3
Gálatas, vocês perderam a cabeça!* Quem os enfeitiçou? A morte de Jesus Cristo em uma cruz foi claramente apresentada a vocês e, por assim dizer, vocês viram Jesus Cristo na cruz. Então, digam-me: vocês receberam o Espírito por seguir a lei ou por colocarem a sua fé no que ouviram? Vocês realmente perderam a cabeça! Vocês começaram vivendo no Espírito. Agora, vocês realmente acham que podem se tornar perfeitos por seus próprios esforços? Passaram por tanto sofrimento por absolutamente nada? Isso tudo foi realmente por nada, não foi? Deixem que eu lhes pergunte uma coisa: Deus§ lhes dá o Espírito e acontecem muitos milagres entre vocês por seguirem a lei ou por vocês crerem no que ouviram?
É exatamente como Abraão, que “creu em Deus, e foi considerado como sendo justo.”* Então, vocês deveriam reconhecer que aqueles que creem em Deus são filhos de Abraão. Nas Sagradas Escrituras está previsto que Deus tornaria justos os não-judeus que cressem nele. O evangelho é revelado antecipadamente para Abraão por meio destas palavras: “Por meio de você, todas as nações serão abençoadas.” Consequentemente, aqueles que creem em Deus são abençoados juntamente com Abraão, que acreditava em Deus. 10 Todos aqueles que confiam na obediência à lei estão sob maldição, pois as Sagradas Escrituras dizem: “Malditos estão todos que não obedecem cuidadosamente a tudo o que está escrito no livro da lei.” 11 Claramente, ninguém se torna justo diante de Deus ao tentar obedecer à lei, pois: “O justo viverá pela fé em Deus.” 12 Assim, esse tipo de obediência à lei não tem nada a ver com a fé em Deus, pois está escrito: “Viverá aquele que fizer tudo que a lei exige.”§ 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, ao se tornar maldição para nós.* Como está escrito nas Sagradas Escrituras: “Maldito todo aquele que estiver pendurado em um poste de madeira.” 14 Deus fez isso para que, por meio de Cristo Jesus, a bênção de Abraão pudesse se estender para os não-judeus também e para que pudéssemos receber a promessa do Espírito, ao crermos em Deus.
15 Irmãos e irmãs, aqui está um exemplo da vida cotidiana. Se um contrato é preparado e aprovado, assinado e carimbado, ninguém pode ignorá-lo ou acrescentar-lhe algo. 16 Assim sendo, as promessas foram feitas por Deus a Abraão e ao seu filho. Não se diz “filhos”, no plural, e sim, no singular “e ao seu filho”, significando Cristo. 17 Deixem-me explicar. A lei, que chegou quatrocentos e trinta anos depois, não anula o acordo anterior§ que Deus fez e não quebra a promessa. 18 Se a herança tem origem no cumprimento da lei, então, ela não depende da promessa. Mas, Deus, em toda a sua bondade, deu-a para Abraão, porque havia prometido.
19 Então, qual é o sentido da lei? Ela foi acrescentada para mostrar o que é realmente a transgressão, até que viesse o descendente de Abraão, ao qual se destinava a promessa. A lei foi estabelecida por anjos, pela mão de um mediador. 20 Mas, não é preciso um mediador quando há apenas uma pessoa envolvida. E Deus é um!*
21 Então, a lei está contra as promessas de Deus? É claro que não! Pois se houvesse uma lei que pudesse dar vida, então, poderíamos nos tornar justos, ao segui-la. 22 Mas, as Sagradas Escrituras nos dizem que todos somos prisioneiros do pecado. A única maneira pela qual podemos receber as promessas de Deus é crendo em Jesus Cristo. 23 Antes de crermos em Jesus, estávamos sob o domínio da lei, até que esse caminho de fé nos foi revelado. 24 A lei era a nossa guardiã, até que Cristo chegou, para que pudéssemos nos tornar justos ao crer nele. 25 Mas, agora, esse caminho de fé em Jesus chegou, e nós não precisamos mais da lei para tomar conta de nós. 26 Pois todos vocês são filhos de Deus por meio de sua fé em Cristo Jesus. 27 Todos vocês que foram batizados em Cristo se revestiram com as características de Cristo. 28 Não há mais judeus ou gregos, escravos ou homens livres, homens ou mulheres, pois vocês são todos um, em Cristo Jesus. 29 Se vocês são de Cristo, então, são filhos de Abraão e seus herdeiros segundo a promessa.
 
* 3:1 A palavra usada aqui é geralmente traduzida como “loucos”; no entanto, atualmente, ela se tornou mais como um apelido. O ponto que Paulo ressalta é que eles não estavam raciocinando; a palavra realmente significa “irracionais.” A mesma palavra é usada novamente no versículo 3. 3:3 Significando, “Vocês começaram as suas vidas cristãs.” 3:3 Ou “por meios humanos.” § 3:5 Literalmente, “o único.” * 3:6 Gênesis 15:6. 3:10 Como um meio de justificação e salvação. 3:11 Habacuque 2:4. § 3:12 Levítico 18:5. * 3:13 “Ao se tornar uma maldição para nós”: significando, ao passar pelas consequências do pecado. Aqui, não cabe a ideia de que isso tenha sido uma maldição imposta por Deus. É o pecado em si que traz a maldição (veja Romanos 6:23). 3:13 Deuteronômio 21:23. 3:16 Literalmente, “semente.” Gênesis 12:7 e Gênesis 13:15. § 3:17 Ou “aliança.” * 3:20 Aqui, a ideia é que a lei do Antigo Testamento precisava de um mediador (Moisés). Mas, em relação à promessa, ela foi feita diretamente para Abraão e, de acordo com o argumento que Paulo desenvolve aqui, ela foi cumprida diretamente por meio de Jesus Cristo. Assim, diz Paulo, a promessa e o seu cumprimento são superiores à lei.