3
Da mesma forma, esposas, aceitem a autoridade do seu marido, pois se algum marido se recusar a aceitar a mensagem, ele ainda poderá ser levado a crer na palavra de Deus pela forma como você se comporta, reconhecendo que sua conduta é pura e respeitosa. Não se concentrem na beleza exterior, em penteados, joias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, deixem que a beleza venha de dentro, a beleza de um espírito gentil e pacífico, que não acaba com o tempo. É isso que Deus valoriza. Foi assim que, no passado, as mulheres que confiavam em Deus se enfeitavam. Elas obedeciam ao seu próprio marido. Sara, por exemplo, obedecia a Abraão, a quem chamava de “senhor.”* Vocês serão filhas dela se fizerem o que é bom e justo e não tiverem medo.
Da mesma forma, maridos, sejam atenciosos com a sua esposa. Embora elas não sejam tão fortes fisicamente quanto vocês, vocês devem respeitá-las, pois elas também herdarão, juntamente com vocês, o dom da vida dado por Deus. Façam isso para que nada atrapalhe as suas orações.
Enfim, vocês todos devem ter a mesma atitude. Sejam solidários e amem uns aos outros. Sejam compreensivos e humildes. Não paguem na mesma moeda o mal que lhe fizeram e nem se vinguem quando forem ofendidos. Ao contrário, paguem a ofensa com uma bênção, pois foi para isso que Deus os chamou, para que pudessem ganhar uma bênção. 10 Lembrem-se: “Aqueles que querem amar a vida e aproveitar os dias bons devem evitar dizer coisas más e espalhar mentiras. 11 Virem as costas para o mal e façam o bem. Busquem a paz. Na verdade, corram atrás dela! 12 Pois Deus vê quem faz o que é certo e ouve as suas orações, mas vira as costas para quem faz o mal.”
13 Quem irá prejudicá-los se vocês estão interessados em fazer o bem? 14 Pois mesmo se vocês sofrerem por fazer o que é certo, ainda assim, serão felizes. Não temam as ameaças que as pessoas fazem; não se preocupem com isso; 15 apenas continuem concentrados em Cristo e respeitem-no como sendo o seu Senhor. Estejam sempre prontos para explicar a qualquer pessoa que lhes pergunte o motivo da esperança que vocês têm. Façam isso de uma maneira gentil e respeitosa. 16 Cuidem para que tenham sempre a consciência limpa, pois, assim, caso alguém os acuse de algo, ficará envergonhado por falar mal da vida justa que vocês levam em Cristo. 17 Com certeza é melhor sofrer por fazer o bem, se for essa a vontade de Deus, do que sofrer por fazer o que é errado! 18 Jesus morreu, uma única vez, pelos pecados. Aquele que é totalmente verdadeiro, bom e justo, morreu por aqueles que são maus, para que, assim, ele pudesse levá-los até Deus. O corpo dele foi condenado à morte, mas ele voltou à vida pelo Espírito.
19 E, no Espírito, ele foi e pregou àqueles “aprisionados”§, 20 que se recusaram a crer, quando Deus, pacientemente, aguardou, na época de Noé, enquanto a arca estava sendo construída. Apenas poucas pessoas, na verdade, oito, foram salvas “pela água.” 21 Essa água simboliza o batismo, que agora salva vocês. E isso acontece não por ela limpar a sujeira do corpo de vocês, mas como uma resposta positiva para Deus, a qual vem de uma consciência limpa. É a ressurreição de Jesus Cristo que torna a salvação possível. 22 Ao subir ao céu, Jesus permanece ao lado direito de Deus, com os anjos, as autoridades e os poderes colocados sob o seu domínio.
 
* 3:6 Ou “mestre.” Hoje em dia, seria incomum esse tipo de formalidade em uma relação conjugal. 3:12 Salmo 34:12-16. 3:18 Literalmente, “o justo pelos injustos.” Nesse versículo, os resultados inevitáveis do pecado ficam bastante claros devido à morte de Jesus. Ele sofreu as consequências do pecado do modo mais dramático e definitivo possível e também provou que não é Deus quem mata, mas que o próprio pecado traz seu resultado fatal inevitável (ver Romanos 6:23). § 3:19 Ou “almas aprisionadas.” Há muita discussão a respeito dessa frase. Chama a atenção que a mesma palavra usada para “almas” também é usada para as oito pessoas no versículo 20. Alguns entendem os “aprisionados” como aquelas pessoas, na época do Dilúvio, que foram “mantidas cativas” por causa dos seus pecados (ver Gênesis 6:5).