7
Depois destas coisas, Jesus estava caminhando na Galiléia, pois ele não caminharia na Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo. Agora a festa dos judeus, a Festa das Cabines, estava próxima. Seus irmãos, portanto, lhe disseram: “Parta daqui e vá para a Judéia, para que seus discípulos também possam ver suas obras que você faz”. Pois ninguém faz nada em segredo enquanto ele procura ser conhecido abertamente”. Se você fizer estas coisas, revele-se ao mundo”. Pois até mesmo seus irmãos não acreditaram nele.
Jesus, portanto, lhes disse: “Minha hora ainda não chegou, mas sua hora está sempre pronta”. O mundo não pode odiá-lo, mas ele me odeia, porque eu testemunho sobre isso, que suas obras são más. Você vai para a festa. Eu ainda não vou a esta festa, porque meu tempo ainda não está cumprido”.
Having disse-lhes estas coisas, ele ficou na Galiléia. 10 Mas quando seus irmãos subiram para a festa, ele também subiu, não publicamente, mas como se estivesse em segredo. 11 Os judeus, portanto, o procuraram na festa, e disseram: “Onde ele está? 12 Havia muito murmúrio entre as multidões que se referiam a ele. Alguns diziam: “Ele é um bom homem”. Outros diziam: “Não é assim, mas ele conduz a multidão ao engano”. 13 No entanto, ninguém falava abertamente dele por medo dos judeus. 14 Mas quando agora era o meio da festa, Jesus subiu ao templo e ensinou. 15 Os judeus, portanto, maravilharam-se, dizendo: “Como este homem conhece as cartas, nunca tendo sido educado”?
16 Jesus, portanto, lhes respondeu: “Meu ensinamento não é meu, mas daquele que me enviou”. 17  Se alguém quiser fazer sua vontade, saberá do ensinamento, seja de Deus ou se eu estou falando de mim mesmo. 18  Aquele que fala de si mesmo busca sua própria glória, mas aquele que busca a glória daquele que o enviou é verdadeiro, e nenhuma injustiça está nele. 19  Moisés não lhe deu a lei, e ainda assim nenhum de vocês cumpre a lei? Por que procurais me matar”?
20 A multidão respondeu: “Você tem um demônio! Quem procura matar você”?
21 Jesus lhes respondeu: “Eu fiz um trabalho e todos vocês se maravilham por causa dele”. 22  Moisés lhe deu a circuncisão (não que seja de Moisés, mas dos pais), e no sábado você circuncidou um menino. 23  Se um menino recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, você está zangado comigo porque eu fiz um homem completamente saudável no sábado? 24  Não julgue de acordo com a aparência, mas julgue o justo julgamento”.
25 Portanto, alguns deles de Jerusalém disseram: “Não é este aquele a quem eles procuram matar? 26 Eis que ele fala abertamente, e eles não lhe dizem nada. Será que os governantes realmente sabem que este é verdadeiramente o Cristo? 27 No entanto, sabemos de onde este homem vem, mas quando o Cristo vier, ninguém saberá de onde ele vem”.
28 Jesus, portanto, gritou no templo, ensinando e dizendo: “Vocês me conhecem e sabem de onde eu venho”. Eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, que vocês não conhecem”. 29  Eu o conheço, porque sou dele, e ele me enviou”.
30 Eles procuraram, portanto, levá-lo; mas ninguém lhe tocou, porque sua hora ainda não havia chegado. 31 Mas, da multidão, muitos acreditavam nele. Disseram: “Quando o Cristo vier, ele não fará mais sinais do que aqueles que este homem fez, fará ele? 32 Os fariseus ouviram a multidão murmurando estas coisas a seu respeito, e os chefes dos sacerdotes e os fariseus enviaram oficiais para prendê-lo.
33 Então Jesus disse: “Estarei com você um pouco mais de tempo, depois vou até Aquele que me enviou”. 34  Você vai me procurar e não me encontrará. Você não pode vir onde eu estou”.
35 Os judeus, portanto, disseram entre si: “Para onde este homem irá que não o encontraremos? Irá ele para a Dispersão entre os gregos e ensinar os gregos? 36 Que palavra é essa que ele disse: “Você vai me procurar e não vai me encontrar;” e “Onde eu estou, você não pode vir”?
37 Agora, no último e maior dia da festa, Jesus levantou-se e gritou: “Se alguém está com sede, que venha a mim e beba! 38  Aquele que acredita em mim, como diz a Escritura, de dentro dele correrão rios de água viva”. 39 Mas ele disse isto sobre o Espírito, que aqueles que acreditam nele deveriam receber. Pois o Espírito Santo ainda não foi dado, porque Jesus ainda não foi glorificado.
40 Muitos da multidão, portanto, quando ouviram estas palavras, disseram: “Este é verdadeiramente o profeta”. 41 Outros diziam: “Este é o Cristo”. Mas alguns diziam: “O quê, o Cristo vem da Galiléia? 42 A Escritura não disse que o Cristo vem da descendência* de Davi, e de Belém, a aldeia onde Davi estava?”. 43 Então surgiu uma divisão na multidão por causa dele. 44 Alguns deles o teriam prendido, mas ninguém lhe pôs as mãos em cima. 45 Os oficiais, portanto, foram ter com os principais sacerdotes e fariseus; e disseram-lhes: “Por que vocês não o trouxeram?
46 Os oficiais responderam: “Nenhum homem jamais falou como este homem”!
47 Os fariseus, portanto, responderam-lhes: “Vocês também não são enganados, pois não? 48 Será que algum dos governantes ou algum dos fariseus acreditou nele? 49 Mas esta multidão que não conhece a lei é amaldiçoada”.
50 Nicodemus (aquele que veio até ele à noite, sendo um deles) disse-lhes, 51  “Será que nossa lei julga um homem a menos que ele ouça primeiro dele pessoalmente e saiba o que ele faz”?
52 Responderam-lhe: “Você também é da Galileia? Procure e veja que nenhum profeta surgiu fora da Galiléia”.
53 Todos foram para sua própria casa,
* 7:42 ou, semente 7:42 2 Samuel 7:12 7:42 Miquéias 5:2 7:52 Ver Isaías 9:1; Mateus 4:13-16