18
Naquela hora os discípulos vieram a Jesus, dizendo: “Quem é então o maior no Reino dos Céus?”.
Jesus chamou uma criancinha para si mesmo, e o colocou no meio deles e disse: “Certamente eu lhes digo, a menos que vocês se transformem e se tornem como criancinhas, vocês não entrarão de forma alguma no Reino dos Céus”. Portanto, quem se humilhar como esta criancinha é o maior no Reino dos Céus. Quem quer que receba uma criança tão pequena em meu nome me recebe, mas quem quer que faça tropeçar um destes pequenos que acreditam em mim, seria melhor para ele que uma enorme pedra de moinho fosse pendurada em seu pescoço e que ele fosse afundado nas profundezas do mar.
“Ai do mundo por causa das ocasiões de tropeço! Pois as ocasiões devem vir, mas ai daquela pessoa por quem a ocasião vem! Se sua mão ou seu pé fizer tropeçar, corte-o e jogue-o de você. É melhor para você entrar na vida mutilado ou aleijado, em vez de ter duas mãos ou dois pés para ser lançado no fogo eterno. Se seu olho faz você tropeçar, arranque-o e jogue-o de você. É melhor para você entrar na vida com um olho, em vez de ter dois olhos para ser lançado na Geena* de fogo. 10  Veja que você não despreza um desses pequenos, pois eu lhe digo que no céu seus anjos sempre vêem o rosto de meu Pai que está no céu. 11  Pois o Filho do Homem veio para salvar o que estava perdido.
12  “O que você acha? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se desvia, ele não deixa as noventa e nove, vai para as montanhas, e procura o que se desvia? 13  Se ele a encontra, com certeza lhe digo, ele se alegra mais com ela do que com as noventa e nove que não se extraviaram. 14  Mesmo assim, não é a vontade de vosso Pai, que está no céu, que um destes pequeninos pereça.
15  “Se seu irmão pecar contra você, vá, mostre-lhe sua culpa entre você e ele sozinho”. Se ele lhe der ouvidos, você terá recuperado seu irmão”. 16  Mas se ele não ouvir, leve mais uma ou duas consigo, para que na boca de duas ou três testemunhas cada palavra possa ser estabelecida. 17  Se ele se recusar a escutá-las, diga isso à assembléia. Se ele se recusar a ouvir a assembléia também, deixe-o ser para você como um gentio ou um cobrador de impostos. 18  Certamente eu lhes digo que tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês liberarem na terra terá sido liberado no céu. 19  Novamente, com certeza vos digo, que se dois de vocês concordarem na Terra a respeito de qualquer coisa que pedirem, será feito por eles por meu Pai que está no céu. 20  Pois onde dois ou três estão reunidos em meu nome, lá estou eu no meio deles”.
21 Então Pedro veio e lhe disse: “Senhor, quantas vezes meu irmão pecará contra mim e eu o perdoarei? Até sete vezes?”
22 Jesus lhe disse: “Eu não lhe digo até sete vezes, mas, até setenta vezes sete”. 23  Portanto, o Reino dos Céus é como um certo rei que quis acertar contas com seus servos. 24  Quando ele começou a acertar contas, foi trazido um a ele que lhe devia dez mil talentos. 25  Mas como não podia pagar, seu senhor ordenou que ele fosse vendido, com sua esposa, seus filhos e tudo o que ele tinha, e que o pagamento fosse feito. 26  O servo, portanto, caiu e ajoelhou-se diante dele, dizendo: 'Senhor, tem paciência comigo, e eu te pagarei a todos! 27  O senhor daquele servo, movido de compaixão, liberou-o e perdoou-lhe a dívida.
28  “Mas aquele criado saiu e encontrou um de seus companheiros que lhe devia cem denários, §e o agarrou e o pegou pela garganta, dizendo: 'Pague-me o que você deve!
29  “Então seu companheiro servo caiu a seus pés e lhe implorou, dizendo: 'Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei'! 30  Ele não quis, mas foi e o jogou na prisão até que pagasse o que lhe era devido. 31  Então, quando seus companheiros servos viram o que foi feito, lamentaram muito, e vieram e contaram a seu senhor tudo o que foi feito. 32  Então seu senhor o chamou e lhe disse: 'Seu servo malvado! Eu lhe perdoei toda essa dívida porque você me implorou. 33  Você não deveria também ter tido misericórdia de seu companheiro servo, assim como eu tive misericórdia de você?' 34  Seu senhor estava zangado, e o entregou aos algozes até que ele deveria pagar tudo o que lhe era devido. 35  Então meu Pai celestial também vos fará, se cada um de vós não perdoar de vossos corações a vosso irmão por seus erros”.
* 18:9 ou, Inferno 18:11 NU omite o verso 11. 18:16 18:16 18:24 Dez mil talentos (cerca de 300 toneladas métricas de prata) representam uma soma extremamente grande de dinheiro, equivalente a cerca de 60.000.000 denários, onde um denário era típico do salário de um dia de trabalho agrícola. § 18:28 100 denários era cerca de um sexagésimo de um talento, ou cerca de 500 gramas (1,1 libras) de prata.