10
Ele chamou para si seus doze discípulos e lhes deu autoridade sobre os espíritos impuros, para expulsá-los e curar toda doença e toda enfermidade. Agora os nomes dos doze apóstolos são estes. O primeiro, Simão, que se chama Pedro; André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu; João, seu irmão; Filipe; Bartolomeu; Tomé; Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu; Lebbaeu, que também se chamava *Tadeu; Simão, o Zelote; e Judas Iscariotes, que também o traiu.
Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: “Não vão entre os gentios, e não entrem em nenhuma cidade dos samaritanos”. Ao invés disso, vá para as ovelhas perdidas da casa de Israel”. Enquanto vão, pregam, dizendo: “O Reino dos Céus está próximo!” Curem os doentes, limpem os leprosos e expulsem os demônios. Livremente você recebeu, então dê livremente. Não aceite ouro, prata ou latão em seus cintos de dinheiro. 10  Não leve nenhum saco para sua viagem, nem duas demãos, nem sandálias, nem pessoal: pois o operário é digno de sua comida. 11  Em qualquer cidade ou vila em que você entrar, descubra quem nela é digno e fique lá até que você continue. 12  Ao entrar na casa, cumprimente-a. 13  Se a casa é digna, que venha sua paz, mas se não é digna, que sua paz volte para você. 14  Quem não o receber nem ouvir suas palavras, ao sair daquela casa ou daquela cidade, sacuda a poeira de seus pés. 15  Certamente lhe digo que será mais tolerável para a terra de Sodoma e Gomorra no dia do julgamento do que para aquela cidade.
16  “Eis que eu vos envio como ovelhas entre lobos. Portanto, sede sábios como serpentes e inofensivos como pombas”. 17  Mas cuidado com os homens, pois eles vos entregarão aos conselhos, e em suas sinagogas vos açoitarão. 18  Sim, e vocês serão levados perante governadores e reis por minha causa, para um testemunho a eles e às nações. 19  Mas quando eles o entregarem, não esteja ansioso como ou o que você dirá, pois lhe será dado, naquela hora, o que você dirá. 20  Pois não é você quem fala, mas o Espírito de seu Pai que fala em você.
21  “O irmão entregará o irmão à morte, e o pai seu filho”. Os filhos se levantarão contra os pais e farão com que sejam mortos. 22  Você será odiado por todos os homens por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. 23  Mas quando o perseguirem nesta cidade, fuja para a próxima, pois certamente lhe digo que não terá atravessado as cidades de Israel até que o Filho do Homem tenha chegado.
24  “Um discípulo não está acima de seu mestre, nem um servo acima de seu senhor”. 25  É suficiente para o discípulo que ele seja como seu mestre, e o servo como seu senhor. Se eles chamaram o mestre da casa de Belzebu, quanto mais os de sua casa! 26  Portanto, não tenha medo deles, pois não há nada coberto que não será revelado, ou escondido que não será conhecido. 27  O que vos digo na escuridão, falai na luz; e o que ouvis sussurrado ao ouvido, proclamai nos telhados da casa. 28  Não tenha medo daqueles que matam o corpo, mas não são capazes de matar a alma. Ao contrário, temam aquele que é capaz de destruir tanto a alma quanto o corpo na Geena. §
29  “Não são dois pardais vendidos por uma moeda de assarion?* Nenhum deles cai no chão além da vontade de seu Pai. 30  Mas os próprios pêlos de sua cabeça estão todos numerados. 31  Portanto, não tenha medo. Você tem mais valor do que muitos pardais. 32  Portanto, todos que me confessarem diante dos homens, eu também o confessarei diante de meu Pai que está no céu. 33  Mas quem me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai que está nos céus.
34  “Não pense que eu vim para enviar a paz à terra. Eu não vim para enviar a paz, mas uma espada. 35  Pois vim para colocar um homem em desacordo com seu pai, e uma filha contra sua mãe, e uma nora contra sua sogra. 36  Os inimigos de um homem serão os de sua própria casa. 37  Aquele que ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e aquele que ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38  Aquele que não toma sua cruz e me segue, não é digno de mim. 39  Aquele que procura sua vida a perderá; e aquele que perde sua vida por minha causa a encontrará.
40  “Aquele que o recebe me recebe, e aquele que me recebe me recebe aquele que me enviou”. 41  Aquele que recebe um profeta em nome de um profeta, receberá a recompensa de um profeta. Aquele que recebe um homem justo em nome de um homem justo, receberá a recompensa de um homem justo. 42  Quem der a um destes pequenos apenas um copo de água fria para beber em nome de um discípulo, certamente eu lhe digo que ele não perderá de forma alguma sua recompensa”.
* 10:3 NU omite “Lebbaeus, que também foi chamado”. 10:8 TR acrescenta “ressuscitar os mortos,” 10:25 Literalmente, Senhor das Moscas, ou o diabo § 10:28 ou, Inferno. * 10:29 Um assarion é uma pequena moeda que vale um décimo de um dracma ou um décimo sexto de um denário. Um assarion é aproximadamente o salário de uma meia hora de trabalho agrícola. 10:36 10:36