2
No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava lá. Jesus também foi convidado, com seus discípulos, para o casamento. Quando o vinho acabou, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho”.
Jesus disse a ela: “Mulher, o que isso tem a ver com você e comigo? Minha hora ainda não chegou”.
Sua mãe disse aos criados: “O que quer que ele diga a vocês, façam-no”.
Agora havia seis potes de água de pedra colocados ali após o modo de purificação dos judeus, contendo dois ou três metros *cada um. Jesus disse-lhes: “Encham os potes de água com água”. Então eles os encheram até a borda. Ele disse a eles: “Agora, tira alguns para fora e leva-os ao soberano da festa”. Então, eles a levaram. Quando a régua da festa provou a água agora se tornou vinho, e não sabia de onde vinha (mas os servos que haviam tirado a água sabiam), a régua da festa chamou o noivo 10 e lhe disse: “Todos servem o bom vinho primeiro, e quando os convidados bebem livremente, então o que é pior. Vocês guardaram o bom vinho até agora”! 11 Este início de seus sinais que Jesus fez em Caná da Galiléia, e revelou sua glória; e seus discípulos acreditaram nele.
12 Depois disso, ele foi para Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e lá permaneceram alguns dias.
13 A Páscoa dos judeus estava próxima, e Jesus subiu a Jerusalém. 14 Ele encontrou no templo aqueles que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas de dinheiro sentados. 15 Ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, tanto as ovelhas como os bois; e derramou o dinheiro dos cambistas e derrubou suas mesas. 16 Para aqueles que venderam as pombas, ele disse: “Tirem estas coisas daqui! Não faça da casa de meu Pai um mercado”! 17 Seus discípulos lembraram que estava escrito: “O zelo por sua casa vai me devorar”.
18 Os judeus responderam-lhe: “Que sinal você nos mostra, vendo que você faz essas coisas”?
19 Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e em três dias eu o levantarei”.
20 Portanto, os judeus disseram: “Foram necessários quarenta e seis anos para construir este templo! Você vai erguê-lo em três dias”? 21 Mas ele falou sobre o templo de seu corpo. 22 Quando, portanto, ele ressuscitou dos mortos, seus discípulos se lembraram que ele disse isto, e acreditaram na Escritura e na palavra que Jesus havia dito.
23 Agora, quando ele estava em Jerusalém na Páscoa, durante a festa, muitos acreditavam em seu nome, observando seus sinais, o que ele fazia. 24 Mas Jesus não se confiou a eles, porque conhecia a todos, 25  e porque não precisava que ninguém testemunhasse a respeito do homem; pois ele mesmo sabia o que havia no homem.
* 2:6 2 a 3 metros é cerca de 20 a 30 U. S. Gallons, ou 75 a 115 litros. 2:17 Salmo 69:9