15
Então, alguns fariseus e educadores religiosos, vindos de Jerusalém, se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: “Por que os seus discípulos quebram a tradição de nossos antepassados ao não lavarem as mãos antes de comer?”
Jesus respondeu: “Por que vocês desobedecem ao mandamento de Deus por causa de sua tradição?” “Pois Deus disse: ‘Respeitem o seu pai e a sua mãe.’* E também: ‘Aqueles que amaldiçoam seu pai ou sua mãe deveriam morrer.’ Mas, vocês dizem que se alguém disser ao seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês esperam receber de mim, agora é uma oferta para Deus,’ então eles não precisam respeitar seu pai. Assim, vocês anulam a Palavra de Deus em nome de sua tradição. Seus hipócritas! Isaías tinha razão quando disse o seguinte sobre vocês: ‘Essas pessoas dizem que me respeitam, mas em seus pensamentos elas não ligam para mim. A adoração delas é inútil. O que essas pessoas ensinam são apenas exigências dos homens.’ ”§
10 Ele chamou a multidão e lhes disse: “Escutem e compreendam o que eu digo: 11 não é o que entra em sua boca o que os corrompe. É o que sai da sua boca que os desonra.”
12 Então, os discípulos de Jesus vieram até ele e disseram: “Notou como os fariseus ficaram ofendidos com o que o senhor disse?”
13 “Toda a planta que meu Pai celestial não tenha plantado será arrancada,” Jesus respondeu. 14 “Esqueçam-se deles. Eles são guias cegos.* E, se um homem cego guia outro cego, os dois cairão em um buraco.”
15 Então, Pedro pediu: “Por favor, explique para nós o que você quis dizer com esse exemplo.”
16 “Vocês ainda não compreenderam o que eu disse?”, Jesus perguntou. 17 “Vocês não percebem que tudo que entra pela boca passa pelo estômago e depois sai do corpo e vai para o esgoto? 18 Mas, o que sai da boca vem da mente, e é isso que os contamina. 19 Pois o que vem da mente são pensamentos maldosos, assassinatos, adultérios, imoralidades sexuais, roubos, mentiras e blasfêmias, 20 e é isso o que os corrompe. Comer sem lavar as mãos não faz isso a vocês.”
21 Jesus saiu dali e foi para a região de Tiro e Sidom. 22 Uma mulher cananeia, que morava na região, veio e gritou: “Senhor, Filho de Davi, por favor, tenha pena de mim! Minha filha está muito mal, pois está possuída por um demônio.” 23 Mas Jesus não falou absolutamente nada. Seus discípulos se aproximaram dele e disseram: “Diga para ela parar de nos seguir. Toda essa gritaria é muito irritante!”
24 Então, Jesus respondeu para a mulher: “Eu fui enviado somente para as ovelhas perdidas de Israel.” 25 Porém, a mulher veio e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, por favor, ajude-me!”
26 Jesus lhe disse: “Não é certo tirar o alimento dos filhos e jogá-lo aos cachorros.”
27 Ela respondeu: “Sim, Senhor. Mas até mesmo os cachorros comem as migalhas que caem da mesa do seu dono.”
28 Jesus disse: “A sua fé em mim é grande. Eu farei como me pede.” E a filha da mulher foi imediatamente curada.
29 Jesus voltou, passando pelo mar da Galileia. Ele foi até um monte próximo, onde se sentou. 30 Grandes multidões vieram até ele, trazendo coxos, cegos, aleijados, mudos e muitos outros doentes. Eles foram colocados no chão, aos seus pés, e Jesus curou a todos. 31 As pessoas ficaram espantadas com o que viram acontecer: os surdos podiam falar, os aleijados foram curados, os coxos andaram e os cegos puderam enxergar. Eles louvaram o Deus de Israel.
32 Jesus chamou os seus discípulos e lhes disse: “Eu sinto muita pena destas pessoas. Elas estão comigo há três dias e não têm nada para comer. Eu não quero mandá-las embora com fome, pois elas podem desmaiar em seu caminho de volta para casa.”
33 Os discípulos responderam: “Onde conseguiríamos encontrar pão para alimentar todas estas pessoas aqui neste deserto?”
34 “Quantos pães vocês têm?” Jesus perguntou. “Sete e alguns peixes pequenos,” eles disseram.
35 Jesus pediu para que a multidão se sentasse na grama. 36 Ele pegou os sete pães e os peixes e, após abençoar a comida, ele os repartiu e os deu aos discípulos, para que eles distribuíssem às pessoas que estavam ali. 37 Todos comeram até ficarem satisfeitos. Das sobras, os discípulos recolheram encheram sete cestos. 38 Quatro mil homens comeram, sem contar mulheres e crianças. 39 Então, Jesus enviou a multidão de volta para casa, entrou em um barco e foi para a região de Magadã.
 
* 15:4 Êxodo 20:12 ou Deuteronômio 5:16. 15:4 Êxodo 21:17 ou Levítico 20:9. 15:8 Ou “Essas pessoas me honram com seus lábios, mas seus corações estão muito longe de mim.” § 15:9 Isaías 29:13. * 15:14 Referência aos Fariseus. 15:17 Literalmente, “lançado ao esgoto.” 15:26 A palavra usada para cachorros indica cachorros de estimação ou cãezinhos.