2
Então, desistam de todas as coisas ruins que vocês fazem: toda a desonestidade, hipocrisia e inveja e de tudo de ruim que dizem sobre os outros. Vocês devem ser como recém-nascidos, que só se alimentam do leite espiritual puro, para que cresçam e encontrem a salvação. Pois, agora, vocês provaram como o Senhor é realmente bom. Ao se aproximar dele – da pedra viva, que as pessoas rejeitaram, achando que fosse inútil, mas que Deus escolheu e que tem grande valor para ele – vocês também se tornarão como pedras vivas, que fazem parte da construção de um templo espiritual. Vocês são como sacerdotes sagrados, que oferecem sacrifícios espirituais que Deus recebe, por intermédio de Jesus Cristo. Como está escrito nas Sagradas Escrituras*: “Vejam! Eu coloco em Sião uma pedra de muito valor, que foi especialmente escolhida e que é muito importante. Quem crer nela não se desapontará.” Ela tem muito valor para aqueles que creem nela. Mas, para os que não creem: “A pedra que os construtores rejeitaram se tornou o pilar fundamental.” E, também: “A pedra que vai fazer com que vocês tropecem e a rocha que os fará cair.”§ As pessoas tropeçam nessa mensagem porque se recusam a aceitá-la, e isso já estava destinado a acontecer com elas.
Mas, vocês são uma família especialmente escolhida por Deus, são sacerdotes reais, uma nação santa, um povo que pertence exclusivamente a Deus. Por isso, vocês podem revelar as maravilhas que ele fez, tirando vocês das trevas e guiando-os para a sua maravilhosa luz. 10 No passado, vocês eram desconhecidos; mas, agora, são o povo de Deus. No passado, vocês não recebiam misericórdia; mas, agora, recebem-na de Deus.
11 Meus amigos, estou implorando a vocês, como estrangeiros e visitantes* neste mundo, para não se entregarem às paixões carnais, que estão em conflito com o que é espiritual. 12 Comportem-se adequadamente quando estiverem com não cristãos, pois mesmo que eles os acusem de estarem fazendo algo errado, eles verão as boas ações que vocês realizam e também glorificarão a Deus, quando ele vier.
13 Obedeçam à autoridade humana por causa do Senhor, seja ao rei, como a mais alta autoridade, 14 ou aos governadores que Deus escolheu para punir aqueles que fazem o mal e para elogiar quem faz o bem. 15 Ao fazerem o que é bom e justo, Deus quer que vocês façam com que as pessoas tolas parem de fazer acusações sem fundamento. 16 Sim, vocês são pessoas livres! Então, tratem de não usar a sua liberdade como um pretexto para fazer o mal; vivam como servos de Deus. 17 Respeitem a todos. Mostrem todo o seu amor para os irmãos de fé. Tenham respeito por Deus. Respeitem o rei. 18 Se vocês são empregados, então, sejam obedientes aos seus patrões, não apenas em relação aos patrões que são bons e gentis, mas, também, àqueles que são severos. 19 Pois é digno de louvor que vocês suportem as dores da vida e o sofrimento injusto, por causa do seu respeito para com Deus. 20 No entanto, não há crédito quando vocês são punidos por fazerem algo errado. Mas, se vocês sofrem por algo que seja bom e justo e suportam tudo, então, a graça de Deus estará com vocês.
21 Na verdade, foi para isso que vocês foram chamados, pois Cristo sofreu por vocês e lhes deu o exemplo, para que possam seguir os seus passos. 22 Ele nunca pecou, nunca mentiu; 23 e, quando foi maltratado, não revidou os ataques que sofreu. Quando ele sofreu, não ameaçou se vingar daqueles que lhe fizeram mal. Ele simplesmente se colocou nas mãos daquele que sempre julga com justiça. 24 O próprio Cristo levou as consequências dos nossos pecados em seu corpo, na cruz, para que pudéssemos morrer para o pecado e viver uma vida correta.§ “Por suas feridas vocês foram curados.”* 25 Em algum momento, vocês eram como ovelhas que se perderam pelo caminho, mas, agora, voltaram a seguir o Pastor, o único que toma conta de vocês.
 
* 2:6 Isaías 28:16. 2:6 Ou “envergonhará.” 2:7 Salmo 118:22. § 2:8 Isaías 8:14. * 2:11 “Estrangeiros e visitantes”, não vendo este mundo como lar. 2:12 Literalmente, “dia da visita.” 2:22 Isaías 53:9. § 2:24 “As consequências de nossos pecados”: são os resultados do pecado que são demonstrados por meio da morte de Jesus. Os pecados não podem naturalmente ser transferidos. São cometidos pelo pecador e não podem ser passados para ninguém mais ou para nenhuma outra coisa, já que são as ações específicas do pecador individual. * 2:24 Isaías 53:5, explicando que a salvação está relacionada à cura de nossa doença do pecado fatal e, não, a alguma readaptação legal com Deus ou a algum pagamento a ele. 2:25 Isaías 53:6.