3
Vejam como o amor que o Pai tem por nós é maravilhoso! É por isso que podemos ser chamados de filhos de Deus, pois é o que somos! As pessoas deste mundo não nos reconhecem como filhos de Deus porque nem a Deus elas conhecem. Queridos amigos, nós já somos filhos de Deus, mas o que nós haveremos de ser ainda não se manifestou. O que sabemos é que, quando ele se manifestar, deveremos ser como Ele, pois o veremos como ele realmente é. Todos aqueles que carregam em si essa esperança têm a certeza de que são puros, como ele é puro. Todo aquele que peca transgride a lei de Deus, porque o pecado é a transgressão da lei. Mas, é claro que vocês sabem que Jesus veio para tirar os pecados e que não há pecado nele. Todos aqueles que vivem unidos a Cristo não vivem pecando, e todos aqueles que vivem pecando não o viram e nem o conheceram.
Meus filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aqueles que fazem o que é justo são justos, como Jesus também é justo. Aqueles que vivem pecando pertencem ao diabo, pois o diabo tem pecado desde o princípio. E o Filho de Deus veio para isso, para destruir o que o diabo tem feito. Todos aqueles que nasceram de Deus não vivem na prática do pecado, pois a natureza* de Deus vive neles. Eles não podem viver pecando, porque nasceram de Deus. 10 É assim que podemos diferenciar os filhos de Deus e os filhos do diabo. Quem não faz o que é justo não pertence a Deus, e também não estão do lado de Deus aqueles que não amam os seus irmãos em Cristo.
11 A mensagem que vocês ouviram desde o princípio é esta: nós devemos amar uns aos outros. 12 Não podemos ser como Caim, que pertencia ao diabo e assassinou o seu irmão. E por que ele o assassinou? Porque Caim fazia o que era mau, enquanto o seu irmão fazia o que era justo. 13 Então, não fiquem surpresos, meus irmãos, caso este mundo os odeie.
14 Nós sabemos que saímos da morte para a vida quando amamos nossos irmãos e nossas irmãs em Cristo. Quem não ama permanece morto. 15 Todos aqueles que odeiam seus irmãos cristãos são assassinos, e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna. 16 É assim que sabemos o que é o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Assim também devemos seguir o exemplo de Jesus e dar a nossa vida pelos nossos irmãos cristãos. 17 Se você estiver vivendo bem neste mundo e não demonstrar misericórdia por um irmão cristão em necessidade, como pode o amor de Deus permanecer em você? 18 Meus filhinhos, não amem apenas de palavras, mas mostrem o seu amor por meio de ações. 19 É assim que saberemos que pertencemos à verdade e que tranquilizaremos as nossas mentes diante de Deus. 20 E se acharmos que estamos condenados, Deus é maior do que os nossos pensamentos, e ele sabe tudo. 21 Queridos amigos, se nós não nos sentirmos condenados, poderemos nos sentir confiantes diante de Deus. 22 Nós receberemos dele tudo o que pedirmos, pois seguimos os seus mandamentos e fazemos a sua vontade. 23 E isto é o que ele ordena: devemos ter fé no nome do seu Filho Jesus Cristo e amar uns aos outros, exatamente como ele nos mandou fazer. 24 Aqueles que cumprem os seus mandamentos continuam a viver unidos a Deus, assim como Deus vive unido a eles. Nós sabemos que ele está em nós, por meio do Espírito que ele nos deu.
 
* 3:9 Literalmente, “sua semente.” 3:19 Literalmente, “corações.” Acreditava-se que o coração era a fonte dos pensamentos. 3:23 Nome no sentido de caráter e reputação; e não, simplesmente, um nome dado a alguém.