A boa notícia de acordo com
Lucas
1
Since muitos se comprometeram a colocar em ordem uma narrativa a respeito daqueles assuntos que foram cumpridos entre nós, mesmo quando aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servidores da palavra nos entregaram, it também me pareceu bom, tendo traçado o curso de todas as coisas com precisão desde o primeiro, para escrever a você em ordem, o mais excelente Teófilo; para que você possa saber a certeza a respeito das coisas em que você foi instruído.
Havia nos dias de Herodes, o rei da Judéia, um certo sacerdote chamado Zacarias, da divisão sacerdotal de Abijah. Ele tinha uma esposa das filhas de Aarão, e seu nome era Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, andando sem culpa em todos os mandamentos e ordenanças do Senhor. Mas elas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambas estavam bem avançadas em anos.
Agora, enquanto ele executava o ofício sacerdotal diante de Deus na ordem de sua divisão de acordo com o costume do ofício sacerdotal, sua sorte era entrar no templo do Senhor e queimar incenso. 10 Toda a multidão do povo estava orando do lado de fora na hora do incenso.
11 Apareceu-lhe um anjo do Senhor, de pé no lado direito do altar do incenso. 12 Zacarias ficou perturbado quando o viu, e o medo caiu sobre ele. 13 Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias, porque seu pedido foi ouvido. Sua esposa, Elizabeth, lhe dará um filho, e você chamará seu nome de João. 14 Você terá alegria e alegria, e muitos se regozijarão com seu nascimento. 15 Pois ele será grande aos olhos do Senhor, e não beberá vinho nem bebida forte. Ele será cheio do Espírito Santo, mesmo desde o ventre de sua mãe. 16 Ele voltará muitos dos filhos de Israel para o Senhor seu Deus. 17 Ele irá diante dele no espírito e no poder de Elias, 'para converter os corações dos pais aos filhos' e dos desobedientes à sabedoria dos justos; para preparar um povo preparado para o Senhor”.
18 Zacharias disse ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Pois eu sou um homem velho, e minha esposa está bem avançada em anos”.
19 O anjo lhe respondeu: “Eu sou Gabriel, que estou na presença de Deus. Fui enviado para falar com vocês e trazer-lhes esta boa notícia”. 20 Eis que *você ficará em silêncio e não poderá falar até o dia em que estas coisas acontecerão, porque não acreditou nas minhas palavras, que serão cumpridas no seu devido tempo”.
21 O povo estava esperando por Zacarias, e eles se maravilharam com o fato de ele se ter atrasado no templo. 22 Quando ele saiu, ele não podia falar com eles. Eles perceberam que ele tinha visto uma visão no templo. Ele continuou fazendo sinais para eles, e permaneceu mudo. 23 Quando os dias de seu serviço foram cumpridos, ele partiu para sua casa. 24 Depois desses dias Elizabeth sua esposa concebeu, e ela se escondeu cinco meses, dizendo: 25  “Assim me fez o Senhor nos dias em que olhou para mim, para tirar minha reprovação entre os homens”.
26 Agora, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado de Deus para uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, 27 para uma virgem prometida em casamento com um homem cujo nome era José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. 28 Having entre, o anjo lhe disse: “Alegre-se, você a favoreceu muito! O Senhor está com você. Abençoada sejais vós entre as mulheres”.
29 Mas quando ela o viu, ficou muito perturbada com o ditado, e considerou que tipo de saudação isso poderia ser. 30 O anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria, pois você encontrou favor com Deus. 31 Eis que conceberás em teu ventre e darás à luz um filho, e lhe darás o nome de “Jesus”. 32 Ele será grande e será chamado o Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai David, 33 e ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre. Não haverá fim para o seu Reino”.
34 Mary disse ao anjo: “Como isso pode ser, vendo que sou virgem”?
35 O anjo lhe respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo o ofuscará”. Portanto, também o santo que nascer de vós será chamado Filho de Deus. 36 Eis que Isabel, sua parente, também concebeu um filho em sua velhice; e este é o sexto mês com ela que foi chamada estéril. 37 Pois nada do que Deus diz é impossível”.
38 Maria disse: “Eis o servo do Senhor; faça-se em mim segundo a vossa palavra”.
Então o anjo se afastou dela.
