4
Mas eu digo que enquanto o herdeiro for uma criança, ele não é diferente de um servo, embora seja senhor de tudo, mas está sob tutores e mordomos até o dia designado pelo pai. Assim também nós, quando éramos crianças, éramos mantidos em cativeiro sob os princípios elementares do mundo. Mas quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a lei, para que ele pudesse resgatar aqueles que estavam sob a lei, para que pudéssemos receber a adoção quando crianças. E porque vocês são crianças, Deus enviou o Espírito de seu Filho em seus corações, gritando: “Abba, *Pai”! Portanto, vocês não são mais um servo, mas um filho; e se um filho, então um herdeiro de Deus através de Cristo.
No entanto, naquela época, sem conhecer Deus, você estava em cativeiro com aqueles que por natureza não são deuses. Mas agora que você chegou a conhecer a Deus, ou melhor, a ser conhecido por Deus, por que você volta novamente aos princípios elementares fracos e miseráveis, aos quais você deseja estar novamente em cativeiro? 10 Você observa dias, meses, estações e anos. 11 Temo por você, que eu possa ter desperdiçado meu trabalho por você.
12 Eu vos imploro, irmãos, tornem-se como eu sou, pois eu também me tornei como vocês. Vocês não me fizeram mal, 13 mas sabem que por causa da fraqueza na carne eu preguei a Boa Nova a vocês pela primeira vez. 14 Aquilo que foi uma tentação para vocês em minha carne, vocês não desprezaram nem rejeitaram; mas me receberam como um anjo de Deus, mesmo como Cristo Jesus.
15 Qual foi a bênção que você desfrutou? Pois eu lhe testemunho que, se possível, você teria arrancado seus olhos e os teria dado a mim. 16  Então, será que eu me tornei seu inimigo, dizendo-lhe a verdade? 17 Eles não o procuram com zelo de nenhuma maneira boa. Não, eles desejam aliená-lo, para que você possa procurá-los. 18 Mas é sempre bom ser zeloso em uma boa causa, e não apenas quando estou presente com você.
19 Meus filhinhos, dos quais estou novamente em trabalho até que Cristo seja formado em vocês - 20 mas eu poderia desejar estar presente com vocês agora, e mudar meu tom, pois estou perplexo com vocês.
21 Diga-me, você que deseja estar sob a lei, não ouve a lei? 22 Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um pelo servo, e outro pela mulher livre. 23 Entretanto, o filho da serva nasceu segundo a carne, mas o filho da mulher livre nasceu por promessa. 24 Estas coisas contêm uma alegoria, pois estas são duas alianças. Um é do Monte Sinai, que tem filhos para a escravidão, que é Hagar. 25 Pois esta Agar é do Monte Sinai, na Arábia, e responde à Jerusalém que existe agora, pois ela está em cativeiro com seus filhos. 26 Mas a Jerusalém que está acima é livre, que é a mãe de todos nós. 27 Pois ela está escrita,
“Alegre-se, seu estéril que não suporta.
Quebrar e gritar, você que não trabalha.
Pois as mulheres desoladas têm mais filhos do que ela que tem um marido”.
28 Agora nós, irmãos, como Isaac era, somos filhos de promessa. 29 Mas como então, aquele que nasceu segundo a carne perseguiu aquele que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora. 30 No entanto, o que diz a Escritura? “Deita fora o servo e seu filho, pois o filho do servo não herdará com o filho da mulher livre”. 31  Então, irmãos, não somos filhos de uma serva, mas de uma mulher livre.
* 4:6 Abba é uma grafia grega para a palavra aramaica para “Pai” ou “Papai” usada de uma forma familiar, respeitosa e amorosa. 4:27 Isaías 54:1 4:30 Gênesis 21:10