Carta de Paul aos Colossenses
1
Paulo, apóstolo de Cristo *Jesus através da vontade de Deus, e Timóteo nosso irmão, aos santos e irmãos fiéis em Cristo em Colossae: Graça a vós e paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Damos graças a Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por você, tendo ouvido falar de sua fé em Cristo Jesus e do amor que você tem por todos os santos, por causa da esperança que está depositada para você nos céus, da qual você ouviu antes na palavra da verdade da Boa Nova que chegou até você, como em todo o mundo e está dando frutos e crescendo, como também em você, desde o dia em que ouviu e conheceu a graça de Deus em verdade, even como você aprendeu com Epáfras nosso amado companheiro servo, que é um servo fiel de Cristo em seu favor, que também nos declarou seu amor no Espírito.
Por esta causa, nós também, desde o dia em que ouvimos isto, não deixamos de orar e fazer pedidos por você, para que você seja preenchido com o conhecimento de sua vontade em toda sabedoria e compreensão espiritual, 10 para que você possa caminhar dignamente do Senhor, para agradá-lo em todos os aspectos, dando frutos em cada boa obra e aumentando o conhecimento de Deus, 11 fortalecido com todo o poder, segundo o poder de sua glória, por toda a resistência e perseverança com alegria, 12 dando graças ao Pai, que nos fez aptos a participar da herança dos santos na luz, 13 que nos libertou do poder das trevas, e nos traduziu no Reino do Filho de seu amor, 14 em quem temos nossa redenção, o perdão de nossos pecados.
15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. 16 Pois por ele todas as coisas foram criadas nos céus e na terra, coisas visíveis e coisas invisíveis, sejam tronos ou dominios ou principados ou poderes. Todas as coisas foram criadas através dele e para ele. 17 Ele está diante de todas as coisas, e nele todas as coisas são mantidas juntas. 18 Ele é a cabeça do corpo, a assembléia, que é o começo, o primogênito dos mortos, que em todas as coisas ele pode ter a preeminência. 19 Para toda a plenitude, foi um prazer habitar nele, 20 e através dele reconciliar todas as coisas para si mesmo, seja as coisas na terra ou as coisas nos céus, tendo feito a paz através do sangue de sua cruz.
21 Vós, estando no passado alienados e inimigos em vossa mente em vossas más ações, 22 ainda agora ele se reconciliou no corpo de sua carne através da morte, para apresentar-vos santos e sem defeito e irrepreensíveis diante dele, 23 se é para que continueis na fé, fundados e firmes, e não vos afasteis da esperança da Boa Nova que ouvistes, que está sendo proclamada em toda a criação sob o céu, da qual eu, Paulo, fui feito servo.
24 Agora me alegro com meus sofrimentos por vossa causa, e preencho de minha parte o que falta das aflições de Cristo em minha carne por causa de seu corpo, que é a assembléia, 25 da qual fui feito servo segundo a mordomia de Deus que me foi dada para cumprir a palavra de Deus, 26 o mistério que tem sido escondido por séculos e gerações. Mas agora foi revelado a seus santos, 27 a quem Deus se agradou de dar a conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória. 28 Nós o proclamamos, admoestando cada homem e ensinando cada homem com toda sabedoria, para que possamos apresentar cada homem perfeito em Cristo Jesus; 29  pelo qual também eu trabalho, esforçando-me segundo seu trabalho, que opera em mim poderosamente.
* 1:1 “Cristo” significa “Ungido”. 1:7 1:7 1:14 TR acrescenta “através de seu sangue,”