5
Sejam portanto imitadores de Deus, como filhos amados. Caminhem no amor, como Cristo também nos amou e se entregou por nós, uma oferta e um sacrifício a Deus por uma fragrância de cheiro doce.
Mas a imoralidade sexual, e toda imundícia ou cobiça, que nem sequer seja mencionada entre vocês, como se tornem santos; nem imundícia, nem conversa tola, nem brincadeira, que não são apropriadas, mas sim agradecimento.
Saiba isto com certeza, que nenhuma pessoa sexualmente imoral, nem pessoa impura, nem homem cobiçoso (que é um idólatra), tem qualquer herança no Reino de Cristo e Deus.
Que ninguém vos engane com palavras vazias, pois por causa destas coisas a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência. Portanto, não seja participante com eles. Pois vós outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz, pois o fruto do Espírito está em toda bondade, justiça e verdade, 10 proving o que é bem agradável ao Senhor. 11 não tenham comunhão com os atos infrutíferos das trevas, mas até mesmo os repreendam. 12 Pois é uma vergonha até mesmo falar das coisas que são feitas por eles em segredo. 13 Mas todas as coisas, quando são reprovadas, são reveladas pela luz, pois tudo o que revela é luz. 14 Portanto, ele diz: “Despertai, vós que dormis, e ressuscitai dos mortos, e Cristo brilhará sobre vós”.
15 Portanto, observe cuidadosamente como você caminha, não tão insensato, mas tão sábio, 16 redeeming o tempo, porque os dias são maus. 17 Portanto, não seja insensato, mas entenda qual é a vontade do Senhor. 18 Não se embriagueis com vinho, no qual há dissipação, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando uns com os outros em salmos, hinos e canções espirituais; cantando e fazendo melodia em vosso coração ao Senhor; 20 dando sempre graças a Deus, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, até mesmo ao Pai; 21 submetendo-vos uns aos outros no temor de Cristo.
22 Esposas, estejam sujeitas a seus próprios maridos, como ao Senhor. 23 Pois o marido é a cabeça da esposa, como Cristo também é a cabeça da assembléia, sendo ele mesmo o salvador do corpo. 24 Mas como a assembléia está sujeita a Cristo, que as esposas também estejam sujeitas a seus próprios maridos, em tudo.
25 Maridos, amai vossas esposas, como Cristo também amou a assembléia e se entregou por ela, 26 para que ele a santificasse, tendo-a purificado com a lavagem da água com a palavra, 27 para que ele pudesse apresentar a assembléia a si mesmo gloriosamente, não tendo manchas ou rugas ou qualquer coisa assim, mas que ela fosse santa e sem defeitos. 28 Mesmo assim, os maridos também devem amar suas próprias esposas como se fossem seus próprios corpos. Aquele que ama sua própria esposa, ama a si mesmo. 29 Pois nenhum homem jamais odiou sua própria carne, mas a nutre e a estima, assim como o Senhor também faz a assembléia, 30 porque somos membros de seu corpo, de sua carne e de seus ossos. 31 “Por esta causa um homem deixará seu pai e sua mãe e será unido à sua esposa. Então os dois se tornarão uma só carne”. 32 Este mistério é grande, mas eu falo sobre Cristo e a assembléia. 33 No entanto, cada um de vocês deve também amar sua própria esposa como a si mesmo; e deixar a esposa ver que ela respeita seu marido.
5:31 Gênesis 2:24