39 Maria levantou-se naqueles dias e entrou apressadamente no país das colinas, em uma cidade de Judá, 40 e entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Elizabeth ouviu a saudação de Maria, o bebê saltou em seu ventre; e Elizabeth foi cheia do Espírito Santo. 42 Ela chamou em voz alta e disse: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Why sou tão favorecida, que a mãe de meu Senhor deveria vir a mim? 44 Pois eis que, quando a voz de vossa saudação chegou a meus ouvidos, o bebê saltou de alegria em meu ventre! 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, pois haverá um cumprimento das coisas que lhe foram ditas pelo Senhor”!
46 Disse Mary,
“Minha alma engrandece o Senhor”.
47 Meu espírito rejubilou em Deus, meu Salvador,
48 pois ele olhou para o humilde estado de seu servo.
Pois eis que de agora em diante, todas as gerações me chamarão de abençoado.
49 Para aquele que é poderoso, fez grandes coisas por mim.
Santo é seu nome.
50 Sua misericórdia é por gerações e gerações para com aqueles que o temem.
51 Ele mostrou força com seu braço.
Ele espalhou o orgulho na imaginação de seus corações.
52 Ele derrubou príncipes de seus tronos,
e tem exaltado os humildes.
53 Ele encheu os famintos de coisas boas.
Ele mandou os ricos embora vazios.
54 Ele deu ajuda a Israel, seu servo, para que ele pudesse se lembrar da misericórdia,
55 enquanto ele falava com nossos pais,
a Abraão e sua descendência para sempre”.
56 Mary ficou com ela cerca de três meses, e depois voltou para sua casa.
57 Agora o tempo em que Elizabeth deveria dar à luz foi cumprido, e ela deu à luz a um filho. 58 Seus vizinhos e parentes ouviram que o Senhor tinha aumentado sua misericórdia para com ela, e se regozijaram com ela. 59 No oitavo dia, eles vieram para circuncidar a criança; e o teriam chamado de Zacarias, depois do nome de seu pai. 60 Sua mãe respondeu: “Não é assim; mas ele será chamado João”.
61 Eles disseram a ela: “Não há ninguém entre seus parentes que seja chamado por este nome”. 62 Eles fizeram sinais para seu pai, como ele gostaria que ele o chamasse.
63 Ele pediu uma tábua de escrever, e escreveu: “Seu nome é John”.
Todos eles se maravilharam. 64 Sua boca foi aberta imediatamente e sua língua libertada, e ele falou, abençoando a Deus. 65 O medo veio sobre todos os que viviam ao seu redor, e todos estes ditados foram falados em toda a região montanhosa da Judéia. 66 Todos os que os ouviram os deitaram em seu coração, dizendo: “O que será então esta criança”? A mão do Senhor estava com ele.
67 Seu pai Zacharias foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo,
68 “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel”,
pois ele visitou e resgatou seu povo;
69 e levantou um chifre de salvação para nós na casa de seu servo David
70 (como ele falou pela boca de seus santos profetas que foram de outrora),
71 salvação de nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;
72 para mostrar misericórdia para com nossos pais,
para lembrar seu santo pacto,
73 o juramento que ele fez a Abraão, nosso pai,
74 para nos conceder que nós, sendo libertados das mãos de nossos inimigos,
deve servi-lo sem medo,
75 em santidade e retidão diante dele todos os dias de nossa vida.
76 E você, criança, será chamada de profeta do Altíssimo;
pois você irá diante da face do Senhor para preparar seus caminhos,
77 para dar conhecimento da salvação a seu povo através da remissão de seus pecados,
78 por causa da terna misericórdia de nosso Deus,
pelo qual o amanhecer do alto nos visitará,
79 para brilhar sobre aqueles que se sentam na escuridão e na sombra da morte;
para guiar nossos pés para o caminho da paz”.
80  A criança estava crescendo e se tornando forte em espírito, e esteve no deserto até o dia de sua aparição pública em Israel.
1:17 Malaquias 4:6 * 1:20 “Eis”, de “ἰδοὺ”, significa olhar, observar, observar, ver ou contemplar. É freqüentemente usado como uma interjeição. 1:37 ou, “Porque tudo o que Deus fala é possível”. 1:55 ou, semente