14
Quando ele entrou na casa de um dos governantes dos fariseus em um sábado para comer pão, eles o observavam. Eis que um certo homem que tinha dropsy estava na sua frente. Jesus, respondendo, falou com os advogados e fariseus, dizendo: “É lícito curar no sábado”?
Mas eles estavam em silêncio.
Ele o pegou, e o curou, e o deixou ir. Ele lhes respondeu: “Qual de vocês, se seu filho* ou um boi caísse em um poço, não o puxaria imediatamente para fora num dia de sábado?
Eles não puderam responder-lhe a respeito destas coisas.
Ele contou uma parábola para aqueles que foram convidados, quando percebeu como eles escolheram os melhores assentos, e disse a eles, “Quando você for convidado por alguém para uma festa de casamento, não se sente no melhor assento, já que talvez alguém mais honrado do que você possa ser convidado por ele, e aquele que convidou ambos viriam e lhe diriam, 'Abram espaço para esta pessoa'. Então vocês começariam, com vergonha, a ocupar o lugar mais baixo. 10  Mas quando você for convidado, vá e sente-se no lugar mais baixo, para que quando quem o convidou venha, ele possa lhe dizer: 'Amigo, suba mais alto'. Então você será honrado na presença de todos os que se sentarem à mesa com você. 11  Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e todo aquele que se humilha será exaltado”.
12 Ele também disse àquele que o havia convidado: “Quando você fizer um jantar ou um jantar, não chame seus amigos, nem seus irmãos, nem seus parentes, nem seus vizinhos ricos, ou talvez eles também possam lhe retribuir o favor, e lhe paguem de volta. 13  Mas quando você fizer um banquete, peça aos pobres, aos estropiados, aos coxos ou aos cegos; 14  e você será abençoado, pois eles não têm recursos para lhe pagar. Pois você será reembolsado na ressurreição dos justos”.
15 Quando um dos que se sentaram à mesa com ele ouviu estas coisas, ele lhe disse: “Abençoado seja aquele que se banqueteará no Reino de Deus”!
16 Mas ele lhe disse: “Um certo homem fez um grande jantar, e convidou muitas pessoas. 17  Ele enviou seu criado na hora do jantar para dizer àqueles que foram convidados: “Venham, pois tudo está pronto agora”. 18  Todos eles como um só começaram a dar desculpas.
“O primeiro lhe disse: 'Comprei um campo, e devo ir vê-lo'. Por favor, me desculpe”.
19  “Outro disse: 'Comprei cinco jugo de bois, e devo ir experimentá-los'. Por favor, me desculpe”.
20  “Outro disse: 'Eu casei com uma esposa e, portanto, não posso ir'.
21  “Aquele criado veio e disse estas coisas a seu senhor”. Então o dono da casa, zangado, disse a seu servo: 'Saia rapidamente para as ruas e faixas da cidade e traga os pobres, estropiados, cegos e coxos'.
22  “O servo disse: 'Senhor, faz-se como o Senhor ordenou, e ainda há lugar'.
23  “O senhor disse ao criado: 'Vá para as estradas e sebes e obrigue-os a entrar, para que minha casa possa ser cheia. 24  Pois eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará do meu jantar”.
25 Agora, grandes multidões iam com ele. Ele se voltou e lhes disse: 26  “Se alguém vem a mim e não desconsidera seu próprio pai, mãe, esposa, filhos, irmãos e irmãs, sim, e sua própria vida também, ele não pode ser meu discípulo”. 27  Quem não carrega sua própria cruz e vem atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28  Para qual de vocês, desejando construir uma torre, não se senta primeiro e conta o custo, para ver se ele tem o suficiente para completá-la? 29  Ou talvez, quando ele já lançou uma fundação e não consegue terminar, todos que vêem começam a zombar dele, 30  dizendo: “Este homem começou a construir e não conseguiu terminar”. 31  Ou que rei, quando ele vai ao encontro de outro rei na guerra, não se sentará primeiro e considerará se é capaz de, com dez mil, encontrar aquele que vem contra ele com vinte mil? 32  Ou então, enquanto o outro ainda é um grande caminho, ele envia um enviado e pede condições de paz. 33  Portanto, quem de vocês não renunciar a tudo o que ele tem, não pode ser meu discípulo.
34  “O sal é bom, mas se o sal se torna plano e sem sabor, com o que você o condimenta? 35  Não é adequado nem para o solo nem para a pilha de esterco. Ele é jogado fora. Quem tem ouvidos para ouvir, que o ouça”.
* 14:5 TR lê “burro” ao invés de “filho”. 14:26 ou, ódio