4
Então, o Espírito levou Jesus para o deserto, para ser tentado pelo diabo. Após quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome. O tentador se aproximou e lhe disse: “Se você é realmente o Filho de Deus, mande estas pedras virarem pão.”
Jesus respondeu: “Como as Sagradas Escrituras dizem: ‘Os seres humanos não vivem apenas de pão, mas vivem de cada palavra dita por Deus.’ ”*
Então, o diabo o levou à cidade santa e o colocou na parte mais alta do Templo.
“Se você realmente é o Filho de Deus, então, jogue-se daqui”, disse para Jesus. “Como as Sagradas Escrituras dizem: ‘Ele mandará que os seus anjos o protejam. Eles irão segurá-lo, para que você não tropece em uma pedra.’ ”
Jesus respondeu: “Como as Sagradas Escrituras também dizem: ‘Você não deve pôr à prova o Senhor, seu Deus.’ ”§
Em seguida, o diabo levou Jesus para uma montanha muito alta e lhe mostrou todos os gloriosos reinos do mundo. Ele disse para Jesus: “Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar.”
10 Jesus disse: “Vá embora, Satanás!” “Como as Sagradas Escrituras dizem: ‘Você deve adorar o Senhor, seu Deus, e servi-lo, apenas a Ele.’ ”* 11 Então, o diabo foi embora, e anjos vieram para cuidar de Jesus.
12 Quando Jesus soube que João tinha sido preso, ele voltou para a Galileia. 13 Ele saiu de Nazaré e foi morar em Cafarnaum, às margens do mar, na região de Zebulom e Naftali. 14 Assim se cumpriu o que o profeta Isaías disse: 15 “Na terra de Zebulom e na terra de Naftali, na estrada que leva para o mar, do outro lado do rio Jordão, na Galileia, onde os pagãos vivem: 16 O povo que vivia na escuridão viu uma forte luz. A luz do amanhecer brilhou sobre aqueles que viviam na terra sombria da morte.” 17 A partir daquele momento, Jesus começou a anunciar a sua mensagem, dizendo: “Arrependam-se, pois o Reino do Céu chegou!”
18 Enquanto caminhava pelo mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos, Simão, também conhecido como Pedro, e seu irmão André, que pescavam com sua rede no mar. Eles ganhavam a vida pescando.
19 Jesus lhes disse: “Venham e me sigam e eu os ensinarei a pescar pessoas.” 20 Eles imediatamente largaram suas redes e o seguiram. 21 Mais adiante, ele viu dois irmãos, Tiago e João. Eles estavam em um barco com seu pai, Zebedeu, consertando suas redes de pesca. Jesus os chamou para segui-lo. 22 Eles imediatamente deixaram o barco e seu pai e o seguiram.
23 Jesus viajou por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, anunciando as boas novas do Reino, curando todas as doenças e enfermidades das pessoas. 24 As notícias sobre ele se espalharam por toda a província da Síria.§ As pessoas levavam a Jesus todos os doentes: epiléticos, pessoas possuídas por demônios, doentes mentais, paralíticos e ele curava a todos. 25 Grandes multidões, vindas da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia e da região além do rio Jordão, o seguiam.
 
* 4:4 Deuteronômio 8:3. 4:5 Referência a Jerusalém. 4:6 Salmo 91:11-12. § 4:7 Deuteronômio 6:16. * 4:10 Deuteronômio 6:13. 4:16 Isaías 9:1-2. 4:21 “Para segui-lo”, implícito. § 4:24 A área ao norte da Galileia.