forem desobedientes, mas também porque vocês já sabem que devem ficam sujeitos a elas!
6 Por esta razão vocês também pagam impostos, pois as autoridades realmente servem a Deus ao se dedicarem com perseverança a este tipo de administração.
7 Deem a todas as autoridades aquilo que lhes ficam devendo! Paguem seus impostos àqueles que lhes exigem o pagamentos dos impostos. Paguem as tarifas àqueles que exigem que vocês paguem as tarifas. Respeitem aqueles que devemos respeitar. Honrem aqueles que devemos honrar.
Romanos 13.8-10
TEMA: Não deixem as dívidas sem pagamento. Sua única obrigação é de se amarem uns aos outros, pois isto satisfaz plenamente as exigências da lei de Deus.
8 Não deixem de pagar todas as dívidas. A única obrigação perpétua que Deus nos impõe é de nos amarmos uns aos outros. Aquele que ama seus semelhantes já está cumprindo todas as exigências da lei de Deus.
9 Embora haja muitas coisas que Deus manda na sua lei – como não cometer adultério, não matar ninguém, não furtar, não cobiçar os bens dos outros, etc. – é este o mandamento que resume todos os outros: Ame as pessoas ao seu redor assim como você ama a si mesmo.
10 Se você amar as pessoas ao seu redor, não lhes fará mal nenhum. Portanto, aquele que ama os outros está satisfazendo todas as exigências da lei de Deus.
Romanos 13.11-14
TEMA: Por ser hora de estarmos plenamente ativos, devemos deixar de praticar obras iníquas; devemos fazer as coisas que nos ajudam a resistir o mal, devemos viver de uma forma apropriada e devemos ser como Cristo.
11 Façam como acabo de lhes indicar, especialmente por entenderem o significado da hora em que estamos vivendo atualmente. Vocês sabem que é hora de estarem plenamente ativos, como pessoas que se acordaram do sono, pois se aproxima o momento quando Cristo vai nos livrar definitivamente do sofrimento/pecado e mágoa deste mundo. Aquela hora fica mais próxima agora do que quando primeiro demos fé à mensagem de Cristo.
12 Está quase no fim o tempo de vivermos neste mundo ruim, como uma noite que quase findou. Aproxima-se o momento de Cristo voltar. Portanto, devemos deixar de praticar as obras iníquas que os seres humanos praticam na escuridão, e devemos dedicar- nos à prática das coisas que nos ajudarão a resistir o maligno, como soldados que vestem a armadura durante o dia para se preparar para resistir aos inimigos.
13 Devemos comportar-nos de forma decente, como se já tivesse chegado a hora da volta de Cristo. Não devemos abandonar-nos às farras e bebedeiras. Não devemos praticar nenhum tipo de imoralidade sexual. Não devemos brigar uns com os outros. Não devemos ter ciúmes dos outros.
14 Pelo contrário, vocês devem ser como o Senhor Jesus Cristo, para que os outros possam ver como é ele, bem como as pessoas vestem roupas para que os outros possam ver as roupas e não o corpo deles. Vocês devem deixar de contemplar a prática das coisas que sua natureza egoísta lhes exige.