14
Naquela época, Herodes, o tetrarca*, ouviu a respeito do que Jesus fazia e disse aos seus criados: “Esse homem deve ser João Batista, que foi ressuscitado. E é por isso que ele tem esses poderes!” Herodes tinha detido João, amarrado as suas mãos e o colocado na prisão a pedido de Herodias, esposa de Filipe, seu irmão. Pois João Batista lhe disse: “Pela lei, você não pode se casar com ela.” Herodes queria matar João, mas tinha medo da reação das pessoas, pois eles consideravam João um profeta.
No entanto, na festa de aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e Herodes ficou fascinado por ela. Então, ele prometeu que daria qualquer coisa que ela pedisse. Aconselhada pela mãe, ela disse: “Quero a cabeça de João Batista em um prato.” O rei se arrependeu da promessa que tinha feito, mas por ter prometido diante dos seus convidados, ele deu a ordem para que o pedido fosse atendido. 10 A ordem foi transmitida e João foi decapitado na prisão. 11 Então, trouxeram a cabeça em um prato e a deram para a garota, que a levou para a sua mãe. 12 Os discípulos de João vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram. Depois eles foram e contaram isso para Jesus.
13 Ao ouvir a notícia, Jesus saiu de barco sozinho para um lugar calmo. Mas quando as pessoas descobriram onde ele estava, elas saíram de suas cidades e o seguiram a pé. 14 Quando Jesus saiu do barco e viu tanta gente, ele ficou com pena deles e curou os que estavam doentes. 15 No fim da tarde, os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe disseram: “Este lugar é muito deserto e está ficando tarde. Mande as pessoas embora, para que elas possam ir aos povoados comprar algo para comer.”
16 Mas, Jesus lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Deem algo para eles comerem.”
17 Eles responderam: “Tudo que temos são cinco pães e dois peixes.”
18 “Traga-os para mim”, Jesus falou. 19 Depois disse para as pessoas se sentarem na grama. Então, ele pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e os abençoou. Depois disso, ele partiu os pães, entregou-os aos discípulos e eles distribuíram os pães para a multidão. 20 Todos comeram até ficarem satisfeitos. Então, com as sobras que juntaram, os discípulos encheram doze cestos. 21 Cerca de cinco mil homens comeram, sem contar as mulheres e as crianças.
22 Logo após isso, ele fez com que os discípulos entrassem no barco e voltassem para o outro lado do lago, enquanto ele se despedia das pessoas. 23 Após ter se despedido das pessoas, ele subiu um monte para orar. Anoiteceu e ele estava ali sozinho. 24 Naquele momento o barco já estava longe da terra firme, sendo golpeado pelas ondas, por causa do vento que soprava contra ele. 25 Eram aproximadamente entre três e seis horas da manhã quando Jesus os alcançou, andando sobre o mar. 26 Quando os discípulos o viram andando em cima da água, ficaram com muito medo e gritaram: “É um fantasma!”
27 Então, Jesus imediatamente lhes disse: “Não se preocupem, sou eu! Não tenham medo!”
28 Pedro falou: “Senhor, se for realmente você, diga-me para ir até onde está, andando sobre a água.”
29 “Então, venha!”, disse Jesus. Pedro saiu do barco e caminhou sobre a água até onde Jesus estava. 30 Mas, quando percebeu como o vento soprava forte, ele ficou com medo e começou a afundar. Ele gritou: “Senhor, salve-me!” 31 Jesus rapidamente o alcançou e segurando-o disse: “Você tem tão pouca fé em mim! Por que você duvidou?” 32 Quando eles chegaram ao barco, o vento parou 33 e os discípulos o adoraram, dizendo: “Você é realmente o Filho de Deus!”
34 Após atravessarem o lago, chegaram à Genesaré. 35 Quando as pessoas perceberam que Jesus estava lá, espalharam a notícia para que todos na região soubessem. Todos os doentes foram levados até Jesus 36 e imploraram para que ele os deixasse tocar na barra da sua capa. Todas as pessoas que o tocaram foram curadas.
 
* 14:1 “Tetrarca” significa governante de uma quarta parte. Neste caso era a região da Galileia. 14:6 Geralmente identificada como Salomé. 14:25 Literalmente, “a quarta vigília da noite.”