3
Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus em nome de vós, gentios, se é para que tenhais ouvido falar da administração daquela graça de Deus que me foi dada para convosco, como por revelação o mistério me foi dado a conhecer, como escrevi antes em poucas palavras, pelo qual, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, que em outras gerações não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como agora foi revelado a seus santos apóstolos e profetas no Espírito, que os gentios são co-herdeiros e companheiros do corpo, e co-participantes de sua promessa em Cristo Jesus através da Boa Nova, da qual fui feito servo segundo o dom daquela graça de Deus que me foi dada de acordo com a obra de seu poder. Para mim, o menor de todos os santos, esta graça foi dada, para pregar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, e para fazer todos os homens verem qual é a administração* do mistério que durante séculos esteve escondido em Deus, que criou todas as coisas através de Jesus Cristo, 10  com a intenção de que agora através da assembléia a multiforme sabedoria de Deus pudesse ser dada a conhecer aos principados e aos poderes nos lugares celestiais, 11 de acordo com o propósito eterno que ele realizou em Cristo Jesus nosso Senhor. 12 Nele temos ousadia e acesso em confiança através de nossa fé nEle. 13 Portanto, peço-vos que não desanimeis dos meus problemas por vós, que são a vossa glória.
14 Por esta causa, eu me ajoelho ao Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 de quem toda família no céu e na terra é nomeada, 16 para que Ele vos conceda, de acordo com as riquezas de sua glória, que sejais fortalecidos com poder através de seu Espírito na pessoa interior, 17 para que Cristo habite em seus corações pela fé, para que vocês, enraizados e fundamentados no amor, 18 possam ser fortalecidos para compreender com todos os santos qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo que supera o conhecimento, para que vocês possam ser cheios de toda a plenitude de Deus.
20 Agora, àquele que é capaz de fazer com abundância, acima de tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o poder que opera em nós, 21  a ele seja a glória na assembléia e em Cristo Jesus para todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
* 3:9 TR lê “companheirismo” em vez de “administração”.