9
Ele entrou em um barco e fez a travessia, e entrou em sua própria cidade. Eis que lhe trouxeram um homem que estava paralisado, deitado numa cama. Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: “Filho, anima-te! Teus pecados te são perdoados”.
Eis que alguns dos escribas disseram para si mesmos: “Este homem blasfema”.
Jesus, conhecendo seus pensamentos, disse: “Por que vocês pensam o mal em seus corações? Para o que é mais fácil, dizer: 'Seus pecados são perdoados'; ou dizer: 'Levante-se e caminhe' Mas para que saibam que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados -” (então ele disse ao paralítico), “Levante-se, pegue sua esteira e vá para sua casa”.
Ele se levantou e partiu para sua casa. Mas quando as multidões o viram, maravilharam-se e glorificaram a Deus, que tinha dado tal autoridade aos homens.
Ao passar dali, Jesus viu um homem chamado Mateus sentado no escritório de cobrança de impostos. Ele disse a ele: “Siga-me”. Ele se levantou e o seguiu. 10 Enquanto ele se sentava em casa, eis que muitos cobradores de impostos e pecadores vieram e sentaram-se com Jesus e seus discípulos. 11 Quando os fariseus o viram, disseram a seus discípulos: “Por que seu professor come com cobradores de impostos e pecadores?”.
12 Quando Jesus ouviu isso, disse-lhes: “Aqueles que são saudáveis não têm necessidade de um médico, mas aqueles que estão doentes têm. 13  Mas vão e aprendam o que isto significa: 'Desejo misericórdia e não sacrifício', pois não vim para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento”. *
14 Então os discípulos de João vieram até ele, dizendo: “Por que nós e os fariseus jejuamos com freqüência, mas seus discípulos não jejuam”?
15 Jesus disse-lhes: “Podem os amigos do noivo lamentar enquanto o noivo estiver com eles? Mas chegarão os dias em que o noivo lhes será tirado, e então eles jejuarão. 16  Ninguém coloca um pedaço de pano não encolhido sobre uma peça de roupa velha; pois o remendo seria arrancado da peça de roupa, e um buraco pior é feito. 17  Nem as pessoas colocam vinho novo em peles de vinho velhas, senão as peles estourariam, o vinho seria derramado, e as peles arruinadas. Não, eles põem vinho novo em peles de vinho fresco, e ambas são preservadas”.
18 Enquanto ele lhes dizia estas coisas, eis que um governante veio e o adorou, dizendo: “Minha filha acabou de morrer, mas venha e ponha sua mão sobre ela, e ela viverá”.
19 Jesus se levantou e o seguiu, assim como seus discípulos. 20 Eis que uma mulher que teve uma descarga de sangue durante doze anos veio atrás dele, e tocou a franja de sua roupa; 21 pois ela disse dentro de si mesma: “Se eu apenas tocar sua roupa, eu ficarei bem”.
22 Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: “Filha, anima-te! Tua fé te fez bem”. E a mulher ficou bem a partir daquela hora.
23 Quando Jesus entrou na casa do governante e viu os flautistas e a multidão em desordem barulhenta, 24 ele lhes disse: “Abram espaço, porque a menina não está morta, mas dormindo”.
Eles estavam ridicularizando-o. 25 Mas quando a multidão foi enviada, ele entrou, pegou-a pela mão e a garota se levantou. 26 O relatório disto saiu por toda aquela terra.
27 Quando Jesus passou dali, dois homens cegos o seguiram, chamando e dizendo: “Tem piedade de nós, filho de Davi”! 28 Quando ele entrou na casa, os cegos vieram até ele. Jesus lhes disse: “Você acredita que eu sou capaz de fazer isto?”
Eles lhe disseram: “Sim, Senhor”.
29 Então ele tocou os olhos deles, dizendo: “De acordo com sua fé seja feita a você”. 30 Então os olhos deles foram abertos. Jesus lhes ordenou estritamente, dizendo: “Vede que ninguém saiba disto”. 31 Mas eles saíram e espalharam a sua fama por toda aquela terra.
32 Ao saírem, eis que um homem mudo que estava possuído por um demônio foi levado até ele. 33 Quando o demônio foi expulso, o homem mudo falou. As multidões se maravilharam, dizendo: “Nada como isto jamais foi visto em Israel!
34 Mas os fariseus disseram: “Pelo príncipe dos demônios, ele expulsa os demônios”.
35 Jesus percorreu todas as cidades e as aldeias, ensinando em suas sinagogas e pregando a Boa Nova do Reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. 36 Mas quando ele viu as multidões, ficou comovido com compaixão por elas porque eram assediadas e dispersas, como ovelhas sem pastor. 37 Então ele disse a seus discípulos: “A colheita é realmente abundante, mas os operários são poucos. 38  Reze, portanto, para que o Senhor da colheita envie operários para sua colheita”.
9:13 Oséias 6:6 * 9:13 NU omite “o arrependimento”. 9:20 ou, tassel 9:36 TR lê “cansado” ao invés de “assediado”.