8
Deus se lembrou de Noé, de todos os animais e de todo o gado que estavam com ele no navio; e Deus fez um vento para passar sobre a terra. As águas baixaram. As fontes do fundo e as janelas do céu também foram paradas, e a chuva do céu foi contida. As águas recuaram continuamente da terra. Após o final de cento e cinqüenta dias as águas recuaram. O navio descansou no sétimo mês, no décimo sétimo dia do mês, nas montanhas de Ararat. As águas recuaram continuamente até o décimo mês. No décimo mês, no primeiro dia do mês, os cumes das montanhas eram visíveis.
Ao final de quarenta dias, Noé abriu a janela do navio que ele havia feito, e enviou um corvo. Ele ia e voltava, até que as águas secassem da terra. Ele mesmo mandou uma pomba para ver se as águas eram abatidas da superfície do solo, mas a pomba não encontrou lugar para descansar o pé, e ela voltou para o navio, pois as águas estavam na superfície de toda a terra. Ele estendeu sua mão, pegou-a e a trouxe até ele no navio. 10 Ele esperou mais sete dias; e novamente ele enviou a pomba para fora do navio. 11 A pomba voltou para ele à noite e, eis que na boca dela estava uma folha de oliveira recém colhida. Então Noé sabia que as águas tinham sido abatidas da terra. 12 Ele esperou mais sete dias, e enviou a pomba; e ela não voltou mais para ele.
13 No primeiro ano, no primeiro mês, no primeiro dia do mês, seiscentos anos, as águas foram secas da terra. Noé retirou a cobertura do navio, e olhou. Ele viu que a superfície do solo estava seca. 14 No segundo mês, no vigésimo sétimo dia do mês, a terra estava seca.
15 Deus falou com Noé, dizendo: 16 “Saia do navio, você, sua esposa, seus filhos e as esposas de seus filhos com você. 17 Traga consigo todos os seres vivos que estão consigo de toda a carne, inclusive aves, gado e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, para que se reproduzam abundantemente na terra, sejam fecundos e se multipliquem sobre a terra”.
18 Noé saiu com seus filhos, sua esposa e as mulheres de seus filhos com ele. 19 Cada animal, cada coisa rasteira, e cada ave, qualquer coisa que se mova sobre a terra, depois que suas famílias, saíram do navio.
20 Noé construiu um altar para Yahweh, e levou de cada animal limpo, e de cada ave limpa, e ofereceu ofertas queimadas sobre o altar. 21 Yahweh sentiu o cheiro agradável. Yahweh disse em seu coração: “Não amaldiçoarei mais o chão por causa do homem porque a imaginação do coração do homem é maligna desde sua juventude”. Não voltarei a golpear todos os seres vivos, como já fiz”. 22 Enquanto a terra permanecer, o tempo da semente e da colheita, e o frio e o calor, e o verão e o inverno, e o dia e a noite não cessarão”.