2
Agora, naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto para que todo o mundo fosse inscrito. Esta foi a primeira matrícula feita quando Quirinius era governador da Síria. Todos foram se inscrever, todos para sua própria cidade. José também subiu da Galiléia, fora da cidade de Nazaré, para a Judéia, para a cidade de Davi, que se chama Belém, porque ele era da casa e família de Davi, para se matricular com Maria, que se comprometeu a ser casada com ele como esposa, estando grávida.
Enquanto eles estavam lá, tinha chegado o dia de dar à luz. Ela deu à luz a seu filho primogênito. Ela o envolveu em faixas de pano e o colocou em um comedouro, porque não havia espaço para eles na pousada.
Havia pastores no mesmo país permanecendo no campo, e vigiando à noite seu rebanho. Behold, um anjo do Senhor estava ao lado deles, e a glória do Senhor brilhava ao seu redor, e eles estavam aterrorizados. 10 O anjo lhes disse: “Não tenham medo, pois eis que lhes trago boas notícias de grande alegria que serão para todo o povo”. 11 Pois hoje nasce para vocês, na cidade de Davi, um Salvador, que é Cristo*, o Senhor”. 12 Este é o sinal para vocês: vocês encontrarão um bebê envolto em tiras de pano, deitado em um cocho”. 13 De repente, havia com o anjo uma multidão do exército celestial louvando a Deus e dizendo,
14 “Glória a Deus no mais alto,
na terra paz, boa vontade para com os homens”.
15 Quando os anjos se afastaram deles para o céu, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, agora, e vejamos o que aconteceu, o que o Senhor nos deu a conhecer”. 16 Eles vieram com pressa e encontraram Maria e José, e o bebê estava deitado na comedouro. 17 Quando o viram, divulgaram amplamente o ditado que lhes foi falado sobre esta criança. 18 Todos os que o ouviram se perguntaram sobre as coisas que lhes foram ditas pelos pastores. 19 Mas Maria guardou todos estes ditos, ponderando-os em seu coração. 20 Os pastores retornaram, glorificando e louvando a Deus por todas as coisas que eles tinham ouvido e visto, exatamente como lhes foi dito.
21 Quando oito dias foram cumpridos para a circuncisão da criança, seu nome foi chamado Jesus, que foi dado pelo anjo antes de ele ser concebido no útero.
22 Quando os dias de sua purificação segundo a lei de Moisés foram cumpridos, eles o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor 23 (como está escrito na lei do Senhor: “Todo macho que abrir o ventre será chamado santo ao Senhor”), 24 e para oferecer um sacrifício segundo o que está escrito na lei do Senhor: “Um par de rolas, ou dois pombos jovens”.
25 Eis que havia um homem em Jerusalém cujo nome era Simeão. Esse homem era justo e devoto, procurando o consolo de Israel, e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 Foi-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não deveria ver a morte antes de ter visto o Cristo do Senhor. 27 Ele veio no Espírito para dentro do templo. Quando os pais trouxeram a criança, Jesus, para que o fizessem de acordo com o costume da lei, 28 então ele o recebeu em seus braços e abençoou a Deus, e disse,
29 “Agora você está liberando seu servo, Mestre,
de acordo com sua palavra, em paz;
30 pois meus olhos viram sua salvação,
31 que você preparou diante da face de todos os povos;
32 uma luz de revelação para as nações,
e a glória de seu povo Israel”.
33 Joseph e sua mãe estavam maravilhados com as coisas que eram ditas a seu respeito. 34 Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: “Eis que esta criança está destinada à queda e à ascensão de muitos em Israel, e a um sinal contra o qual se fala. 35 Sim, uma espada penetrará em sua própria alma, para que os pensamentos de muitos corações sejam revelados”.
36  Havia uma Anna, uma profetisa, a filha de Fanuel, da tribo de Asher (ela era de uma grande idade, tendo vivido com um marido sete anos de sua virgindade, 37 e era viúva há cerca de oitenta e quatro anos), que não saía do templo, adorando com jejuns e petições noite e dia. 38 Coming naquela mesma hora, ela deu graças ao Senhor, e falou dele a todos aqueles que procuravam a redenção em Jerusalém.
39 Quando tinham realizado todas as coisas que estavam de acordo com a lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, para sua própria cidade, Nazaré. 40 A criança estava crescendo, e estava se tornando forte em espírito, estando cheia de sabedoria, e a graça de Deus estava sobre ele.
41 Seus pais iam todos os anos a Jerusalém na festa da Páscoa. 42 Quando ele tinha doze anos de idade, eles subiam a Jerusalém de acordo com o costume da festa; 43 e quando tinham cumprido os dias, quando voltavam, o menino Jesus ficou para trás em Jerusalém. José e sua mãe não o sabiam, 44 mas supondo que ele estivesse na companhia, foram um dia de viagem; e o procuraram entre seus parentes e conhecidos. 45 Quando não o encontraram, voltaram a Jerusalém, procurando por ele. 46 Depois de três dias o encontraram no templo, sentados no meio dos professores, tanto ouvindo-os como fazendo-lhes perguntas. 47 Todos os que o ouviram ficaram maravilhados com sua compreensão e suas respostas. 48 Quando o viram, ficaram espantados; e sua mãe lhe disse: “Filho, por que você nos tratou assim? Eis que seu pai e eu estávamos ansiosamente procurando por você”.
49 Ele disse a eles: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devo estar na casa de meu Pai?” 50 Eles não entenderam o ditado que ele lhes dirigiu. 51 E ele desceu com eles e veio a Nazaré. Ele estava sujeito a eles, e sua mãe guardava todos esses ditados em seu coração. 52 E Jesus aumentou em sabedoria e estatura, e em favor de Deus e dos homens.
* 2:11 “Cristo” significa “Ungido”. 2:23 Êxodo 13:2,12 2:24 Levítico 12:8 2:26 “Cristo” (grego) e “Messias” (hebraico) significam ambos “Ungido”.