11
Quando Jesus terminou de dirigir seus doze discípulos, ele partiu de lá para ensinar e pregar em suas cidades.
Agora, quando João ouviu na prisão as obras de Cristo, enviou dois de seus discípulos e lhe disse: “Você é aquele que vem, ou devemos procurar outro”?
Jesus lhes respondeu: “Ide e dizei a João as coisas que ouvis e vedes”: os cegos recebem sua visão, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres têm boas notícias pregadas a eles. Bem-aventurado aquele que não encontra ocasião para tropeçar em mim”.
Enquanto estes seguiam seu caminho, Jesus começou a dizer às multidões a respeito de João: “O que vocês saíram para o deserto para ver? Um caniço abalado pelo vento? Mas o que vocês saíram para ver? Um homem com roupas macias? Eis que aqueles que vestem roupas macias estão nas casas dos reis. Mas por que você saiu? Para ver um profeta? Sim, eu lhe digo, e muito mais do que um profeta. 10  Pois é ele, de quem está escrito: “Eis que eu envio meu mensageiro diante de vosso rosto, que vos preparará o caminho”. 11  Certamente vos digo, entre aqueles que nascem de mulheres não surgiu ninguém maior do que João Batista; no entanto, aquele que está menos no Reino dos Céus é maior do que ele. 12  Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e os violentos o tomam pela força. * 13  Para todos os profetas e a lei profetizou até João. 14  Se você está disposto a recebê-lo, este é Elias, que está por vir. 15  Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça.
16  “Mas a que devo comparar esta geração? É como as crianças sentadas nos mercados, que chamam seus companheiros 17  e dizem: 'Tocamos flauta para você, e você não dançou'. Lamentamos por você, e você não lamentou'. 18  Pois John não veio comer nem beber, e dizem: 'Ele tem um demônio'. 19  O Filho do Homem veio comer e beber, e eles dizem: 'Eis um homem glutão e um bêbado, amigo de cobradores de impostos e pecadores'! Mas a sabedoria é justificada por seus filhos”.
20 Então ele começou a denunciar as cidades nas quais a maioria de suas obras poderosas havia sido feita, porque não se arrependiam. 21  “Ai de você, Chorazin! Ai de você, Bethsaida! Pois se as obras poderosas tivessem sido feitas em Tyre e Sidon que foram feitas em você, eles já se teriam arrependido há muito tempo em saco e cinzas. 22  Mas eu lhes digo que será mais tolerável para Tyre e Sidon no dia do julgamento do que para vocês. 23  Você, Cafarnaum, que está exaltado ao céu, descerá ao Hades. Pois se em Sodoma tivessem sido feitas as obras poderosas que foram feitas em vocês, elas teriam permanecido até hoje. 24  Mas eu vos digo que será mais tolerável para a terra de Sodoma no dia do julgamento, do que para vós”.
25 Naquele tempo, Jesus respondeu: “Eu te agradeço, Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas dos sábios e entendidos, e as revelaste aos bebês”. 26  Sim, Pai, pois assim foi agradável à tua vista. 27  Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, exceto o Pai; nem ninguém conhece o Pai, exceto o Filho e aquele a quem o Filho deseja revelá-lo.
28  “Vinde a mim, todos vocês que trabalham e estão sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. 29  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossas almas”. 30  Pois o meu jugo é fácil, e meu fardo é leve”.
11:5 11:5 11:5 11:5 11:10 11:10 * 11:12 ou, pilhá-lo. 11:19 NU lê “ações” ao invés de “crianças”. 11:23 ou, Inferno