21
Ele olhou para cima e viu as pessoas ricas que estavam colocando seus presentes na tesouraria. Ele viu uma certa viúva pobre fundida em duas pequenas moedas de latão. * Ele disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva colocou mais do que todas elas, por todas estas colocadas em presentes para Deus a partir de sua abundância, mas ela, fora de sua pobreza, colocou em tudo o que tinha para viver”.
Enquanto alguns falavam sobre o templo e como foi decorado com belas pedras e presentes, ele disse: “Quanto a estas coisas que você vê, virão os dias em que não ficará aqui uma pedra sobre outra que não será jogada para baixo”.
Eles lhe perguntaram: “Professor, então quando serão essas coisas? Qual é o sinal de que estas coisas estão prestes a acontecer”?
Ele disse: “Cuidado para não se perderem, pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou ele', e: 'O tempo está próximo'. Portanto, não os siga. Quando ouvir falar de guerras e distúrbios, não se assuste, pois estas coisas devem acontecer primeiro, mas o fim não virá imediatamente”.
10 Então ele lhes disse: “Nação se levantará contra nação, e reino contra reino”. 11  Haverá grandes terremotos, fomes e pragas em vários lugares. Haverá terremotos e grandes sinais do céu. 12  Mas antes de todas estas coisas, eles colocarão suas mãos sobre você e o perseguirão, entregando-o a sinagogas e prisões, trazendo-o diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13  Será um testemunho para vocês. 14  Portanto, não mediteis de antemão em vossos corações como responder, 15  pois eu vos darei uma boca e uma sabedoria que todos os vossos adversários não poderão suportar ou contradizer. 16  Você será entregue até mesmo por pais, irmãos, parentes e amigos. Eles farão com que alguns de vocês sejam condenados à morte. 17  Vocês serão odiados por todos os homens por causa do meu nome. 18  E nem um fio de cabelo de sua cabeça perecerá.
19  “Com sua resistência, vocês ganharão suas vidas.
20  “Mas quando você vir Jerusalém cercada por exércitos, então saiba que sua desolação está próxima. 21  Então, deixe que aqueles que estão na Judéia fujam para as montanhas. Deixem partir aqueles que estão no meio dela. Que aqueles que estão no país não entrem nele. 22  Pois estes são dias de vingança, para que todas as coisas que estão escritas possam ser cumpridas. 23  Ai daqueles que estão grávidos e daqueles que amamentam bebês naqueles dias! Pois haverá grande angústia na terra e ira para este povo. 24  Eles cairão pelo fio da espada, e serão levados cativos a todas as nações. Jerusalém será pisoteada pelos gentios até que os tempos dos gentios sejam cumpridos.
25  “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra ansiedade das nações, em perplexidade pelo rugido do mar e das ondas; 26  homens desmaiando por medo e por expectativa das coisas que estão vindo sobre o mundo, pois os poderes dos céus serão abalados. 27  Então eles verão o Filho do Homem vindo em uma nuvem com poder e grande glória. 28  Mas quando estas coisas começarem a acontecer, olhem para cima e levantem suas cabeças, porque sua redenção está próxima”.
29 Ele lhes contou uma parábola. “Veja a figueira e todas as árvores”. 30  Quando elas já estão brotando, você vê e sabe por si mesmo que o verão já está próximo. 31  Mesmo assim, vocês também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo. 32  Certamente eu lhes digo que esta geração não passará até que todas as coisas estejam concluídas. 33  O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão de forma alguma.
34  “Portanto, tenham cuidado, ou seus corações ficarão carregados de carinho, embriaguez e preocupações com esta vida, e esse dia chegará repentinamente”. 35  Pois ele virá como um laço sobre todos aqueles que habitam na superfície de toda a terra. 36  Portanto, estejam sempre vigilantes, orando para que sejam considerados dignos de escapar de todas essas coisas que acontecerão, e de se apresentarem diante do Filho do Homem”.
37 Every dia Jesus estava ensinando no templo, e todas as noites ele saía e passava a noite na montanha que se chama Olivet. 38  Todas as pessoas vinham de manhã cedo até ele no templo para ouvi-lo.
* 21:2 literalmente, “dois lepta”. 2 lepta era cerca de 1% do salário de um dia para um trabalhador agrícola. 21:8 ou, EU SOU