24
Jesus saiu do templo, e seguia seu caminho. Seus discípulos vieram até ele para mostrar-lhe os prédios do templo. Mas ele lhes respondeu: “Você vê todas essas coisas, não vê? Certamente eu lhes digo, não ficará aqui uma pedra sobre outra, que não será jogada no chão”.
Quando ele estava sentado no Monte das Oliveiras, os discípulos vieram até ele em particular, dizendo: “Diga-nos, quando serão essas coisas? Qual é o sinal de sua vinda, e do fim da era?”
Jesus lhes respondeu: “Tenham cuidado para que ninguém vos desencaminhe. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo', e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras. Vejam que não estejam perturbados, pois tudo isso deve acontecer, mas o fim ainda não está próximo. Pois nação se levantará contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes, pragas e terremotos em vários lugares. Mas todas estas coisas são o início das dores de parto.
“Então eles o entregarão à opressão e o matarão”. Você será odiado por todas as nações por causa do meu nome”. 10  Então muitos tropeçarão, e se entregarão uns aos outros, e se odiarão uns aos outros. 11  Muitos falsos profetas se levantarão e enganarão a muitos. 12  Porque a iniqüidade será multiplicada, o amor de muitos se esfriará. 13  Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. 14  Esta Boa Nova do Reino será pregada em todo o mundo para um testemunho a todas as nações, e então o fim virá.
15  “Quando, portanto, você vê a abominação da desolação, de que se falou através de Daniel, o profeta, em pé no lugar santo (deixe o leitor entender), 16  então deixe aqueles que estão na Judéia fugirem para as montanhas. 17  deixe que aquele que está no topo da casa não desça para tirar as coisas que estão em sua casa. 18  Deixe que aquele que está no campo não volte para pegar suas roupas. 19  Mas ai daqueles que estão com crianças e das mães que estão amamentando naqueles dias! 20  Reze para que seu vôo não seja no inverno nem num sábado, 21  pois então haverá grande sofrimento,* como não tem sido desde o início do mundo até agora, não, nem nunca será. 22  A menos que esses dias tivessem sido encurtados, nenhuma carne teria sido salva. Mas, para o bem dos escolhidos, esses dias serão encurtados.
23  “Então se algum homem lhe disser: 'Eis aqui o Cristo!' ou, 'Ali', não acredite! 24  Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas, que mostrarão grandes sinais e maravilhas, de modo a desviar, se possível, até mesmo os escolhidos.
25  “Eis que já lhe disse de antemão.
26  “Portanto, se lhe disserem: 'Eis que ele está no deserto', não saia; ou 'Eis que ele está nas salas interiores', não acredite nisso. 27  Pois assim como o relâmpago vem do leste, e é visto até mesmo a oeste, assim será a vinda do Filho do Homem. 28  Pois onde quer que a carcaça esteja, é lá que os abutres se reúnem.
29  “Mas imediatamente após o sofrimento daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará sua luz, as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados; 30  e então o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu. Então todas as tribos da terra chorarão, e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. 31  Ele enviará seus anjos com um grande som de trombeta, e eles reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma extremidade do céu para a outra.
32  “Agora, da figueira, aprenda esta parábola: Quando seu ramo agora se tornou tenro e produz suas folhas, você sabe que o verão está próximo. 33  Mesmo assim, você também, ao ver todas estas coisas, sabe que ele está próximo, mesmo às portas. 34  Certamente eu lhes digo que esta geração§ não passará até que todas estas coisas sejam cumpridas. 35  O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão.
36  “Mas ninguém sabe daquele dia e hora, nem mesmo os anjos do céu, *mas somente meu Pai. 37  Como foram os dias de Noé, assim será a vinda do Filho do Homem”. 38  Pois como naqueles dias que foram antes da enchente eles estavam comendo e bebendo, casando-se e dando em casamento, até o dia em que Noé entrou no navio, 39  e eles não sabiam até que a enchente chegou e os levou a todos, assim será a vinda do Filho do Homem. 40  Então dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado. 41  Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42  Observe portanto, pois você não sabe em que hora seu Senhor virá. 43  Mas saiba que, se o dono da casa soubesse em que vigília da noite vinha o ladrão, ele teria observado e não teria permitido que sua casa fosse arrombada. 44  Portanto, esteja também pronto, pois em uma hora que você não espera, o Filho do Homem virá.
45  “Quem é então o servo fiel e sábio, que seu senhor colocou sobre sua casa, para dar-lhes seus alimentos na época devida? 46  Bem-aventurado aquele servo que seu senhor encontra fazendo isso quando ele vem. 47  Certamente eu lhes digo que ele o colocará sobre tudo o que ele tem. 48  Mas se esse servo mau disser em seu coração: 'Meu senhor está atrasando sua vinda', 49  e começar a bater em seus companheiros servos, e comer e beber com os bêbados, 50  o senhor desse servo virá em um dia em que ele não o espera e em uma hora em que ele não o sabe, 51  e o cortará em pedaços e nomeará sua porção com os hipócritas. É aí que estará o pranto e o ranger dos dentes.
24:15 24:15 * 24:21 ou, opressão 24:28 ou, águias 24:29 ou, opressão 24:29 24:29 § 24:34 A palavra para “geração” (genea) também pode ser traduzida como “raça”. * 24:36 NU acrescenta “nem o filho”.