15
“Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor”. Cada ramo em mim que não dá frutos, ele tira”. Cada ramo que dá frutos, ele poda, para que possa dar mais frutos. Você já está podado puro por causa da palavra que eu lhe falei. Permaneça em mim e eu em você. Como o galho não pode dar frutos por si só, a menos que permaneça na videira, assim também você não pode, a menos que permaneça em mim. Eu sou a videira. Vocês são os galhos. Aquele que permanece em mim e eu nele dá muitos frutos, pois, além de mim, vocês não podem fazer nada. Se um homem não permanece em mim, é expulso como um galho e murcha; e eles os recolhem, os jogam no fogo e são queimados. Se você permanecer em mim, e minhas palavras permanecerem em você, você vai pedir o que desejar, e isso será feito por você.
“Nisto meu Pai é glorificado, que vós deis muitos frutos; e assim sereis meus discípulos”. Como o Pai me amou, eu também vos amei. Permanecei no meu amor. 10  Se guardardes meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. 11  Eu vos falei estas coisas, para que minha alegria permaneça em vós, e para que vossa alegria seja plena.
12  “Este é meu mandamento, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. 13  Um amor maior não tem ninguém além deste, que alguém dê sua vida por seus amigos. 14  Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordenar. 15  Não mais vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas eu vos chamei amigos, por tudo o que ouvi de meu Pai, eu vos dei a conhecer. 16  Vós não me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos nomeei, para que vades e deis frutos, e que vossos frutos permaneçam; para que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dê.
17  “Eu vos ordeno estas coisas, para que vocês se amem uns aos outros. 18  Se o mundo te odeia, você sabe que ele me odiou antes de te odiar. 19  Se você fosse do mundo, o mundo amaria o seu próprio. Mas porque você não é do mundo, já que eu o escolhi fora do mundo, portanto o mundo o odeia. 20  Lembre-se da palavra que eu disse a você: “Um servo não é maior do que seu senhor”. Se eles me perseguiram, também o perseguirão. Se mantiverem minha palavra, eles também manterão a sua. 21  Mas eles lhe farão todas estas coisas por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. 22  Se eu não tivesse vindo e falado com eles, eles não teriam pecado; mas agora eles não têm desculpa para o pecado deles. 23  Aquele que me odeia, odeia também meu Pai. 24  Se eu não tivesse feito entre eles as obras que ninguém mais fez, eles não teriam pecado. Mas agora eles viram e também odiaram tanto a mim quanto a meu Pai. 25  Mas isto aconteceu para que se cumprisse a palavra que estava escrita na lei deles: “Eles me odiavam sem causa”.
26  “Quando o Conselheiro*que eu lhe enviarei do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele testemunhará sobre mim”. 27  Você também testemunhará, porque está comigo desde o início.
15:20 15:20 15:25 15:25 * 15:26 Grego Parakletos: Conselheiro, Ajudante, Advogado, Intercessor e Consolador.