8
mas Jesus foi para o Monte das Oliveiras.
Agora bem cedo pela manhã, ele entrou novamente no templo, e todas as pessoas vieram até ele. Ele se sentou e os ensinou. Os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher levada em adultério. Tendo-a colocado no meio, eles lhe disseram: “Professor, encontramos esta mulher em adultério, no próprio ato”. Agora em nossa lei, Moisés nos ordenou que apedrejássemos tais mulheres. O que você diz então sobre ela”? Disseram isso testando-o, que talvez tivessem algo de que acusá-lo.
Mas Jesus abaixou-se e escreveu no chão com seu dedo. Mas quando eles continuaram lhe perguntando, ele olhou para cima e lhes disse: “Aquele que não tem pecado entre vós, deixai-o atirar a primeira pedra sobre ela”. Novamente ele se abaixou e escreveu no chão com seu dedo.
Eles, quando ouviram isso, sendo condenados pela consciência, saíram um a um, começando pelo mais velho, até o último. Jesus foi deixado sozinho com a mulher onde ela estava, no meio. 10 Jesus, de pé, a viu e disse: “Mulher, onde estão seus acusadores? Ninguém te condenou?”.
11 Ela disse: “Ninguém, Senhor”.
Jesus disse: “Nem eu tampouco os condeno”. Vá em seu caminho. De agora em diante, não peque mais”. *
12 Mais uma vez, portanto, Jesus falou com eles, dizendo: “Eu sou a luz do mundo”. Aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.
13 Os fariseus, portanto, lhe disseram: “Você testemunha sobre si mesmo”. O seu testemunho não é válido”.
14 Jesus lhes respondeu: “Mesmo que eu testemunhe sobre mim mesmo, meu testemunho é verdadeiro, pois sei de onde venho e para onde vou; mas vocês não sabem de onde venho, ou para onde vou. 15  Vocês julgam de acordo com a carne. Eu não julgo ninguém. 16  Mesmo que eu julgue, meu julgamento é verdadeiro, pois não estou sozinho, mas estou com o Pai que me enviou. 17  Também está escrito em sua lei que o testemunho de duas pessoas é válido. 18  Eu sou aquele que testemunha sobre mim, e o Pai que me enviou testemunha sobre mim”.
19 Disseram-lhe então: “Onde está seu Pai?”
Jesus respondeu: “Você não me conhece nem a mim nem a meu Pai”. Se você me conhecesse, conheceria meu Pai também”. 20 Jesus pronunciou estas palavras na tesouraria, como ensinou no templo. Mas ninguém o prendeu, porque sua hora ainda não havia chegado. 21 Jesus disse-lhes, portanto, novamente: “Vou embora, e vocês me buscarão, e morrerão em seus pecados”. Para onde eu for, vocês não poderão vir”.
22 Portanto, os judeus disseram: “Será que ele vai se matar, porque diz: 'Para onde eu vou, você não pode vir'”?
23 Ele disse a eles: “Vocês são de baixo. Eu sou de cima”. Vocês são deste mundo”. Eu não sou deste mundo. 24  Eu vos disse, portanto, que morrereis em vossos pecados; pois se não acreditardes que eu sou ele, morrereis em vossos pecados”.
25 Disseram-lhe portanto: “Quem é você?”
Jesus disse a eles: “Exatamente o que eu tenho dito a vocês desde o início. 26  Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a seu respeito”. Entretanto, aquele que me enviou é verdadeiro; e as coisas que eu ouvi dele, estas eu digo ao mundo”.
27 Eles não entenderam que ele lhes falava sobre o Pai. 28 Portanto, Jesus lhes disse: “Quando vocês tiverem levantado o Filho do Homem, então saberão que eu sou ele, e não faço nada de mim, mas como meu Pai me ensinou, eu digo estas coisas”. 29  Aquele que me enviou está comigo. O Pai não me deixou sozinho, pois eu sempre faço as coisas que lhe agradam”.
30 Enquanto ele falava estas coisas, muitos acreditavam nele. 31 Portanto, Jesus disse aos judeus que haviam acreditado nele: “Se vocês permanecerem em minha palavra, então vocês são verdadeiramente meus discípulos”. 32  Conhecerão a verdade, e a verdade vos libertará”.
