2
Meus filhinhos, estou lhes escrevendo isso para que vocês não pequem. Mas, caso aconteça de alguém pecar, temos quem nos defenda diante do Pai – Jesus Cristo, que é verdadeiramente bom e justo. Por meio dele, os nossos pecados são perdoados, não apenas os nossos, mas também os do mundo inteiro. Nós teremos a certeza de conhecê-lo se seguirmos os seus mandamentos. Qualquer um que diz: “Eu o conheço”, mas não faz o que ele diz, está mentindo, e não há verdade nele. Mas, quem segue a palavra de Deus pode ter certeza de estar completamente tomado pelo seu amor. É assim que sabemos que estamos realmente unidos a ele. Quem afirma estar unido a Deus deve viver como Jesus viveu.
Amigos, não escrevo a vocês para lhes anunciar um novo mandamento, mas, sim, um antigo, o qual vocês conhecem desde o começo. Vocês já ouviram falar desse antigo mandamento. Mas, de certa forma, estou anunciando a vocês um novo mandamento, porque a sua verdade é vista em Jesus e também em vocês, já que as trevas estão chegando ao seu fim e a verdadeira luz já está brilhando. Aqueles que dizem que vivem na luz, mas odeiam um irmão cristão*, ainda estão vivendo com a escuridão dentro deles. 10 Aqueles que amam os seus irmãos cristãos vivem na luz e não fazem com que os outros pequem. 11 Aqueles que odeiam um irmão em Cristo estão nas trevas, e andam nas trevas. Eles tropeçam em seu caminho e não sabem para onde estão indo, porque as trevas os cegam.
12 Filhos, escrevo a vocês, pois os seus pecados já foram perdoados, por causa do nome de Jesus. 13 Pais, estou lhes escrevendo, pois vocês conhecem aquele que existia desde o princípio. Jovens, estou lhes escrevendo, pois vocês venceram o maligno. 14 Eu escrevo a vocês, filhinhos, pois vocês conhecem o Pai. Eu escrevo a vocês, pais, pois vocês conhecem aquele que existia desde o princípio. Eu escrevo a vocês, jovens, pois vocês são fortes, a mensagem de Deus vive em vocês, e vocês derrotaram o maligno.
15 Não se apaixonem pelo mundo e não desejem as coisas que este mundo lhes oferece. Se vocês amarem o mundo não terão o amor do Pai em vocês. 16 Pois nada que é deste mundo vem de Deus. Os nossos maus desejos, que nos levam a pecar, e que nos fazem desejar tudo o que vemos e a nos orgulhar do que acumulamos em vida nada disso vem do Pai, mas do mundo. 17 O mundo e seus desejos perversos estão chegando ao fim, mas aqueles que cumprem a vontade de Deus viverão para sempre.
18 Meus filhinhos, o fim se aproxima. Como vocês ouviram, o anticristo está vindo. Muitos anticristos já vieram. E é assim que sabemos que o fim está chegando. 19 Eles nos deixaram, mas o lugar deles não era junto a nós, pois se fosse, teriam permanecido conosco. Quando se foram, mostraram que nenhum deles pertencia ao nosso grupo.
20 Mas, vocês foram ungidos§ com a bênção do Espírito Santo e todos vocês conhecem a verdade. 21 Eu não estou escrevendo por vocês não saberem a verdade, mas, justamente porque vocês a conhecem e porque não há mentiras que venham da verdade. 22 Quem mente? Mente qualquer um que nega que Jesus seja o Messias.* O anticristo é alguém que nega o Pai e o Filho. 23 Quem rejeita o Filho não tem o Pai; quem aceita o Filho também tem o Pai. 24 Quanto a vocês, cuidem para que o que ouviram desde o começo continue vivo em seus corações. Se o que ouviram desde o começo permanecer vivo em vocês, então, também viverão unidos ao Filho e ao Pai. 25 E o que ele nos prometeu foi a vida eterna!
26 Escrevo isso para alertá-los em relação àqueles que querem tirá-los do caminho da verdade. 27 Mas, Cristo os ungiu com seu Espírito, o qual vive em vocês. E, justamente por isso, não é preciso que ninguém os ensine. Por essa unção, o Espírito já lhes ensina tudo o que precisam saber. E o que o Espírito ensina é a verdade, e não a mentira. Então, vivam em Cristo, exatamente como o Espírito lhes ensinou!
28 Então, queridos amigos, continuem a viver em Cristo, para que, quando ele aparecer, nós possamos nos sentir confiantes, e não envergonhados diante dele, em sua vinda. 29 Se vocês sabem que ele é bom e justo, então, também sabem que todos os que fazem o que é justo são filhos de Deus.
 
* 2:9 Literalmente, “irmão.” 2:10 Literalmente, “não há armadilha.” Em outras palavras, algo que faça os outros cometerem erros. 2:12 João identifica três grupos: filhos, pais e jovens. Eles provavelmente se refiram a diferentes épocas da experiência cristã e, não, literalmente, a grupos de idades. § 2:20 A unção é o ato de derramar um líquido (geralmente azeite) sobre a cabeça de alguém para indicar que essa pessoa está especialmente abençoada e que foi escolhida para uma função específica (por exemplo, para se tornar rei, como é mostrado no Antigo Testamento). Aqui, ungir se refere à bênção do Espírito Santo que, nas palavras de Jesus, leva a toda a verdade. * 2:22 Ou Cristo, em grego. Tanto Messias quanto Cristo se referem àquele que é ungido. 2:27 Espírito, encontra-se também no versículo 20. 2:29 Literalmente, “virtuoso.” No entanto, hoje em dia, essa palavra é normalmente usada apenas em um contexto religioso e não tem muito sentido na linguagem cotidiana.