4
Deixem-me esclarecer o que quero dizer. Um herdeiro que é menor de idade não é diferente de um escravo, embora o herdeiro possa vir a ser o dono de tudo. Um herdeiro está sujeito aos guardiões e aos administradores, até o momento determinado por seu pai. O mesmo acontece conosco. Quando éramos crianças, estávamos sujeitos às regras* básicas da lei. Mas, no momento apropriado, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher e sob a regra da lei, para que ele pudesse resgatar aqueles que eram mantidos sob o domínio da lei. Assim, pudemos nos tornar filhos adotados de Deus.
Deus, para lhes mostrar como vocês são filhos dele, enviou o Espírito do seu Filho para nos convencer e nos fazer chamar: “Aba”, que significa “Pai.” Por isso, vocês não são mais escravos, porém, filhos. E se vocês são seus filhos, então, Deus os tornou seus herdeiros.
Na época em que vocês não conheciam a Deus, vocês eram escravizados pelos supostos “deuses” deste mundo. Mas, agora, vocês conhecem a Deus, ou melhor, são conhecidos por Deus. Então, como podem voltar para aquelas regras fracas e pobres? Vocês querem ser, mais uma vez, escravos daquelas regras? 10 Por que vocês dão tanta importância a certos dias e meses, estações e anos especiais. 11 Eu estou preocupado com o fato de que tudo que eu tenha feito por vocês se perca!
12 Meus irmãos e irmãs, eu lhes imploro: sejam como eu, pois eu me tornei como vocês. Vocês nunca me trataram mal. 13 Vocês se lembram que foi por eu estar doente que consegui anunciar-lhes o evangelho de Jesus, em minha primeira visita?§ 14 Embora a minha saúde tenha lhes dado muito trabalho, vocês não me desprezaram e muito menos me rejeitaram. Na verdade, fui tratado por vocês como um anjo de Deus. Posso até dizer que me trataram como ao próprio Cristo Jesus.
15 Então, o que aconteceu com toda aquela gratidão que vocês demonstraram? Eu lhes digo que, naquela época, se vocês pudessem tirar os seus olhos e dá-los para mim, teriam feito isso. 16 Então, o que aconteceu? Por acaso, eu me tornei inimigo de vocês, por lhes ter dito a verdade? 17 Essas pessoas estão interessadas em ganhar o apoio de vocês, mas não por bons motivos. Pelo contrário, elas querem mantê-los afastados de nós, para que vocês as apoiem com toda a sua disposição. 18 É claro que é bom querer fazer o bem. Mas isso deveria acontecer sempre, em qualquer situação, e não apenas quando estou aí com vocês!* 19 Meus queridos filhos, eu realmente quero trabalhar com vocês, até que a natureza de Cristo faça parte de vocês. 20 Eu realmente desejaria poder estar com vocês neste momento, pois, assim, certamente mudaria o meu tom de voz. Eu estou muito preocupado com vocês!
21 Respondam-me isto, vocês que desejam viver sob o domínio da lei: Vocês não ouvem o que a lei diz? 22 Como está escrito nas Sagradas Escrituras, Abraão teve dois filhos, um de uma escrava, e outro, de uma mulher livre. 23 No entanto, o filho da escrava nasceu de acordo com um plano feito pela mente humana, enquanto que o filho da mulher livre nasceu como o resultado da promessa divina. 24 Assim, temos uma analogia em relação a isso: essas duas mulheres representam dois acordos. Um acordo é aquele do monte Sinai, representado por Agar. Dela nasceram filhos para a escravidão. 25 Agar simboliza o monte Sinai, na Arábia, que corresponde à atual Jerusalém, pois ela se encontra escravizada junto com os seus filhos. 26 Mas, a Jerusalém celestial é livre. Ela é a nossa mãe.
27 Como está escrito nas Sagradas Escrituras: “Alegrem-se vocês que não têm filhos e que nunca deram à luz! Gritem de alegria, vocês que nunca entraram em trabalho de parto, pois a mulher abandonada tem mais filhos do que a mulher que mora com o marido!”§ 28 Agora, meus irmãos, somos os filhos da promessa, exatamente como Isaque. 29 No entanto, assim como aquele que nasceu de acordo com um plano humano perseguiu aquele que nasceu por meio do Espírito, o mesmo acontece hoje. 30 Mas, o que as Sagradas Escrituras dizem? “Mande embora a escrava e o seu filho, pois o filho da escrava não será herdeiro, ao contrário do filho da mulher livre.”* 31 Portanto, meus amigos, nós não somos filhos de uma escrava, mas da mulher livre.
 
* 4:3 Aqui, a palavra traduzida “regras” está sujeita a uma ampla interpretação. Originalmente, a palavra se referia ao alfabeto, depois foi colocado o significado do “ABC” da vida. Paulo compara a lei cerimonial a tais letras e símbolos, instruções básicas úteis para a existência, mas sem poder de salvar ou de curar. A mesma palavra é usada no versículo 9. 4:10 Isso se refere ao cumprimento dos dias e dos períodos de festas especiais no sistema do Antigo Testamento. 4:12 Em outras palavras, um “gentio”. § 4:13 Parece que, por Paulo ter se atrasado, devido a sua doença, ele teve a chance de anunciar o evangelho para os gálatas. * 4:18 Sugerindo que essas pessoas só queriam ser úteis aos gálatas para cumprirem os seus próprios objetivos. 4:22 Gênesis 16:15 e Gênesis 21:2-3. 4:23 Referindo-se ao plano de Satanás, o de Abraão ter um filho por meio de sua serva. § 4:27 Isaías 54:1. * 4:30 Gênesis 21:10.