33 Eles lhe responderam: “Somos descendentes de Abraão, e nunca estivemos em cativeiro com ninguém”. Como se diz: 'Vocês serão libertados'”?”
34 Jesus lhes respondeu: “Certamente vos digo que todo aquele que comete pecado é o escravo do pecado”. 35  Um servo de ligação não vive na casa para sempre. Um filho permanece para sempre. 36  Se, portanto, o Filho o torna livre, você será de fato livre. 37  Eu sei que você é filho de Abraão, mas você procura me matar, porque minha palavra não encontra lugar em você. 38  Eu digo as coisas que tenho visto com meu Pai; e vós também fazeis as coisas que tendes visto com vosso Pai”.
39 Eles lhe responderam: “Nosso pai é Abraão”.
Jesus lhes disse: “Se vocês fossem filhos de Abraão, vocês fariam o trabalho de Abraão. 40  Mas agora vocês procuram me matar, um homem que lhes disse a verdade que eu ouvi de Deus”. Abraão não fez isso. 41  Vocês fazem as obras de seu pai”.
Eles lhe disseram: “Não nascemos da imoralidade sexual. Temos um só Pai, Deus”.
42 Therefore Jesus lhes disse: “Se Deus fosse seu pai, você me amaria, pois eu vim e vim de Deus”. Pois eu não vim de mim mesmo, mas Ele me enviou. 43  Por que vocês não entendem meu discurso? Porque você não pode ouvir minha palavra. 44  Você é de seu pai, o diabo, e quer fazer os desejos de seu pai. Ele foi um assassino desde o início, e não permanece na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele fala uma mentira, ele fala por conta própria; pois é um mentiroso, e o pai da mentira. 45  Mas porque eu digo a verdade, você não acredita em mim. 46  Qual de vocês me convence de pecado? Se eu disser a verdade, por que não acreditam em mim? 47  Aquele que é de Deus ouve as palavras de Deus. Por esta causa, vocês não ouvem, porque não são de Deus”.
48 Então os judeus lhe responderam: “Não dizemos bem que você é samaritano e tem um demônio?”
49 Jesus respondeu: “Eu não tenho um demônio, mas eu honro meu Pai e vocês me desonram”. 50  Mas eu não busco minha própria glória. Há um que procura e julga. 51  Certamente, eu vos digo, se uma pessoa cumpre minha palavra, jamais verá a morte”.
52 Então os judeus lhe disseram: “Agora sabemos que você tem um demônio”. Abraão morreu, assim como os profetas; e vocês dizem: “Se um homem mantiver minha palavra, nunca sentirá o gosto da morte”. 53 Você é maior do que nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas morreram. Quem você se faz passar por ele”?
54 Jesus respondeu: “Se eu me glorifico, minha glória não é nada”. É meu Pai que me glorifica, de quem o senhor diz que é o nosso Deus”. 55  Vós não o conheceis, mas eu o conheço. Se eu dissesse: “Eu não o conheço”, seria como você, um mentiroso. Mas eu o conheço e cumpro sua palavra. 56  Seu pai Abraão se regozijou ao ver meu dia. Ele o viu e ficou contente”.
57 Os judeus lhe disseram, portanto: “Você ainda não tem cinqüenta anos! Você já viu Abraão”?
58 Jesus lhes disse: “Certamente, eu lhes digo, antes de Abraão vir à existência, EU SOU”. ”
59  Por isso pegaram pedras para jogá-lo, mas Jesus se escondeu e saiu do templo, tendo passado pelo meio deles, e assim passou.
8:5 Levítico 20:10; Deuteronômio 22:22 * 8:11 NU inclui João 7:53-João 8:11, mas coloca parênteses ao redor para indicar que os críticos textuais tinham menos confiança de que isto era original. 8:12 Isaías 60:1 8:17 Deuteronômio 17:6; 19:15 8:24 ou, EU SOU 8:32 Salmo 119:45 8:58 Êxodo 3:14