3
Então, se vocês foram trazidos novamente à vida com Cristo, ponham seu interesse nas coisas do céu, onde Cristo está, sentado à direita de Deus. Concentrem-se naquilo que está acima, não no que se encontra aqui na terra. Vocês morreram, e a vida de vocês está mantida em segurança com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vocês também irão participar da glória visível do Filho.
Então, matem a sua natureza terrena – o pecado sexual, a imoralidade, a paixão, os desejos maus e cada vez querer ter mais, porque a cobiça é um tipo de idolatria. É por causa dessas coisas que aqueles que desobedecem são julgados por Deus. Vocês já viveram assim quando se comportavam dessa maneira. Mas, agora, livrem-se de tudo isto: raiva, violência, maldade, abusos e linguagem indecente ao falar. Não mintam, pois vocês abandonaram o seu antigo eu e tudo o que costumavam fazer. 10 Vistam-se com uma nova natureza, que os refaz para o pleno conhecimento do seu Criador, que os está sempre renovando à sua imagem, a fim de serem parecidos com ele. 11 Nessa nova situação, não há gregos ou judeus, circuncidados ou não, pagãos, bárbaros*, escravos ou pessoas livres, pois Cristo é tudo, e ele vive em todos nós.
12 Por vocês serem o povo especial de Deus, santos e profundamente amados, adotem uma natureza compreensiva, que seja boa, humilde, gentil e paciente. 13 Sejam pacientes uns com os outros e perdoem uns aos outros se tiverem mágoas. Da mesma maneira que o Senhor os perdoou, vocês devem fazer o mesmo. 14 E, principalmente, amem uns aos outros, que é a ligação perfeita que os manterá unidos. 15 Que a paz de Cristo oriente os seus pensamentos, pois foi para isso que Deus chamou vocês e os tornou um só e também agradeçam a Deus por isso. 16 Deixem que a palavra de Cristo encha vocês de vida. Com muita sabedoria, ensinem e orientem uns aos outros por meio de salmos, hinos e canções espirituais e louvem a Deus com gratidão e sinceridade. 17 O que quer que façam, seja em palavras ou ações, façam tudo em nome do Senhor Jesus, louvando a Deus, o Pai, por meio dele. 18 Mulheres casadas, respeitem o marido de forma adequada, no Senhor. 19 Homens casados, amem a esposa e não as tratem mal. 20 Crianças, sempre obedeçam aos seus pais, pois é isso que agrada ao Senhor. 21 Pais, não irritem os seus filhos e, assim, eles não desanimarão. 22 Escravos, façam tudo o que o seu senhor aqui na terra lhes disser. Não façam as coisas apenas quando ele estiver observando e, sim, com honestidade e sinceridade, e respeitem o Senhor. 23 Façam bem feito o que quer que seja, como se estivessem fazendo isso para Deus, e não para as pessoas. 24 Pois vocês sabem que o Senhor lhes dará a recompensa devida. Vocês servem a Cristo, o Senhor! 25 Quem fizer o que é errado pagará pelo erro que cometeu, e Deus não tem favoritos.
 
* 3:11 Literalmente, “citas”, um povo “bárbaro” da região que hoje seria o sudeste da Rússia, a Ucrânia e a Ásia Central.