9
Ao passar por ele, ele viu um homem cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: “Rabino, quem pecou, este homem ou seus pais, que ele nasceu cego...”.
Jesus respondeu: “Este homem não pecou, nem seus pais, mas para que as obras de Deus pudessem ser reveladas nele. Devo trabalhar as obras d'Aquele que me enviou enquanto é dia”. A noite está chegando, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto eu estiver no mundo, eu sou a luz do mundo”. Quando ele disse isto, cuspiu no chão, fez lama com a saliva, untou os olhos do cego com a lama, e disse-lhe: “Vai, lava-te na piscina de Siloé” (que significa “Enviado”). Então ele foi embora, lavou-se, e voltou a ver.
Então os vizinhos e aqueles que viram que ele estava cego antes disseram: “Não é este aquele que se sentou e implorou? Outros diziam: “É ele”. Outros ainda diziam: “Ele é parecido com ele”.
Ele disse: “Eu sou ele”.
10 Por isso lhe perguntavam: “Como seus olhos foram abertos”?
11 Ele respondeu: “Um homem chamado Jesus fez lama, ungiu meus olhos e me disse: 'Vá para a piscina de Siloé e lave-se'. Então fui embora e me lavei, e recebi a visão”.
12 Então lhe perguntaram: “Onde ele está?”
Ele disse: “Eu não sei”.
13 Eles trouxeram aquele que tinha sido cego para os fariseus. 14 Era um sábado quando Jesus fez a lama e lhe abriu os olhos. 15 Mais uma vez, portanto, os fariseus também lhe perguntaram como ele tinha recebido sua visão. Ele lhes disse: “Ele colocou lama em meus olhos, eu lavei, e vejo”.
16 Alguns, portanto, dos fariseus disseram: “Este homem não é de Deus, porque ele não guarda o sábado”.
Outros disseram: “Como pode um homem que é pecador fazer tais sinais?” Então houve uma divisão entre eles.
17 Por isso perguntaram novamente ao cego: “O que você diz sobre ele, porque ele abriu seus olhos”?
Ele disse: “Ele é um profeta”.
18 Os judeus, portanto, não acreditavam que ele tinha sido cego e tinha recebido sua visão, até que chamaram os pais daquele que tinha recebido sua visão, 19 e lhes perguntaram: “Este é seu filho, que você diz ter nascido cego? Como então ele vê agora”?
20 Seus pais responderam: “Sabemos que este é nosso filho, e que ele nasceu cego; 21 mas como ele vê agora, não sabemos; ou quem lhe abriu os olhos, não sabemos”. Ele é maior de idade. Pergunte a ele. Ele falará por si mesmo”. 22 Seus pais disseram estas coisas porque temiam os judeus; pois os judeus já haviam concordado que se algum homem o confessasse como Cristo, ele seria expulso da sinagoga. 23 Portanto, seus pais disseram: “Ele é maior de idade”. Pergunte-lhe”.
24 Então eles chamaram o homem que estava cego uma segunda vez, e lhe disseram: “Dê glória a Deus”. Sabemos que este homem é um pecador”.
25 Portanto, ele respondeu: “Eu não sei se ele é pecador. Uma coisa eu sei: que embora eu fosse cego, agora eu vejo”.
26 Eles disseram a ele novamente: “O que ele fez com você? Como ele abriu seus olhos”?
27 Ele lhes respondeu: “Eu já lhe disse, e você não me escutou. Por que você quer ouvi-lo novamente? Você não quer se tornar discípulo dele também, não é mesmo?”
28 Eles o insultaram e disseram: “Você é seu discípulo, mas nós somos discípulos de Moisés”. 29 Sabemos que Deus falou a Moisés. Mas quanto a este homem, não sabemos de onde ele vem”.
30 O homem respondeu-lhes: “Que maravilha! Você não sabe de onde ele vem, mas ele me abriu os olhos. 31 Sabemos que Deus não escuta os pecadores, mas se alguém é adorador de Deus e faz sua vontade, ele o escuta. 32 Desde o início do mundo nunca se ouviu falar que alguém tenha aberto os olhos de alguém que nasceu cego. 33 Se este homem não fosse de Deus, ele não poderia fazer nada”.
34 Responderam-lhe: “Você nasceu em pecado e nos ensina”? Então eles o expulsaram.
35 Jesus ouviu dizer que o haviam expulsado e, ao encontrá-lo, disse: “Você acredita no Filho de Deus”?
36 Ele respondeu: “Quem é ele, Senhor, para que eu possa acreditar nele?”.
37 Jesus lhe disse: “Ambos o viram, e é ele quem fala com você”.
38 Ele disse: “Senhor, eu acredito!” e ele o adorava.
39 Jesus disse: “Eu vim a este mundo para julgar, para que aqueles que não vêem possam ver; e para que aqueles que vêem possam ficar cegos”.
40 Os fariseus que estavam com ele ouviram estas coisas e lhe disseram: “Também nós somos cegos”?
41  Jesus disse a eles: “Se você fosse cego, não teria pecado; mas agora você diz: 'Nós vemos'. Portanto, seu pecado permanece.
9:31 Salmo 66:18; Provérbios 15:29; 28:9