9
Deus abençoou Noé e seus filhos, e lhes disse: “Sejam fecundos, multipliquem-se e reabasteçam a terra”. O medo de vocês e o pavor de vocês estarão sobre cada animal da terra, e sobre cada ave do céu”. Tudo o que se move ao longo da terra, e todos os peixes do mar, são entregues em suas mãos. Cada coisa que se move que vive será alimento para você. Como eu lhe dei a erva verde, eu lhe dei tudo a você. Mas a carne com sua vida, ou seja, seu sangue, você não comerá. Certamente exigirei a prestação de contas pelo sangue de sua vida. Às mãos de cada animal, eu o requererei. Na mão do homem, mesmo na mão do irmão de cada homem, eu exigirei a vida do homem. Whoever derrama o sangue do homem, seu sangue será derramado pelo homem, pois Deus fez o homem à sua própria imagem. Seja fecundo e multiplique. Aumenta abundantemente na terra, e multiplica-te nela”.
Deus falou a Noé e a seus filhos com ele, dizendo: “Quanto a mim, eis que estabeleço minha aliança com você, e com seus descendentes depois de você, 10 e com todo ser vivo que está com você: as aves, o gado e todo animal da terra com você, de todos os que saem do navio, até mesmo todo animal da terra. 11 Eu estabelecerei meu convênio com vocês: Toda a carne não será mais cortada pelas águas do dilúvio. Nunca mais haverá uma inundação para destruir a terra”. 12 Deus disse: “Este é o sinal do pacto que faço entre mim e vós e todo ser vivo que está convosco, por gerações perpétuas”: 13 Coloco meu arco-íris na nuvem, e será um sinal de um pacto entre mim e a Terra”. 14 Quando eu trouxer uma nuvem sobre a terra, que o arco-íris será visto na nuvem, 15 eu me lembrarei da minha aliança, que é entre mim e você e todo ser vivo de toda a carne, e as águas não se tornarão mais uma inundação para destruir toda a carne. 16 O arco-íris será visto na nuvem. Vou olhar para ele, para que eu possa me lembrar da aliança eterna entre Deus e cada ser vivo de toda a carne que está sobre a terra”. 17 Deus disse a Noé: “Este é o símbolo do pacto que estabeleci entre mim e toda a carne que está sobre a terra”.
18 Os filhos de Noé que saíram do navio eram Shem, Ham e Japheth. Ham é o pai de Canaã. 19 Estes três eram os filhos de Noé, e destes a terra inteira foi povoada.
20 Noé começou a ser agricultor e plantou um vinhedo. 21 Ele bebeu do vinho e ficou bêbado. Ele foi descoberto dentro de sua tenda. 22 Ham, o pai de Canaan, viu a nudez de seu pai, e contou aos seus dois irmãos lá fora. 23 Shem e Japheth pegaram uma roupa e a colocaram sobre os dois ombros, entraram de costas e cobriram a nudez de seu pai. Seus rostos estavam ao contrário e não viram a nudez do pai. 24 Noé acordou de seu vinho e sabia o que seu filho mais novo havia feito com ele. 25 Disse ele,
“Canaã é amaldiçoada.
Ele será um servo de servos para seus irmãos”.
26 Ele disse,
“Bendito seja Yahweh, o Deus de Shem”.
Que Canaan seja seu servo.
27 Que Deus amplie o Japheth.
Deixe-o morar nas tendas de Shem.
Que Canaan seja seu servo”.
28 Noé viveu trezentos e cinqüenta anos após a enchente. 29 Todos os dias de Noé foram novecentos e cinqüenta anos, e então ele morreu.