3
Algum tempo depois, no deserto da Judeia, apareceu João Batista pregando: “Arrependam-se, pois o Reino do Céu chegou!” Era sobre João que Isaías se referia ao dizer: “Alguém está gritando no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor! Abram um caminho reto para ele!’ ”*
João usava uma roupa feita de pelo de camelo e um cinto de couro. Ele comia gafanhotos e mel silvestre. Moradores de Jerusalém, de toda Judeia e de todas as regiões próximas ao rio Jordão vinham até ele, confessando os seus pecados e sendo batizados no rio Jordão.
Mas quando João viu muitos fariseus e saduceus vindo para serem batizados, ele disse: “Ninhada de víboras venenosas! Quem disse que vocês escaparão do julgamento que está próximo? Mostrem, por meio de suas ações, que verdadeiramente se arrependeram dos seus pecados§, e não ousem dizer uns aos outros com orgulho: ‘Abraão é nosso antepassado.’ Pois eu lhes digo que Deus pode fazer descendentes de Abraão com estas pedras. 10 Mas, na verdade, o machado está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não der bons frutos será cortada e jogada no fogo.
11 Sim, eu os batizo com água, para mostrar que vocês estão arrependidos dos seus pecados, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu. Eu não sou digno nem mesmo de tirar suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12 Ele já está segurando a sua pá*. Ele limpará a eira e recolherá o trigo no depósito, mas queimará a palha com o fogo que nunca se apaga.”
13 Então, Jesus veio da Galileia para ser batizado por João no rio Jordão. 14 Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia. Ele disse a Jesus: “Eu é que preciso ser batizado por você, e você vem para que eu o batize?”
15 Mas Jesus lhe disse: “Por favor, faça isso, pois é bom que façamos o que Deus diz ser o certo.” Então, João concordou.
16 Imediatamente após ter sido batizado, Jesus saiu da água. Os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. 17 Uma voz vinda do céu disse: “Este é o meu filho a quem eu amo, que me deixa muito feliz.”
 
* 3:3 Isaías 40:3. 3:4 Provavelmente alfarroba, vagem de uma árvore chamada alfarrobeira. 3:7 Literalmente, “ira.” § 3:8 Literalmente, “Produzam frutos dignos de arrependimento.” * 3:12 Usada após a colheita para separar o grão da palha. 3:17 Ou “Este é o meu filho querido.”