23
Toda a empresa deles se levantou e o trouxe perante Pilate. Eles começaram a acusá-lo, dizendo: “Encontramos este homem pervertendo a nação, proibindo o pagamento de impostos a César, e dizendo que ele mesmo é Cristo, um rei”.
Pilatos lhe perguntou: “Você é o Rei dos Judeus?”
Ele lhe respondeu: “É o que você diz”.
Pilatos disse aos chefes dos sacerdotes e às multidões: “Não encontro nenhuma base para uma acusação contra este homem”.
Mas eles insistiram, dizendo: “Ele estimula o povo, ensinando por toda a Judéia, começando da Galiléia até este lugar”.
Mas quando Pilatos ouviu falar da Galileia, ele perguntou se o homem era galileu. Quando descobriu que estava na jurisdição de Herodes, ele o enviou a Herodes, que também estava em Jerusalém durante aqueles dias.
Agora, quando Herodes viu Jesus, estava muito contente, pois há muito tempo queria vê-lo, pois tinha ouvido muitas coisas a seu respeito. Ele esperava ver algum milagre ser feito por ele. Ele o questionou com muitas palavras, mas não deu nenhuma resposta. 10 Os chefes dos sacerdotes e os escribas o acusaram veementemente. 11 Herodes, com seus soldados, o humilhou e zombou dele. Vestindo-o com roupas luxuosas, eles o enviaram de volta a Pilatos. 12 Herodes e Pilatos se tornaram amigos naquele mesmo dia, pois antes disso eram inimigos um do outro.
13 Pilatos reuniu os chefes dos sacerdotes, os governantes e o povo, 14 e disse-lhes: “Vocês trouxeram este homem até mim como alguém que perverte o povo, e eis que, tendo-o examinado diante de vocês, não encontrei nenhuma base para uma acusação contra este homem em relação àquelas coisas das quais vocês o acusam. 15 Nem Herodes, pois eu o enviei até ele, e veja, nada digno de morte foi feito por ele. 16 Portanto, vou castigá-lo e libertá-lo”.
17 Now ele teve que liberar um prisioneiro para eles na festa. * 18 Mas todos eles gritaram juntos, dizendo: “Fora com este homem! Liberte-nos Barrabás” - 19  um que foi lançado na prisão por uma certa revolta na cidade, e por assassinato.
20 Então Pilatos falou novamente com eles, querendo libertar Jesus, 21 mas eles gritaram, dizendo: “Crucificar! Crucifica-o!”
22 Ele disse a eles pela terceira vez: “Por quê? Que mal este homem fez? Eu não encontrei nele nenhum crime capital. Vou, portanto, castigá-lo e libertá-lo”. 23 Mas eram urgentes com vozes altas, pedindo que ele fosse crucificado. Suas vozes e as vozes dos chefes dos sacerdotes prevaleceram. 24 Pilatos decretou que o que eles pediam deveria ser feito. 25 Ele libertou aquele que havia sido lançado na prisão por insurreição e assassinato, por quem eles pediram, mas ele entregou Jesus à vontade deles.
26 Quando o levaram embora, pegaram um Simão de Cirene, vindo do país, e colocaram a cruz sobre ele para carregá-la depois de Jesus. 27 Uma grande multidão de pessoas o seguiu, inclusive mulheres que também o lamentaram e lamentaram. 28 Mas Jesus, voltando-se para elas, disse: “Filhas de Jerusalém, não chorem por mim, mas chorem por vocês mesmas e por seus filhos”. 29  Pois eis que estão chegando os dias em que dirão: “Bem-aventurados os estéreis, os ventres que nunca choraram, e os seios que nunca amamentaram”. 30  Então eles começarão a dizer às montanhas, 'Caiam sobre nós!' e dirão às colinas, 'Cubram-nos'. 31  Pois se eles fizerem essas coisas na árvore verde, o que será feito na seca”?
32  Havia também outros, dois criminosos, levados com ele para a morte. 33 Quando chegaram ao lugar chamado “A Caveira”, o crucificaram ali com os criminosos, um à direita e outro à esquerda.
34 Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que estão fazendo”.
Dividindo suas peças de vestuário entre eles, eles lançam à sorte. 35 O povo ficou de pé observando. Os governantes com eles também zombaram dele, dizendo: “Ele salvou outros”. Deixe-o salvar a si mesmo, se este é o Cristo de Deus, seu escolhido”!
36 Os soldados também escarneceram dele, vindo até ele e oferecendo-lhe vinagre, 37 e dizendo: “Se você é o Rei dos Judeus, salve-se!
38 Uma inscrição também foi escrita sobre ele em letras gregas, latinas e hebraicas: “ESTE É O REI DOS JUDEUS”.
39 Um dos criminosos que foi enforcado insultou-o, dizendo: “Se você é o Cristo, salve-se a si mesmo e a nós”!
40 Mas o outro respondeu, e repreendendo-o disse: “Você não teme sequer a Deus, vendo que está sob a mesma condenação? 41 E nós, de fato, justamente, pois recebemos a devida recompensa por nossos atos, mas este homem não fez nada de errado”. 42 Ele disse a Jesus: “Senhor, lembra-te de mim quando vieres ao teu Reino”.
43 Jesus lhe disse: “Com certeza eu lhe digo, hoje você estará comigo no Paraíso”.
44 Era agora por volta da sexta hora, e a escuridão veio sobre toda a terra até a nona hora. 45 O sol escureceu, e o véu do templo foi rasgado em dois. 46 Jesus, chorando com voz alta, disse: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”. Tendo dito isto, ele deu seu último suspiro.
47 Quando o centurião viu o que foi feito, ele glorificou a Deus, dizendo: “Certamente este era um homem justo”. 48 Todas as multidões que se reuniram para ver isto, quando viram as coisas que foram feitas, voltaram para casa batendo em seus peitos. 49 Todos os seus conhecidos e as mulheres que o acompanharam desde a Galiléia ficaram à distância, observando estas coisas.
50 Eis que havia um homem chamado José, que era membro do conselho, um homem bom e justo 51 (ele não tinha consentido com seus conselhos e atos), de Arimatéia, cidade dos judeus, que também esperava o Reino de Deus. 52 Este homem foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. 53 Ele o tirou e o envolveu em um pano de linho, e o colocou em uma tumba que foi cortada em pedra, onde ninguém jamais havia sido deitado. 54 Era o dia da Preparação, e o sábado estava se aproximando. 55 As mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia o seguiram, e viram o túmulo e como seu corpo foi depositado. 56 Elas voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. No sábado elas descansaram de acordo com o mandamento.
* 23:17 NU omite o verso 17. 23:30 23:30 23:44 O tempo foi contado desde o amanhecer, portanto a sexta hora foi por volta do meio-dia. 23:44 15:00 h