4
Eu, portanto, prisioneiro no Senhor, suplico-lhe que caminhe dignamente do chamado com o qual foi chamado, com toda a humildade e humildade, com paciência, suportando uns com os outros no amor, being ansioso para manter a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como vocês também foram chamados em uma só esperança de seu chamado, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que está sobre todos e através de todos e em todos nós. Mas para cada um de nós, a graça foi dada de acordo com a medida do dom de Cristo. Portanto, diz ele,
“Quando ele subiu no alto,
ele levou cativo em cativeiro,
e dava presentes às pessoas”.
Agora isto, “Ele subiu”, o que é, mas que ele também desceu primeiro para as partes mais baixas da terra? 10  Aquele que desceu é aquele que também subiu muito acima de todos os céus, para que pudesse preencher todas as coisas.
11 Ele deu alguns para serem apóstolos; e alguns, profetas; e alguns, evangelistas; e alguns, pastores *e professores; 12 para o aperfeiçoamento dos santos, para o trabalho de servir, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, a um homem plenamente crescido, à medida da estatura da plenitude de Cristo, 14 para que não sejamos mais crianças, jogadas para trás e para frente e levadas por todos os ventos da doutrina, pelo truque dos homens, em astúcia, após as artimanhas do erro; 15 mas falando a verdade no amor, podemos crescer em todas as coisas naquele que é a cabeça, Cristo, 16 de quem todo o corpo, sendo ajustado e unido através daquilo que cada junta fornece, de acordo com o trabalho em medida de cada parte individual, faz o corpo crescer para a construção de si mesmo no amor.
17 Isto eu digo, portanto, e testifico no Senhor, que vocês não andam mais como os demais gentios também andam, na futilidade de sua mente, 18 sendo obscurecidos em seu entendimento, alienados da vida de Deus por causa da ignorância que há neles, por causa do endurecimento de seus corações. 19 Eles, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à luxúria, para trabalhar toda imundícia com a ganância. 20 Mas vocês não aprenderam Cristo dessa maneira, 21 se de fato o ouviram e foram ensinados nEle, como a verdade está em Jesus: 22 que vocês afastam, como em relação ao seu modo de vida anterior, o velho homem que se corrompe depois das luxúrias do engano, 23 e que vocês se renovam no espírito de sua mente, 24 e se revestem do novo homem, que à semelhança de Deus foi criado na justiça e na santidade da verdade.
25 Portanto, pondo de lado a falsidade, falar a verdade cada um com seu próximo, pois somos membros um do outro. 26  “Fique zangado e não peque”. Não deixe o sol se pôr sobre sua ira, 27 e não dê lugar ao diabo. 28 Não deixe mais aquele que roubou roubar; ao contrário, deixe-o trabalhar, produzindo com suas mãos algo que é bom, que ele pode ter algo para dar a quem tem necessidade. 29 Que nenhum discurso corrupto saia de sua boca, mas apenas o que é bom para construir outros como a necessidade pode ser, para que possa dar graça àqueles que ouvem. 30 Não entristeça o Espírito Santo de Deus, em quem você foi selado para o dia da redenção. 31 Let toda amargura, ira, raiva, clamor e calúnia sejam afastados de vocês, com toda malícia. 32  E sejam gentis uns com os outros, de coração terno, perdoando-se uns aos outros, assim como Deus também em Cristo vos perdoou.
4:8 Salmo 68:18 * 4:11 ou, pastores 4:26 Salmo 4:4 4:27 ou, oportunidade