15
Agora todos os cobradores de impostos e pecadores estavam chegando perto dele para ouvi-lo. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: “Este homem recebe os pecadores, e come com eles”.
Ele lhes contou esta parábola: “Qual de vocês, homens, se tivessem cem ovelhas e perdessem uma delas, não deixariam as noventa e nove no deserto e iriam atrás da que estava perdida, até que ele a encontrasse? Quando ele a encontrou, carrega-a sobre os ombros, regozijando-se. Quando chega em casa, ele chama seus amigos e vizinhos, dizendo-lhes: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minhas ovelhas que estavam perdidas'! Eu lhes digo que mesmo assim haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove pessoas justas que não precisam se arrepender.
“Ou que mulher, se tivesse dez *moedas de dracma, se perdesse uma moeda de dracma, não acenderia uma lâmpada, varreria a casa, e buscaria diligentemente até encontrá-la? Quando a encontrou, ela chama seus amigos e vizinhos, dizendo: 'Alegre-se comigo, pois encontrei a dracma que tinha perdido! 10  Mesmo assim, eu lhes digo, há alegria na presença dos anjos de Deus por causa de um pecador que se arrepende”.
11 Ele disse: “Um certo homem teve dois filhos. 12  O mais novo deles disse a seu pai: “Pai, dê-me minha parte de sua propriedade”. Então, ele dividiu seu sustento entre eles. 13  Não muitos dias depois, o filho mais novo reuniu tudo isso e viajou para um país distante. Lá ele desperdiçou sua propriedade com uma vida desordenada. 14  Quando ele passou tudo isso, surgiu uma grave fome naquele país, e ele começou a sentir-se necessitado. 15  Ele foi e se uniu a um dos cidadãos daquele país, e o mandou para seus campos para alimentar porcos. 16  Ele queria encher sua barriga com as vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nenhuma. 17  Mas quando chegou a si mesmo, ele disse: 'Quantos criados contratados de meu pai têm pão suficiente para gastar, e eu estou morrendo de fome! 18  Eu me levantarei e irei até meu pai, e lhe direi: “Pai, eu pequei contra o céu e aos teus olhos”. 19  Não sou mais digno de ser chamado de seu filho. Faze-me como um de teus servos contratados”.
20  “Ele se levantou e veio ter com seu pai. Mas enquanto ele ainda estava longe, seu pai o viu e, comovido, correu, caiu em seu pescoço e o beijou. 21  O filho lhe disse: 'Pai, pequei contra o céu e aos teus olhos'. Não sou mais digno de ser chamado de seu filho”.
22  “Mas o pai disse a seus criados: 'Tragam o melhor manto e coloquem-no sobre ele'. Ponha um anel na mão e sandálias nos pés”. 23  Traga o bezerro engordado, mate-o e vamos comer e comemorar; 24  para isto, meu filho, estava morto e está vivo novamente. Ele estava perdido e foi encontrado”. Então eles começaram a celebrar.
25  “Agora seu filho mais velho estava no campo. Ao se aproximar da casa, ele ouviu música e dança. 26  Ele chamou um dos criados para ele e perguntou o que estava acontecendo. 27  Ele lhe disse: “Seu irmão chegou, e seu pai matou o bezerro engordado, porque ele o recebeu de volta são e salvo”. 28  Mas ele estava com raiva e não quis entrar. Por isso, seu pai saiu e implorou-lhe. 29  Mas ele respondeu a seu pai: “Eis que estes muitos anos eu te servi e nunca desobedeci a um mandamento teu, mas tu nunca me deste uma cabra, para que eu pudesse celebrar com meus amigos”. 30  Mas quando este seu filho veio, que devorou sua vida com prostitutas, você matou o bezerro engordado por ele”.
31  “Ele lhe disse: 'Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu'. 32  Mas era apropriado celebrar e alegrar-se, pois isso, seu irmão, estava morto, e está vivo novamente. Ele estava perdido, e foi encontrado”.
* 15:8 Uma moeda de dracma valia cerca de 2 dias de salário para um trabalhador agrícola.