22
Agora se aproximava a festa dos pães ázimos, que se chama a Páscoa. Os chefes dos sacerdotes e os escribas procuravam como o poderiam condenar à morte, pois temiam o povo.
Satanás entrou em Judas, que também foi chamado de Iscariotes, que foi contado com os doze. Ele foi embora e conversou com os chefes dos sacerdotes e capitães sobre como ele poderia entregá-lo a eles. Eles ficaram contentes, e concordaram em dar-lhe dinheiro. Ele consentiu e procurou uma oportunidade de entregá-lo a eles, na ausência da multidão.
Chegou o dia dos pães ázimos, no qual a Páscoa deve ser sacrificada. Jesus enviou Pedro e João, dizendo: “Ide e preparai a Páscoa para nós, para que possamos comer”.
Eles lhe disseram: “Onde você quer que nos preparemos?”
10 Ele lhes disse: “Eis que, quando vocês entrarem na cidade, um homem carregando um cântaro de água irá ao seu encontro”. Sigam-no até a casa na qual ele entra. 11  Diga ao dono da casa: “O Mestre lhe diz: “Onde está o quarto de hóspedes, onde eu posso comer a Páscoa com meus discípulos”. 12  Ele lhe mostrará um quarto superior grande e mobiliado. Façam ali os preparativos”.
13 Eles foram, encontraram coisas como Jesus lhes havia dito, e prepararam a Páscoa.
14 Quando chegou a hora, ele se sentou com os doze apóstolos. 15 Ele lhes disse: “Desejei ardentemente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer, 16  pois lhes digo que não comerei mais até que ela se cumpra no Reino de Deus”. 17 Ele recebeu um copo, e quando agradeceu, disse: “Tomem isto e compartilhem entre vocês, 18  pois lhes digo que não beberei mais do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus”.
19 Ele pegou o pão, e quando deu graças, quebrou e deu a eles, dizendo: “Este é o meu corpo que é dado por vocês. Fazei isto em memória de mim”. 20 Da mesma forma, ele tomou o cálice após o jantar, dizendo: “Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vocês”. 21  Mas eis que a mão daquele que me trai está comigo sobre a mesa. 22  O Filho do Homem realmente vai como foi determinado, mas ai daquele homem por quem ele é traído”!
23 Eles começaram a questionar entre si quais deles seriam os que fariam essa coisa.
24 Também surgiu uma disputa entre eles, qual deles foi considerado como o maior. 25 Ele lhes disse: “Os reis das nações os dominam, e aqueles que têm autoridade sobre eles são chamados de 'benfeitores'. 26  Mas não é assim com vocês. Ao contrário, aquele que é maior entre vós, deixai-o tornar-se como o mais jovem, e aquele que está governando, como aquele que serve. 27  Para quem é maior, aquele que se senta à mesa, ou aquele que serve? Não é aquele que se senta à mesa? Mas eu estou entre vós como aquele que serve.
28  “Mas vocês são aqueles que continuaram comigo em minhas provações”. 29  Eu vos confio um reino, assim como meu Pai me conferiu, 30  para que possais comer e beber à minha mesa no meu Reino. Sentar-vos-eis nos tronos, julgando as doze tribos de Israel”.
31 O Senhor disse: “Simão, Simão, eis que Satanás pediu a todos vós, para poder peneirar-vos como trigo, 32  mas eu orei por vós, para que vossa fé não falhasse. Vós, quando vos converterdes novamente, estabelecei vossos irmãos”.
33 Ele lhe disse: “Senhor, estou pronto para ir convosco à prisão e à morte”!
34 Ele disse: “Eu te digo, Peter, o galo não cantará de forma alguma hoje até que você negue que me conhece três vezes”.
35 Ele disse-lhes: “Quando vos mandei sem bolsa, bolsa e sandálias, faltava-vos alguma coisa”?
Eles disseram: “Nada”.
36 Então ele lhes disse: “Mas agora, quem tiver uma bolsa, deixe-o levá-la, e da mesma forma uma bolsa. Quem não tiver nenhuma, deixe-o vender seu manto e comprar uma espada. 37  Pois eu lhes digo que isto que está escrito ainda deve ser cumprido em mim: “Ele foi contado com transgressores”. Pois o que me diz respeito está sendo cumprido”.
