3
Gálatas tontos, quem vos enfeitiçou a não obedecer à verdade, diante de cujos olhos Jesus Cristo foi abertamente retratado entre vós como crucificado? Eu só quero aprender isto com vocês: Vocês receberam o Espírito pelas obras da lei, ou pela audição da fé? Você é tão insensato? Tendo começado no Espírito, você está agora completo em carne e osso? Did você sofre tantas coisas em vão, se de fato é em vão? aquele que vos fornece o Espírito e faz milagres entre vós, ele o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir da fé? Mesmo assim, Abraão “acreditou em Deus, e isso foi contado a ele como justiça”. Saiba portanto que aqueles que são de fé são filhos de Abraão. A Escritura, prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, pregou a Boa Nova de antemão a Abraão, dizendo: “Em vós todas as nações serão abençoadas”. Portanto, aqueles que são de fé são abençoados com o fiel Abraão.
10 Para tantos quantos forem das obras da lei, estão sob uma maldição. Pois está escrito: “Malditos todos aqueles que não continuam em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”. 11 Agora que nenhum homem é justificado pela lei diante de Deus é evidente, pois, “O justo viverá pela fé”. 12 A lei não é de fé, mas, “O homem que os faz viverá por eles”.
13 Cristo nos redimiu da maldição da lei, tendo se tornado uma maldição para nós. Pois está escrito: “Malditos todos os que penduram em uma árvore”, 14 para que a bênção de Abraão possa vir sobre os gentios através de Cristo Jesus, para que possamos receber a promessa do Espírito através da fé.
15 Irmãos, falando em termos humanos, embora seja apenas um pacto de homem, ainda que quando foi confirmado, ninguém o torna nulo ou o acrescenta a ele. 16 Agora as promessas foram ditas a Abraão e a seus descendentes.* Ele não diz: “Aos descendentes”, como de muitos, mas como de um, “À sua descendência”, que é Cristo. 17 Agora eu digo isto: Um pacto previamente confirmado por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não anula, de modo a fazer a promessa de nenhum efeito. 18 Pois se a herança é da lei, não é mais uma promessa; mas Deus a concedeu a Abraão por promessa.
19 Então por que existe a lei? Ela foi acrescentada por causa das transgressões, até que os descendentes deveriam vir a quem a promessa foi feita. Ela foi ordenada através de anjos pela mão de um mediador. 20 Agora um mediador não está entre um, mas Deus é um só.
21 A lei é então contra as promessas de Deus? Certamente que não! Pois se houvesse uma lei dada que pudesse dar vida, certamente a retidão teria sido da lei. 22 Mas a Escritura aprisionou todas as coisas sob o pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo pudesse ser dada àqueles que crêem.
23 Mas antes que a fé chegasse, éramos mantidos sob custódia sob a lei, confinados pela fé que depois deveria ser revelada. 24  Para que a lei se tornasse nosso tutor para nos levar a Cristo, para que pudéssemos ser justificados pela fé. 25 Mas agora que a fé chegou, não estamos mais sob a tutela de um tutor. 26 Pois todos vocês são filhos de Deus, através da fé em Cristo Jesus. 27 Pois tantos de vocês, quantos foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. 28 Não há judeu nem grego, não há escravo nem homem livre, não há homem nem mulher; pois todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 Se você é de Cristo, então você é descendente de Abraão e herdeiros de acordo com a promessa.
3:6 Gênesis 15:6 3:8 Gênesis 12:3; 18:18; 22:18 3:10 Deuteronômio 27:26 3:11 Habakkuk 2:4 3:12 Levítico 18:5 3:13 Deuteronômio 21:23 * 3:16 ou, semente 3:16 ou, sementes 3:16 Gênesis 12:7; 13:15; 24:7