11
Quando se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé *e Betânia, no Monte das Oliveiras, ele enviou dois de seus discípulos e lhes disse: “Vão para a aldeia que é oposta a vocês”. Imediatamente ao entrar nela, você encontrará um burro jovem amarrado, no qual ninguém se sentou. Desamarre-o e traga-o. Se alguém lhe perguntar: 'Por que você está fazendo isso?', diga: 'O Senhor precisa dele;' e imediatamente ele o enviará de volta para cá”.
Eles foram embora, e encontraram um burro jovem amarrado na porta do lado de fora, na rua aberta, e o desamarraram. Alguns dos que estavam ali perguntaram-lhes: “O que estão fazendo, desamarrando o burro jovem?”. Disseram-lhes exatamente como Jesus havia dito, e os soltaram.
Eles trouxeram o burro jovem a Jesus e jogaram suas roupas nele, e Jesus sentou-se nele. Muitos espalharam suas vestes no caminho, e outros estavam cortando galhos das árvores e espalhando-os na estrada. Aqueles que foram na frente e os que seguiram gritaram: “Hosana! Abençoado seja aquele que vem em nome do Senhor! 10 Bendito é o reino de nosso pai David que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto”!
11 Jesus entrou no templo em Jerusalém. Quando ele havia olhado ao redor de tudo, sendo agora noite, ele saiu para Betânia com os doze.
12 No dia seguinte, quando saíram de Bethany, ele estava com fome. 13 Ao ver de longe uma figueira com folhas, ele veio para ver se talvez encontrasse alguma coisa nela. Quando chegou a ela, ele não encontrou nada além de folhas, pois não era a estação dos figos. 14 Jesus lhe disse: “Que ninguém mais coma fruta de você!” e seus discípulos ouviram isso.
15 Eles vieram a Jerusalém, e Jesus entrou no templo e começou a jogar fora os que vendiam e os que compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas e os assentos dos que vendiam as pombas. 16 Ele não permitia que ninguém levasse um recipiente através do templo. 17 Ele ensinou, dizendo-lhes: “Não está escrito: 'Minha casa será chamada de casa de oração para todas as nações? Mas você fez dela um antro de ladrões”!
18 Os sacerdotes chefes e os escribas ouviram e procuraram como poderiam destruí-lo. Pois eles o temiam, porque toda a multidão estava espantada com seus ensinamentos.
19 Quando chegou a noite, ele saiu da cidade. 20 Ao passarem de manhã, viram a figueira murchar longe das raízes. 21 Peter, lembrando-se, disse a ele: “Rabino, olhe! A figueira que você amaldiçoou murchou”.
22 Jesus lhes respondeu: “Tende fé em Deus”. 23  Pois certamente eu lhes digo, quem quer que diga a esta montanha, “Seja levado e lançado ao mar”, e não duvida em seu coração, mas acredita que o que ele diz está acontecendo, ele terá tudo o que ele diz. 24  Portanto, eu vos digo, todas as coisas que rezardes e pedirdes, acreditai que as recebestes, e tê-las-eis. 25  Sempre que estiver orando, perdoe, se tiver algo contra alguém; para que seu Pai, que está no céu, possa também perdoar-lhe suas transgressões. 26  Mas se vós não perdoardes, vosso Pai celestial também não perdoará vossas transgressões”.
27 Eles vieram novamente a Jerusalém, e enquanto ele caminhava no templo, os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos vieram até ele, 28 e começaram a dizer-lhe: “Com que autoridade você faz estas coisas? Ou quem lhe deu essa autoridade para fazer essas coisas?”
29 Jesus disse a eles: “Vou fazer-lhes uma pergunta. Respondam-me e eu lhes direi com que autoridade faço estas coisas”. 30  O batismo de João - foi do céu, ou dos homens? Respondam-me”.
31 Eles raciocinavam consigo mesmos, dizendo: “Se disséssemos: 'Do céu'; ele dirá: 'Por que então você não acreditou nele? 32 Se disséssemos: 'Dos homens'” - eles temiam o povo, pois todos consideravam João realmente um profeta. 33 Eles responderam a Jesus: “Nós não sabemos”.
Jesus lhes disse: “Nem eu lhes direi com que autoridade faço estas coisas”.
* 11:1 TR & NU leia “Bethphage” ao invés de “Bethsphage”. 11:9 “Hosana” significa “nos salvar” ou “nos ajudar, nós rezamos”. 11:9 11:9 11:17 11:17 11:17 11:17 11:26 NU omite o verso 26.