38 Eles disseram: “Senhor, eis aqui duas espadas”.
Ele disse a eles: “Já chega”.
39 Ele saiu e foi, como era seu costume, para o Monte das Oliveiras. Seus discípulos também o seguiram. 40 Quando ele estava no local, disse-lhes: “Orem para que não entrem em tentação”.
41 Ele foi retirado deles sobre um lançamento de pedra, e ajoelhou-se e orou, 42 dizendo: “Pai, se você estiver disposto, remova este copo de mim”. No entanto, não a minha vontade, mas a sua, seja feita”.
43 Um anjo do céu lhe apareceu, fortalecendo-o. 44 Estando em agonia, ele rezou com mais sinceridade. Seu suor se tornou como grandes gotas de sangue caindo no chão.
45 Quando ele se levantou de sua oração, veio até os discípulos e os encontrou dormindo por causa da dor, 46 e lhes disse: “Por que você dorme? Levantai-vos e orai para que não entreis em tentação”.
47 Enquanto ele ainda estava falando, apareceu uma multidão. Aquele que se chamava Judas, um dos doze, os estava liderando. Ele se aproximou de Jesus para beijá-lo. 48 Mas Jesus lhe disse: “Judas, você trai o Filho do Homem com um beijo?
49 Quando aqueles que estavam ao seu redor viram o que estava prestes a acontecer, disseram-lhe: “Senhor, vamos atacar com a espada?”. 50 Um certo deles golpeou o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita.
51 Mas Jesus respondeu: “Deixe-me ao menos fazer isto” - e ele tocou seu ouvido e o curou. 52 Jesus disse aos chefes dos sacerdotes, capitães do templo e anciãos, que tinham vindo contra ele: “Você saiu como se fosse contra um ladrão, com espadas e paus? 53  Quando eu estava com você no templo diariamente, você não estendia as mãos contra mim. Mas esta é a sua hora, e o poder das trevas”.
54 Eles o apreenderam e o levaram embora, e o trouxeram para a casa do sumo sacerdote. Mas Peter o seguiu de longe. 55 Quando eles acenderam um incêndio no meio do pátio e se sentaram juntos, Peter sentou-se no meio deles. 56 Uma certa criada o viu enquanto ele se sentava na luz, e olhando atentamente para ele, disse: “Este homem também estava com ele”.
57 Ele negou Jesus, dizendo: “Mulher, eu não o conheço”.
58 Depois de algum tempo, alguém o viu e disse: “Você também é um deles”!
Mas Peter respondeu: “Cara, eu não sou!”
59 Após cerca de uma hora, outro afirmou confiante, dizendo: “Verdadeiramente este homem também estava com ele, pois ele é galileu!
60 Mas Peter disse: “Cara, eu não sei do que você está falando!” Imediatamente, enquanto ele ainda estava falando, um galo cantou. 61 O Senhor se virou e olhou para Pedro. Então Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como ele lhe disse: “Antes que o galo corra, você me negará três vezes”. 62 Ele saiu, e chorou amargamente.
63 Os homens que pegaram Jesus zombaram dele e o espancaram. 64 Having o vendaram, bateram-lhe no rosto e lhe perguntaram: “Profetiza! Quem foi o que lhe bateu?”. 65 Eles disseram muitas outras coisas contra ele, insultando-o.
66  Assim que chegou o dia, a assembléia dos anciãos do povo se reuniu, tanto os chefes dos sacerdotes como os escribas, e eles o levaram para seu conselho, dizendo: 67  “Se você é o Cristo, diga-nos”.
Mas ele lhes disse: “Se eu lhes disser, vocês não vão acreditar, 68  e se eu perguntar, vocês de forma alguma me responderão ou me deixarão ir”. 69  De agora em diante, o Filho do Homem estará sentado à direita do poder de Deus”.
70 Todos disseram: “Você é então o Filho de Deus”?
Ele lhes disse: “Você o diz, porque eu sou”.
71  Eles disseram: “Por que precisamos de mais testemunhas? Porque nós mesmos já ouvimos de sua própria boca”!
22:37 22:37