2
Após Jesus nascer na cidade de Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes, magos*, vindos do Oriente, chegaram a Jerusalém.
“Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?”, perguntaram. “Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo.”
Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou muito preocupado, assim como toda a Jerusalém. Então, Herodes reuniu todos os chefes dos sacerdotes e educadores religiosos do povo e lhes perguntou onde deveria nascer o Messias.
“Na cidade de Belém, na Judeia”, eles responderam, “pois o profeta escreveu: ‘Você, Belém, da terra da Judeia, de forma alguma é a menos importante entre as principais cidades de Judá, pois será o berço do líder que guiará o meu povo de Israel.’ ”
Então, Herodes chamou os magos e os encontrou secretamente, descobrindo assim o exato momento em que a estrela aparecera. Ele os enviou para Belém e disse: “Ao chegarem lá, procurem o menino. E, ao encontrá-lo, avisem-me, para que eu também possa ir adorá-lo.”
Após ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela, que já tinham visto no Oriente, os guiou até parar exatamente acima do lugar em que a criança estava. 10 Quando viram a estrela§, eles ficaram muito felizes! 11 Entraram na casa e viram o menino com a sua mãe, Maria. Eles se ajoelharam e o adoraram. Então, abriram as bolsas em que traziam seus tesouros e o presentearam com ouro, incenso e mirra. 12 Alertados por um sonho para não retornarem para junto de Herodes, eles voltaram ao seu país por um caminho diferente.
13 Após os magos terem ido embora, um anjo do Senhor apareceu em um sonho a José e lhe disse: “Levante-se, pegue a criança e sua mãe e fujam para o Egito. Fiquem lá até que eu lhe diga, pois Herodes irá procurar a criança para matá-la.”
14 Então, José se levantou, pegou a criança e sua mãe e fugiu durante a noite para o Egito. 15 Eles ficaram lá até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor disse pelo profeta: “Eu chamei o meu filho para retornar do Egito.”*
16 Quando Herodes percebeu que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito zangado. Ele enviou homens para matar todos os meninos que tivessem dois anos de idade ou menos em Belém e nas regiões próximas. Ele se baseou no período de tempo em que os magos o tinham informado. 17 Assim se cumpriu a profecia de Jeremias: 18 “Ouviu-se o som de terrível choro e lamentação em Ramá; era Raquel chorando por seus filhos. Eles tinham morrido, e não havia quem a pudesse consolar.”
19 Após a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em um sonho para José, no Egito, e lhe disse: 20 “Levante-se! Pegue a criança e a sua mãe e volte para a terra de Israel, pois as pessoas que estavam tentando matar a criança morreram.”
21 Então, José se levantou, pegou o menino e a sua mãe e retornou para a terra de Israel. 22 Mas, após saber que Arquelau governava a Judeia no lugar de seu pai, Herodes, José ficou com medo de ir para lá. Em um sonho, José foi avisado para ir para a região da Galileia 23 e que deveria morar na cidade de Nazaré. Assim se cumpriu o que os profetas disseram: “Ele será chamado de Nazareno.”§
 
* 2:1 Ou “Homens sábios.” Acreditava-se que eles eram sacerdotes, provavelmente vindos da Pérsia, que estudavam os astros. 2:6 “Cidades”, implícito. 2:6 Miqueias 5:2 e 2 Samuel 5:2. § 2:10 Claramente, significando quando eles viram a estrela parar, visto que eles já tinham avistado a estrela e a seguido durante todo o caminho desde a sua casa no Oriente. * 2:15 Oseias 11:1. 2:16 Em outras palavras, foi até dois anos antes da estrela ter aparecido pela primeira vez para os magos. 2:18 Jeremias 31:15. § 2:23 Referência a Jesus. Nesse trecho, Mateus não está se referindo a uma profecia específica.