10
Ele surgiu de lá e entrou nas fronteiras da Judéia e além da Jordânia. As multidões voltaram a se encontrar com ele. Como ele costumava fazer, ele estava novamente ensinando-os.
Os fariseus vieram até ele testando-o e lhe perguntaram: “É lícito para um homem divorciar-se de sua esposa”?
Ele respondeu: “O que Moisés lhe ordenou”?
Eles disseram: “Moisés permitiu que um certificado de divórcio fosse escrito, e que ela se divorciasse”.
Mas Jesus lhes disse: “Por vossa dureza de coração, ele vos escreveu este mandamento”. Mas, desde o início da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por esta causa um homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne, para que não sejam mais dois, mas uma só carne. O que, portanto, Deus uniu, que nenhum homem separe”.
10 Na casa, seus discípulos lhe perguntaram novamente sobre o mesmo assunto. 11 Ele lhes disse: “Quem se divorciar de sua esposa e casar com outra comete adultério contra ela”. 12  Se a própria mulher se divorcia do marido e casa com outro, comete adultério”.
13 Eles estavam trazendo para ele crianças pequenas, para que ele as tocasse, mas os discípulos repreenderam aqueles que as estavam trazendo. 14 Mas quando Jesus viu isso, ficou indignado e disse-lhes: “Deixem as criancinhas vir até mim! Não os proíba, pois o Reino de Deus pertence a tais crianças. 15  Certamente eu lhes digo, quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, de modo algum entrará nele”. 16 Ele os tomou em seus braços e os abençoou, impondo suas mãos sobre eles.
17 Quando ele estava indo para o caminho, correu para ele, ajoelhou-se diante dele e perguntou-lhe: “Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?”.
18 Jesus lhe disse: “Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, exceto um deus. 19  Você conhece os mandamentos: 'Não matar', 'Não cometer adultério', 'Não roubar', 'Não dar falso testemunho', 'Não defraudar', 'Honrar seu pai e sua mãe'”.
20 Ele lhe disse: “Professor, tenho observado todas essas coisas desde minha juventude”.
21 Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: “Uma coisa lhe falta”. Vá, venda o que tiver e dê aos pobres, e terá um tesouro no céu; e venha, siga-me, pegue a cruz”.
22 Mas o rosto dele caiu diante daquele ditado, e ele foi embora triste, pois era um homem que tinha grandes posses.
23 Jesus olhou ao redor e disse a seus discípulos: “Como é difícil para aqueles que têm riquezas entrar no Reino de Deus”!
24 Os discípulos ficaram maravilhados com suas palavras. Mas Jesus respondeu novamente: “Filhos, como é difícil para aqueles que confiam nas riquezas entrar no Reino de Deus! 25  É mais fácil para um camelo atravessar o olho de uma agulha do que para um homem rico entrar no Reino de Deus”.
26 Eles ficaram extremamente surpresos, dizendo a ele: “Então quem pode ser salvo?”
27 Jesus, olhando para eles, disse: “Com os homens é impossível, mas não com Deus, pois todas as coisas são possíveis com Deus”.
28 Peter começou a dizer-lhe: “Eis que deixamos tudo e te seguimos”.
29 Jesus disse: “Certamente vos digo que não há ninguém que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou esposa, ou filhos, ou terra, por minha causa, e por causa da Boa Nova, 30  mas ele receberá cem vezes mais agora neste tempo: casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, e terra, com perseguições; e na era vindoura da vida eterna. 31  Mas muitos que são os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros”.
32 Eles estavam a caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus estava indo na frente deles, e eles ficaram espantados; e os que os seguiram ficaram com medo. Ele pegou novamente os doze e começou a contar-lhes as coisas que iriam acontecer com ele. 33  “Eis que vamos subir a Jerusalém”. O Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos escribas”. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios. 34  Eles o escarnecerão, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Ao terceiro dia, ele se levantará novamente”.
35 James e John, os filhos de Zebedee, aproximaram-se dele, dizendo: “Professor, queremos que você faça por nós o que pedirmos”.
36 Ele lhes disse: “O que vocês querem que eu faça por vocês?”.
37 Disseram-lhe: “Concede-nos que possamos sentar-nos, um à sua direita e outro à sua esquerda, em sua glória”.
38 Mas Jesus disse a eles: “Vocês não sabem o que estão pedindo”. Vocês podem beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo que eu sou batizado”?
39 Eles lhe disseram: “Nós somos capazes”.
Jesus lhes disse: “Bebereis de fato o cálice que eu bebo, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado; 40  mas sentar-me à minha mão direita e à minha mão esquerda não é meu para dar, mas para quem ele foi preparado”.
41 Quando os dez ouviram isso, começaram a ficar indignados com James e John.
42 Jesus os convocou e lhes disse: “Vós sabeis que aqueles que são reconhecidos como governantes sobre as nações os dominam, e os seus grandes exercem autoridade sobre eles”. 43  Mas não será assim entre vós, mas aquele que quiser tornar-se grande entre vós será vosso servo. 44  Quem de vós quiser ser o primeiro entre vós, será servo de todos. 45  Pois o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir, e para dar sua vida em resgate por muitos”.
46 Eles vieram para Jericó. Quando ele saiu de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, o filho de Timeu, Bartimeu, um mendigo cego, estava sentado à beira da estrada. 47 Quando ouviu que era Jesus, o Nazareno, começou a gritar e dizer: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”! 48 Muitos o repreenderam, para que se calasse, mas ele gritou muito mais: “Filho de Davi, tem piedade de mim”!
49 Jesus parou e disse: “Chame-o”.
Eles chamaram o cego, dizendo a ele: “Anime-se! Levantem-se. Ele está chamando você”!
50 Ele, jogando fora seu manto, saltou, e veio até Jesus.
51 Jesus lhe perguntou: “O que você quer que eu faça por você”?
O cego disse-lhe: “Rabboni, *que eu possa ver novamente”.
52  Jesus lhe disse: “Siga seu caminho”. Sua fé lhe fez bem”. Imediatamente ele recebeu sua visão e seguiu Jesus no caminho.
10:6 10:6 10:8 10:8 10:19 10:19 * 10:51 Rabboni é uma transliteração da palavra hebraica para “grande mestre”.