14
“Não deixe seu coração ser perturbado”. Acredite em Deus. Acredite também em mim. Na casa de meu Pai há muitos lares. Se não fosse assim, eu lhe teria dito. Vou preparar um lugar para você. Se eu for e preparar um lugar para vocês, irei novamente e os receberei para mim mesmo; que onde eu estiver, vocês também poderão estar lá. Você sabe onde eu vou, e sabe o caminho”.
Thomas disse-lhe: “Senhor, não sabemos para onde você está indo. Como podemos saber o caminho?”
Jesus lhe disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se você me tivesse conhecido, teria conhecido meu Pai também. De agora em diante, você o conhece e já o viu”.
Philip disse-lhe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso será suficiente para nós”.
Jesus lhe disse: “Estou com você há tanto tempo, e você não me conhece, Philip? Aquele que me viu, viu o Pai. Como você diz: “Mostra-nos o Pai”? 10  Você não acredita que eu estou no Pai, e o Pai em mim? As palavras que eu vos digo, não falo de mim mesmo; mas o Pai que vive em mim faz suas obras. 11  Acredite que eu estou no Pai, e o Pai em mim; ou então acredite em mim mesmo pelas obras. 12  Certamente eu vos digo, aquele que acredita em mim, nas obras que eu faço, ele fará também; e ele fará obras maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. 13  Tudo o que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14  Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 15  Se vocês me amam, guardem meus mandamentos. 16  Orarei ao Pai, e ele vos dará outro Conselheiro, *para que esteja convosco para sempre: 17  o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, pois ele não o vê e não o conhece. Você o conhece, pois ele vive com você e estará em você. 18  Não vos deixarei órfãos. Eu virei até vocês. 19  Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vocês me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. 20  Nesse dia vocês saberão que eu estou em meu Pai, e vocês em mim, e eu em vocês. 21  Aquele que tem meus mandamentos e os guarda, essa pessoa é aquele que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei, e me revelarei a ele”.
22 Judas (não Iscariotes) lhe disse: “Senhor, o que aconteceu que você está prestes a revelar-se a nós, e não ao mundo?
23 Jesus lhe respondeu: “Se um homem me ama, ele cumprirá minha palavra”. Meu Pai o amará, e nós iremos até ele e faremos nossa casa com ele”. 24  Aquele que não me ama não guarda minhas palavras. A palavra que você ouve não é minha, mas do Pai que me enviou.
25  “Eu disse estas coisas a você enquanto ainda vivia com você. 26  Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos lembrará de tudo o que vos disse. 27  A paz eu a deixo com vocês. Minha paz eu vos dou; não como o mundo vos dá, eu vos dou. Não deixeis que vosso coração seja perturbado, nem que seja temeroso. 28  Ouvistes como eu vos disse: 'Vou embora, e voltarei para vós'. Se você me amasse, teria se alegrado porque eu disse 'vou para meu Pai'; pois o Pai é maior do que eu. 29  Agora eu já lhe disse antes de acontecer para que quando acontecer, você possa acreditar. 30  Não falarei mais com vocês, pois o príncipe do mundo vem, e ele não tem nada em mim. 31  Mas que o mundo saiba que eu amo o Pai, e como o Pai me ordenou, assim mesmo eu amo. Levantem-se, vamos a partir daqui.
* 14:16 Grego παρακλητον: Conselheiro, Ajudante, Intercessor, Advogado e Consolador.